Quais são as inovações propostas por René Descartes?

Perguntado por: msantana . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

O primeiro racionalista moderno defendeu que o conhecimento era inato ao ser humano e propôs um método dedutivo como ponto inicial de qualquer conhecimento que se pretenda verdadeiro, claro e distinto.

Descartes revolucionou o pensamento filosófico moderno. Suas contribuições deram origem à tradição racionalista que se baseia no entendimento de que o conhecimento racional é inato ao ser humano.

Descartes acreditava na matematização da física. Ele propunha uma metodologia dedutiva em que a matemática desempenhava um papel central. modo de investigação que partia dos primeiros princípios e deduções correspondentes. Tentou resolver os problemas da inércia e da queda dos corpos.

  • Discurso sobre o Método (1637)
  • Discours de La Methode; Suivi Des Meditations Metaphysiques (1641)
  • Princípios de Filosofia (1644)
  • As Paixões da Alma (1649)
  • A Geometria (1637)
  • Descartes - O Mundo ou Tratado da Luz (1664)

Após este processo, Descartes chegou a uma conclusão: “Cogito, ergo sum”. Que significa: “Penso, logo existo”.

Sem sombra de dúvidas, as maiores contribuições científicas de Descartes, além da reverberação do método como princípio a ser aplicado em busca de novas descobertas, foram dadas à área da Matemática.

A ciência e a matemática aos olhos cartesianos
Descartes possuía uma visão menos apurada do universo, remetendo a matéria à sua extensão em movimento, para além de dividir a realidade na res cogitans (consciência) e na res extensa (matéria), naquilo que é uma visão dualista da realidade e da humanidade.

A filosofia cartesiana é considerada pela história da filosofia como o marco inaugural da ideia de modernidade. Ao introduzir uma ruptura com a tradição filosófica, Descartes instaurou um novo modo de conceber o homem, o mundo (a Natureza) e a ciência (o conhecimento).

René Descartes, o pai do racionalismo
O filósofo também ficou bastante conhecido pelas suas contribuições para o início do Iluminismo. Descartes defendia a ideia de que a razão absoluta é a única forma possível para o desenvolvimento da vida humana. O “Discurso do Método” é a sua obra mais conhecida.

O pensamento do francês René Descartes destaca-se na Modernidade. O primeiro racionalista moderno defendeu que o conhecimento era inato ao ser humano e propôs um método dedutivo como ponto inicial de qualquer conhecimento que se pretenda verdadeiro, claro e distinto.

Cogito, ergo sum

O esteio da filosofia de Descartes, pode ser resumida por sua famosa frase em latim: “Cogito, ergo sum” (penso, logo existo).

René Descartes

O filósofo, físico e matemático francês René Descartes (31/3/1596 – 11/2/1650) é considera- do por muitos o “Pai da Geometria Analítica”, bem como o “Pai da Matemática Moderna”. Durante a Idade Moderna ficou conhecido por seu nome latino “Renatus Cartesius”.

Descartes, então, cria uma ponte entre o pensamento subjetivo e a realidade objetiva. Dessa forma, o filósofo afirmou que o pensamento, sua única certeza, seria composto por ideias. Uma ideia seria válida na medida em que fosse clara e distinta o suficiente para diferenciá-la das outras.

Através da dúvida metódica, o filósofo chega à descoberta de sua própria existência enquanto substância pensante. A palavra cogito (penso) deriva da expressão latina cogito ergo sum (penso logo existo) e remete à auto-evidência do sujeito pensante .

René Descartes (1596–1650) pode ser considerado o pai da filosofia moderna, pois, em vários aspectos, permitiu uma visão crítica da filosofia medieval, especialmente no que se referia à possibilidade do conhecimento da natureza.

O método científico consiste na aplicação da lógica à ciência, ou mesmo a outros pontos de investigação. Este método foi iniciado por René Descartes, e empiricamente desenvolvido pelo físico Isaac Newton.

Descartes não queria somente encontrar a verdade por meio de um método seguro, senão também estar certo de que o conhecimento obtido era confiável. Nesse sentido, ele foi um dos primeiros a postular a certeza como condição da verdade.

Para Descartes (e para os racionalistas em geral), o conhecimento verdadeiro só pode ser obtido por meio da racionalidade humana, que é acessada pelo pensamento.

Devido ao fato de ter sido o primeiro filosofo a pensar que a compreensão partia da análise racional, por meio desta podia se chegar a verdade. Porque a contribuição de Descartes, com sua nova metodologia, foi de extrema importância para a constante busca criteriosa do conhecimento verdadeiro a partir das ciências.