Quais são as indústrias animal?

Perguntado por: tmoreira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

Como, por exemplo, abatedouros frigoríficos, laticínios, queijarias, entrepostos dos diversos produtos e casa do mel. É importante frisar que além de saber aonde procurar oportunidades, o profissional deve saber como desempenhar suas funções dentro da empresa.

Esses animais passam a vida submetidos a uma indústria que utiliza maus-tratos, confinamentos e mutilações para produzir carne, leite e ovos que, muitas vezes, são vendidos em embalagens que mostram animais vivendo felizes em uma fazenda.

Os principais subprodutos produzidos são os óleos ou gorduras animais e as farinhas, que podem ser de penas, carne, vísceras, sangue ou a mistura destas frações.

SISTEMA EXTENSIVO
Esse sistema é o mais utilizado no Brasil por ter o menor custo na alimentação dos animais por meio de manejos de pastagens, onde é possível encontrar equilíbrio na produção e rendimento animal.

A pecuária brasileira se destaca mundialmente, se tornando cada vez mais produtiva, eficiente e sustentável, muito devido à intensificação em quatro importantes pilares: a alimentação, a genética, a sanidade e a reprodução.

SELO SIF: Este selo, fornecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é exigido para comercializar produtos em todo o território nacional, bem como para produtos destinados à exportação.

Os alimentos de origem animal são aqueles originados de fontes animais. Os alimentos podem ser diferenciados conforme a sua origem em: Alimentos Animais: Alimentos provenientes de animais. Alimentos Vegetais: Alimentos provenientes de vegetais, como legumes, verduras e frutas.

É um produto alimentício elaborado artesanalmente, a partir de técnicas predominantemente manuais, por pessoa que tenha total domínio sobre o processo de produção. As matérias-primas utilizadas devem ser de produção própria ou de origem determinada.

Mutilações dolorosas são comuns na indústria. Os fazendeiros cortam ou queimam seus chifres, marcam-as com ferro quente e castram os bezerros machos tipicamente sem nenhuma anestesia. Toda essa crueldade acontece antes mesmo desses animais chegarem aos abatedouros.

Pecuária é uma atividade econômica voltada para a criação de animais. As atividades pecuárias correspondem à criação e comercialização de animais diversos, como frangos, porcos e bois.

A Produção Animal é a ciência que se dedica ao estudo da criação, exploração e melhoramento dos animais domésticos, com o objetivo de rentabilizar a obtenção de produtos de qualidade em condições de higiene, sanidade e de bem-estar animal, respeitando o meio ambiente e a saúde dos consumidores.

Carne, seja ela bovina, bubalina, e de aves, ovos, leite e mel são os principais produtos alimentares oriundos da atividade pecuária. Couro, lã e seda são, também, exemplos de fibras oriundas da pecuária e utilizados na indústria de vestimentas e calçados.

Matéria-prima animal é toda matéria-prima obtida por meio da pecuária (criação de animais), caça e pesca. Carne, leite, ovos e couro são os elementos de maior destaque no conjunto das matérias-primas animais.

Entre os subprodutos comestíveis, o fígado é o mais consumido. Mas há outros subprodutos – como língua, miolo, rabo, bucho e coração – que são também apreciados em certas receitas culinárias.

Seu objetivo é a criação de animais para fins econômicos e para o consumo. Os rebanhos podem ser bovino (bois e vacas), suíno (porcos), ovino (ovelhas e carneiros), caprino (cabras e bodes), equino (cavalos), muar (mulas), asinino (jumentos) e bufalino (búfalos).

A pecuária no Brasil destaca-se na criação de aves e gado bovino, sendo um dos principais países do setor em termos comerciais. A Pecuária Brasileira é considerada uma das mais produtivas em todo o mundo.