Quais são as indenizações do servidores públicos?

Perguntado por: eoliveira8 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 12 votos

Constituem indenizações ao servidor: I - ajuda de custo; II - diárias; III - transporte.

Entre os direitos garantidos aos servidores públicos estão: salário mínimo; décimo terceiro salário; adicional noturno; salário família; duração do trabalho não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais; repouso semanal remunerado; hora extra; licença maternidade; licença parternidade; proteção do ...

Tipos de servidores públicos

  • 1- Servidor temporário. ...
  • 2- Servidor estatutário, efetivos ou de carreira. ...
  • 3- Servidor comissionado. ...
  • Cargos de servidor temporário. ...
  • Cargos de servidor estatutário, efetivos ou de carreira. ...
  • Cargos de servidor comissionado.

Sempre que um trabalhador se sente prejudicado, seja por trabalho excessivo que cause o desgaste físico e mental, ou por conta de algum constrangimento no trabalho, é possível pedir reparação por meio de ações trabalhistas, sendo a indenização por danos morais no trabalho a solicitação mais adequada nessas situações.

As indenizações são obrigação do empregador, e sua base de cálculo, normalmente, é devida com base na remuneração do trabalhador.

As verbas indenizatórias trabalhistas são pagamentos realizados aos trabalhadores que possuem alguma desvantagem no trabalho ou que tenham sofrido algum tipo de dano dentro da empresa.

Com a reforma trabalhista, algumas verbas deixaram de ser remuneratórias e foram consideradas como indenizatórias. Mas o que isso significa? No caso das verbas indenizatórias, o pagamento de INSS, FGTS e outros impostos sobre o salário devem ser desconsiderados.

Por outro lado, as verbas indenizatórias são as que não pagam um serviço prestado. Em outras palavras, elas compensam o trabalhador por certas situações. Só para ilustrar: as férias “tiradas”, ou usufruídas durante o trabalho são remuneração, mas as férias não “tiradas” e pagas são indenizatória.

O servidor público concursado no regime estatutário não tem direito ao FGTS, pois ele é beneficiário de outras garantias e, ao passar em um concurso, não deve temer a falta de verba ou demissão. Assim, o FGTS é pago aos trabalhadores de empresas públicas e privadas em razão da ausência de certas garantias.

LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990
Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais.

A Lei nº 8.112/1990, mais conhecida como Estatuto do Servidor Público. Essa lei indica os direitos e deveres dos funcionários públicos federais de órgãos, autarquias, fundações públicas, agencias como Anatel, Anvisa, etc.

Se o servidor público atua em funções e órgãos da Administração Direta, o empregado público é aquele locado em corporações associadas à Administração Indireta, como os correios e agências estatais bancárias, por exemplo.

No Brasil, um exemplo de vitaliciedade ocorre com os magistrados e os integrantes do Ministério Público que atuam como membros do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho Nacional do Ministério Público.

Ao calcular o benefício da sexta-parte deve-se considerar todas as verbas que integram os vencimentos do servidor público, ou seja, o total da remuneração do servidor, considerando todas as gratificações de caráter permanente.

É possível entrar com um pedido de indenização na Justiça do Trabalho quando a empresa agiu de forma que facilitasse o acidente (sabendo dos riscos, mas sendo imprudente e/ou negligenciando) ou caso não tenha tomado as providências necessárias depois do ocorrido.

Indenizações previstas no direito brasileiro: você conhece os principais tipos?

  • Indenização por Danos Materiais. ...
  • Indenização por Danos Morais. ...
  • Indenização por Danos Existenciais. ...
  • Indenização por Perdas de Chance. ...
  • Indenização por Danos Estéticos.