Quais são as igrejas pentecostais no Brasil?

Perguntado por: aparaiso . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

Entre as igrejas desta vertente estão: Universal do Reino de Deus (1977, RJ), Internacional da Graça de Deus (1980, RJ), Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra (1976, GO), Renascer em Cristo (1986, SP) e Igreja Mundial do Poder de Deus (1998, SP).

Algumas das principais diferenças entre a igreja Pentecostal e Batista é que a Pentecostal acredita que o dom de línguas é para qualquer pessoa que tem o Espírito Santo, enquanto os Batistas acreditam que o Espírito Santo capacita cada discípulo com pelo menos um dom que deve ser usado para a edificação da Igreja.

O pentecostalismo é um ramo do cristianismo evangélico. Seus adeptos são primeiro nascidos de novo, aceitando Jesus como seu Senhor e Salvador, e então repletos pelo Espírito Santo, recebendo dons que incluem milagres, profecias e falar em línguas diferentes.

Uma diferença importante dos neopentecostais é que eles rejeitam o ritual pentecostal de falar em línguas diferentes, em que o fiel é supostamente possuído pelo espírito e se expressa de forma incompreensível ou em outro idioma.

Dentro do protestantismo histórico estão as igrejas luterana, presbiteriana, calvinista, metodista e batista. A partir do século XX surgem novas igrejas protestantes: as igrejas pentecostais e neopentecostais. No Brasil, essas igrejas são mais conhecidas como evangélicas.

Ou seja, os pentecostais, são cristãos que acreditam na atualidade carismática do Espírito e na possibilidade de vivenciar a experiência ocorrida em Atos 2, no dia de Pentecostes. Por isso o termo: pentecostais.

Luigi Francescon

Alderi Souza de Matos – Aqui, no Brasil, o movimento começou em 1910, com a Igreja Congregação Cristã no Brasil, através de um pregador chamado Luigi Francescon , o pioneiro pentecostal no Brasil.

Missionários trouxeram o pentecostalismo ao Brasil na primeira década do século 20 e se estabeleceram no Pará (suecos, Assembleia de Deus) e em São Paulo (estadunidenses, Congregação Cristã do Brasil e Evangelho Quadrangular).

Agora, o espaço das pastoras tende a aumentar. Em 22 de janeiro, a OPBB aprovou o ingresso de mulheres na entidade.

As igrejas reformadas destacam-se por seus teólogos, não por seus 'santos' ou evangelistas. Nós nos orgulhamos de nossas confissões e catecismos, de nossa sólida teologia e pura doutrina. Por outro lado, os grupos carismáticos e pentecostais gabam-se das curas e das experiências de êxtase.

Algumas diferenças entre a Igreja Católica e a Igreja Batista são: na Igreja Batista não há batismo de bebês; os líderes da Igreja Batista são conhecidos como pastores e não têm que fazer voto de celibato (podem casar e constituir família); na Igreja Batista não há imagens e estátuas de figuras religiosas.

Como doutrina, os pentecostais em sua teologia compreendem que Deus é uma verdade inquestionável, que não necessita de comprovação e que as Escrituras são a única fonte confiável. Assim, entendendo que toda a sua teologia enfatiza a experiência pessoal do cristão, fundamentada na Palavra de Deus.

A primeira Igreja Pentecostal surgiu nos Estados Unidos, em 1910. Hoje, no Brasil, são mais de 45 milhões de fiéis. As Neopentecostais vieram depois, no século XXI. Algumas igrejas surgiram cerca de 400 anos depois da reforma protestante, mas ainda assim incorporaram as ideias de Martinho Lutero.

Os pentecostais acreditam que o poder de Deus não é abstrato, e que o Espírito Santo desce e age sobre os seus fiéis – o chamado batismo do Espírito Santo. Após esse batismo, eles acreditam que recebem dons espirituais e começam a falar em línguas durante as pregações.

A principal diferença entre os dois movimentos é que os evangélicos possuem uma posição mais bem definida sobre a Bíblia. Os protestantes em geral seguem o princípio da Sola Scriptura, que defende que somente a Bíblia é fonte da revelação suprema.

Crêem na conversão pessoal de cada crente a Jesus Cristo, no exercício de sua responsabilidade individual e que é aceito pela Igreja por batismo por imersão e mediante confissão da sua fé em Jesus Cristo como salvador pessoal. Portanto. Não aceitam e nem praticam o batismo infantil.

Essa doutrina religiosa foi baseada em interpretações não- -tradicionais da Bíblia e tem grande influência do livro Malaquias. 21 Ela enfatiza o empode- ramento material; propõe que é da vontade de Deus ver o povo feliz e próspero.

As igrejas luteranas e as presbiterianas são históricas ou tradicionais, ao lado da Metodista, da Batista e da Anglicana. Todas estão comemorando com maior ou menor ênfase os 500 anos da Reforma. Entre as tradicionais, ainda se inclui a Congregação Cristã no Brasil, de origem americana.

5 As religiões evangélicas chamadas de não-pentecostais ou históricas compreendem, no Brasil, sobretudo as seguintes denominações: Igrejas Batista, Episcopal, Luterana, Metodista e Presbiteriana.

Igreja Presbiteriana

Igreja Presbiteriana
É a mais antiga denominação reformada do Brasil, sendo herdeira dos ensinamentos de Calvino.