Quais são as histórias de Mil e uma noites?

Perguntado por: njesus9 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Neste livro, há três das muitas histórias dessa lendária contadeira: “Aladim e a lâmpada mágica”, “O pescador e o gênio” e “Ali Babá e os quarenta ladrões”.

Shahriar foi traído por sua esposa e, após matá-la, decide se vingar de todas as mulheres do reino. Ele casava e, no dia seguinte, matava sua nova esposa. Até que um dia, Sherazade decide se casar com ele e passa contar uma história a cada noite, na tentativa de acabar com a vingança do sultão e adiar a sua morte.

Na segunda noite, Sherazade termina de contar a primeira história, emenda-a em outra, não a conclui pelo mesmo motivo (dia raiando, compromissos oficiais do sultão) e este, ainda mais curioso, adia a morte de mulher em mais um dia. E assim ocorre sucessivamente. Ela sobrevive pessoalmente e salva as demais mulheres.

Sherazade, filha do Gran Vizir de seu sultão (os Gran Vizirs são como os primeiros conselheiros, os braços direitos do rei) decide acabar com essa história. Ela implora para que seu pai a deixe desposar Shariar, prometendo ter um jeito para acabar com isso.

PRINCIPAIS GÊNEROS DE HISTÓRIAS CONTADAS

  • Cordel. A literatura de cordel, também conhecida como folheto, é um tipo de poesia popular que é impressa e divulgada em folhetos. ...
  • Conto. Narrativa curta que gira em torno de um só conflito, com poucos personagens. ...
  • Crônica. ...
  • Romance.

No fim das mil e uma noites o rei se revela completamente apaixonado e desiste de matá-la, bem como de sua desvairada vingança. Esta ancestral e sedutora narrativa tem inspirado, ao longo da História, diversas obras literárias, teatrais, cinematográficas e artistas de todas as partes do Planeta.

ÚLTIMO CAPÍTULO: Capítulo 167, sábado, 19 de Setembro –Após a assinatura do divórcio, Bennu diz para Kerem que vai para a América, onde sua mãe vive, para tratar seu vício e procurar trabalho. Kerem a acompanha até o aeroporto. Ela embarca e, para sua surpresa, Kerem senta-se ao seu lado.

A estratégia de Sherazade funcionou. Na milésima primeira noite, ela mostrou ao rei Shariar os filhos que tinham tido durante aquele tempo e lhe pediu que poupasse a sua vida. Tendo deixado para trás o rancor, Shariar fez o que já tinha decidido em seu coração: reinar com Sherazade ao seu lado até o fim de seus dias.

Xerazade: Filha da noite.

Reunião de contos populares do Oriente Médio e do Sul da Ásia, As mil e uma noites tem como pano de fundo a história de um rei chamado Sharyar que, ao descobrir que sua esposa o traía, mandou matá-la.

A narradora da história, Xerazade, foi justamente a única esposa que conseguiu fugir desse destino e acaba contando as histórias sobre o rei. A narradora interrompe os contos todo dia para continuá-lo na noite seguinte, mantendo-a viva por exatamente mil e uma noites, por isso o livro recebe esse nome.

A história de Sherazade*
Há muito tempo, na antiga Pérsia, havia um rei chamado Shariar. Certo dia ele descobriu que sua mulher o estava traindo e tomou uma decisão terrível: cada dia se casava com uma nova mulher e no dia seguinte mandava executá-la.

Um dos componentes mais fortes da narrativa é sua inclinação para o fantástico. Em muitas histórias, as soluções para os problemas narrados são mágicas. Entre os personagens enigmáticos do universo árabe está o pássaro roque, conhecido no Ocidente como fênix, que é capaz de renascer das cinzas.

Shahriar

Obra sem autoria definida que tem suas origens em tradições orais populares persas e árabes, o Livro das mil e uma noites parte de um conto-moldura sobre a história do sultão Shahriar.

Meia noite! O famoso rei Davi orava a meia noite. No salmo 119.62, ele registra esse hábito. Os rabinos que estudam a Torá ( 5 primeiros livros da Bíblia) dizem que a meia noite é a hora da Kadosh (santidade) de Deus visitar o justo e se alegrar no justo.

Conta a lenda que na antiga Pérsia o Rei Shariar descobriu ter sido traído pela esposa, que tinha um servo como amante. Enfurecido o rei mandou matar os dois. Depois, toma uma terrível decisão: todas as noites, casar-se-ia com uma nova mulher e, na manhã seguinte, ordenaria a sua execução, para não mais ser traído.