Quais são as habilidades técnicas?

Perguntado por: epinheiro . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 10 votos

As competências técnicas abrangem o conhecimento e a capacidade de executar e realizar certas tarefas dentro de uma área específica. Elas são normalmente encontradas em campos práticos como computação, tecnologia, física, mecânica, matemática e outras ciências.

Listamos abaixo sete habilidades indispensáveis para todo profissional que quer se manter competitivo:

  • 1 - Comunicação. ...
  • 2 - Trabalho em equipe. ...
  • 3 - Criatividade. ...
  • 4 - Transparência. ...
  • 5 - Resiliência. ...
  • 6 - Postura multidisciplinar. ...
  • 7 - Comprometimento.

Essas três habilidades – técnicas, humanas e conceituais – requerem certas competências pessoais para serem colocadas em ação com êxito.

Apesar de ser uma expressão que sugere o manuseio correto de uma máquina ou equipamento, o termo habilidade técnica refere-se, neste caso, ao conhecimento sobre determinado assunto e também sobre o funcionamento do tal equipamento.

No entanto, apesar de serem muito próximos, eles têm algumas diferenças importantes entre si. As habilidades, por outro lado, são qualidades que uma pessoa tem naturalmente para fazer alguma coisa. Ou seja, enquanto a competência pode ser aprendida, a habilidade geralmente é algo da própria pessoa e nasce com ela.

Você pode utilizar tópicos como:

  1. formação acadêmica;
  2. principais experiências na sua área de atuação;
  3. conquistas, promoções e reconhecimentos obtidos ao longo da carreira;
  4. competências mais relevantes para a realização do seu trabalho;
  5. objetivos pessoais e profissionais.

As habilidades conceituais são necessárias para todos os gestores, especialmente para aqueles que ocupam cargos de níveis hierárquicos mais elevados. As habilidades humanas envolvem a capacidade do administrador de trabalhar com e por outras pessoas e de atuar de maneira eficaz como um membro da equipe.

O que é uma habilidade profissional? As habilidades profissionais são competências desejadas no ambiente de trabalho para que as atividades sejam realizadas da melhor forma possível em cada ocupação. Muitas vezes, elas são inatas. Ou seja, nascem junto com o indivíduo.

O que é um perfil profissional? O perfil profissional é entendido como um breve resumo sobre as experiências de carreiras e as principais competências do candidato. Você deve colocá-lo no início do currículo, destacando brevemente seu histórico profissional e as habilidades que você adquiriu com essas experiências.

Habilidades TÉCNICAS: envolvem o uso de conhecimento especializado e facilidade na execução de técnicas relacionadas com o trabalho e com procedimentos de realização. As habilidades técnicas são especialmente importantes para o nível operacional (gerentes de primeira linha e para os trabalhadores operacionais).

Quais os tipos de habilidades profissionais?

  • Técnicas: essas são as mais fáceis de serem aprendidas, mas requerem dedicação e tempo. Elas podem ser desenvolvidas a partir de capacitações, como cursos, graduação, escolas preparatórias, palestras, videoaulas, etc;
  • Comportamentais: podem ser chamadas de soft skills.

As habilidades humanas referem-se à facilidade de alguém em lidar com relações interpessoais e grupais. Lembrando da importância da equipe, ter, nela, profissionais habilidosos em se comunicar, liderar, conseguir conciliar interesses e solucionar conflitos, é o que todo negócio deve buscar.

O segredo para descrever habilidade profissionais no currículo é inserir informações validadas. A validação ocorre quando existem diplomas, certificados e experiências profissionais que comprovem a existência da aptidão alegada.

7 tipos de habilidades essenciais em qualquer área

  • 1 Liderança.
  • 2 Capacidade de negociação.
  • 3 Flexibilidade.
  • 4 Comunicação.
  • 5 Autoconfiança.
  • 6 Resiliência.
  • 7 Autoconhecimento.

As competências técnicas são atributos que qualificam e capacitam o profissional para atuar em determinadas funções, enquanto as competências comportamentais estão mais relacionadas as características do profissional, como atitudes e emoções.