Quais são as habilidades necessárias para a realização de bom atendimento?

Perguntado por: ipinheiro . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
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Saiba quais são elas já!

  • Empatia.
  • Escuta ativa.
  • Gestão de tempo.
  • Paciência.
  • Adaptabilidade e pensamento rápido.
  • Resolução de problemas.
  • Atitude positiva.
  • Comunicação clara e persuasiva.

Profissionalismo e esforço em entender o que ele precisa são essenciais para um atendimento excelente. Um bom atendimento ao cliente vai muito além de ser bem-educado. Assim como ser honesto, tratar bem os clientes não é um diferencial, mas sim uma obrigação de qualquer pessoa que quer fazer de sua empresa um sucesso.

6 dicas de como melhorar o atendimento ao cliente e reter sua confiança

  • Responder a solicitações e chamados.
  • Alinhar a linguagem.
  • Atender reclamações.
  • Colher feedbacks.
  • Cultivar o relacionamento.
  • Entregar valor nas interações.

Para conquistar os clientes é preciso investir em três pilares da excelência no atendimento: personificação, contratação de pessoas e ter processos de qualidade. Além disso, é recomendável contar com uma tecnologia que ofereça o melhor suporte ao cliente e aos seus funcionários.

Um bom atendimento ao cliente é aquele que oferece uma ótima experiência em todas as etapas do funil. Ou seja, antes, durante e depois da compra. Ele engloba não só a cordialidade e a eficiência dos agentes, mas também a eficácia e a disponibilidade de diferentes canais.

Essa gama de características se refere às qualidades que os profissionais precisam ter para se destacar no mercado de trabalho. Diferentemente de uma competência, que pode ser treinada (como a de falar outros idiomas), uma habilidade é natural da pessoa.

As Competências são um conjunto de habilidades e conhecimentos relacionados, que podem ser desenvolvidos por meio de treinamentos ou experiências, e possibilitam a atuação efetiva em um trabalho ou situação. Por outro lado, as Habilidades são qualidades que o profissional tem para realizar alguma atividade.

Agora, vamos a elas:

  • 1 – Entenda seu Cliente: Pratique a Empatia.
  • 2 – Comunique-se adequadamente.
  • 3 – Aplique a Comunicação S.C.O.T.
  • 4 – Insista em ajudar o cliente a ter sucesso.
  • 5 – Antecipe-se.

Quais são os 5 pilares do atendimento ao cliente?

  • Coloque-se no lugar do consumidor;
  • Comprometa-se com seu cliente;
  • Atenda as necessidades do cliente;
  • Mantenha seus prazos organizados;
  • Supere as expectativas.

Excelência no atendimento é se relacionar com o cliente de forma eficiente, ajudando-o a alcançar seu objetivo e a resolver o problema que ele apresenta ao entrar em contato com a empresa. Trata-se de entregar satisfação, encantar o consumidor a partir do atendimento e fazê-lo se sentir especial.

Principais fatores que influenciam na qualidade no atendimento

  • Emoções do cliente. Um dos fatores que influencia significativamente na qualidade do atendimento é o sentimento dos clientes. ...
  • Conhecimento do público-alvo. ...
  • Treinamento de colaboradores. ...
  • Transparência. ...
  • Tecnologia.

Quais são os tipos de atendimento ao cliente mais usados? Os 7 principais

  1. Atendimento no ponto de venda (PDV) ...
  2. Visita ao Cliente. ...
  3. Atendimento telefônico. ...
  4. Online por meio de chats, mensagens de texto ou videoconferência. ...
  5. Online por meio de mídias sociais. ...
  6. Por e-mail. ...
  7. Autoatendimento.

Atendimento ao cliente interno: como melhorar a experiência dos funcionários

  1. Enfatize a comunicação. Para que o atendimento ao cliente interno seja bem-sucedido, a comunicação dos funcionários precisa ser eficaz. ...
  2. Reconheça os méritos. Funcionários satisfeitos aumentam a satisfação do cliente. ...
  3. Dê poder para os funcionários.

Pensando nisso, confira a seguir os cinco pilares da excelência no atendimento ao cliente:

  • Busque atender as necessidades do cliente.
  • Empatia com o consumidor.
  • Se comprometa com seu cliente.
  • Organize seus prazos.
  • Encante seu cliente.

Aqui está um detalhamento de cada categoria com vários exemplos.

  1. 1 . Habilidades de liderança. ...
  2. 2 . Habilidades de planejamento e estratégia. ...
  3. 3 . Habilidades de comunicação. ...
  4. 4 . Habilidades organizacionais.