Quais são as habilidades motoras que mais utilizamos?

Perguntado por: amata . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Pular, correr, andar, saltar ou realizar tarefas que exijam maior habilidade, como segurar um lápis, bordar, desenhar, recortar, tudo isso exige de nós coordenação motora. Na coordenação motora, ocorre participação de alguns sistemas do corpo humano, como o sistema muscular, sistema esquelético e sistema sensorial.

Capacidades condicionais

  • Força;
  • Velocidade;
  • Resistência;
  • Flexibilidade.

Habilidades estabilizadoras são aquelas que possibilitam ao indivíduo recuperar e manter o equilíbrio em relação à força da gravidade. Os movimentos axiais de aduzir, abduzir, rotação, flexionar e estender, mantendo o corpo estável, caracterizam estabilidade.

As habilidades motoras são divididas em habilidades motoras globais e finas. As habilidades motoras globais, são controladas principalmente pelos grandes músculos ou grupos musculares. Esses músculos são essenciais para produzir uma série de movimentos, como andar, correr e saltar.

"Habilidades Motoras Especializadas são padrões motores fundamentais maduros que foram refinados e combinados para formar habilidades esportivas e outras habilidades motoras específicas e complexas" (GALLAHUE e OZMUN, 2005, p. 368).

Capacidades físicas básicas As capacidades físicas básicas são predisposições fisiológicas inatas que permitem o movimento e são passíveis de avaliação e melhora por meio do treinamento. São apresentadas por força, velocidade, resistência e flexibilidade.

Habilidades Manipulativas = arremessar, quicar, chutar, lançar, rebater, cabecear, agarrar, rolar. Habilidades Locomotoras = andar, correr, saltar, saltitar, escorregar, escalar, desviar. Habilidade de Estabilização = flexionar, equilibrar, estender, girar, posições invertidas.

São exemplos de habilidades motoras fundamentais: correr, pular, arremessar, apanhar, chutar, rolar, galopar entre outros. Classificação das habilidades de locomoção, de estabilidade e manipulativas, segundo os autores (HAYWOOD; GETCHELL, 2004; GALLAHUE; OZMUN, 2005):

Capacidades físicas ou capacidades motoras podem ser compreendidas como componentes do rendimento físico, são elas que nós utilizamos para realizar os mais diversos movimentos durante a nossa vida. São em um total de cinco: Resistência, Força, Flexibilidade,Agilidade e Velocidade.

Velocidade: é a capacidade da realizar atividades em um curto espaço de tempo; Resistência: é a capacidade de sustentar e manter o esforço físico em um grande espaço de tempo; Força: é a capacidade de triunfar uma determinada resistência por meio da ação muscular.

Pode ser de 3 tipos: dinâmico, estático e recuperado. EQUILÍBRIO ESTÁTICO: adquirido em determinada posição; EQUILÍBRIO DINÂMICO: adquirido durante o movimento; EQUILÍBRIO RECUPERADO: explica a recuperação do equilíbrio após o corpo ter estado em movimento.

Coordenação Motora Grossa – Envolve principalmente grandes grupos musculares, podendo ser desenvolvida a partir da prática de atividades físicas. Coordenação Motora Fina – Relaciona-se com atividades que exigem muita precisão, envolvendo músculos menores.

Habilidades de locomoção
São aquelas nas quais o corpo é transportado em uma direção vertical ou horizontal de um ponto para o outro. Atividades como andar, correr, saltar, saltitar são consideradas movimentos locomotores fundamentais. São Paulo Faz Escola, 2020.

As habilidades motoras fundamentais são a base do domínio dos movimentos complexos, que combinam locomoção, manipulação, equilíbrio, etc. O desenvolvimento motor é extremamente importante para que as crianças se tornem capazes de controlar o próprio corpo, vivendo com autonomia.

As habilidades de coordenação motora fina se desenvolvem quando as crianças aprendem a usar os músculos das mãos, pulsos e dedos. Atividades como cortar papel com tesouras, fechar botões de roupas, brincar com blocos, pegar objetos com as mãos, comer, escrever e colorir estimulam a coordenação motora fina.

O que é a atividade motora? São movimentos articulados que nosso corpo realiza para que as ações do dia a dia sejam concluídas.

Coordenação motora fina
É a capacidade de usar de forma precisa os pequenos músculos, localizados principalmente nas mãos e nos pés, para movimentos delicados e específicos. É ela que permite manusear objetos e realizar atividades como recortar, costurar, desenhar, pintar e, claro, escrever.

Resistência motora é definida pela capacidade de o corpo humano suportar a execução de determinado exercício por um certo período.

O desenvolvimento motor é o processo de mudança no comportamento, relacionado com a idade, tanto na postura quanto no movimento da criança. É um processo de alterações complexas e interligadas das quais participam todos os aspectos de crescimento e maturação dos aparelhos e sistemas do organismo.