Quais são as habilidades das lutas?

Perguntado por: ibaptista . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

Sobre as habilidades motoras nas lutas, temos, de acordo com as características, esquivar, socar, chutar, deslocar-se para todos os lados, bloquear, saltar, rolar, equilibrar-se e desequilibrar, agarrar, segurar, puxar, empurrar, defender, deslizar, entre outras, sendo que muitas dessas habilidades, na grande maioria ...

No aspecto cognitivo, as lutas favorecem a percepção, raciocínio, a formulação de estratégias e a atenção. Já no que se refere a aspectos afetivo e social, pode-se observar reação a determinadas atitudes, postura social, a socialização, a perseverança, o respeito e a determinação.

Essa arte marcial corresponde a um sistema ou conjunto de técnicas corporais desenvolvidas para o confronto corpo a corpo em situação de defesa a ataques realizados com armas, como armas de fogo, bastões, facas ou golpes específicos.

HABILIDADE. Explicar, por meio de múltiplas linguagens (corporal, visual, oral e escrita), as brincadeiras e os jogos populares do contexto comunitário e regional, reconhecendo e valorizando a importância desses jogos e brincadeiras para suas culturas de origem.

A Educação Física na BNCC propõe o desenvolvimento de PRÁTICAS CORPORAIS compostas por três elementos: MOVIMENTO CORPORAL como elemento essencial; ORGANIZAÇÃO INTERNA (de maior ou menor grau), pautada por uma lógica específica; e PRODUTO CULTURAL vinculado com o lazer/entretenimento e/ou com o cuidado com o corpo e a ...

"As lutas proporcionam o treinamento que vai além, inclusive mental e psicológico. Isso acaba por impactar a vida delas, ajuda a agir, reagir, se defender, se colocar na hora certa, no momento certo".

Assim como o futebol, o vôlei e a ginástica, as artes marciais têm muito a ensinar: despertam a consciência sobre o próprio corpo; aprimoram as habilidades; melhoram a postura e o equilíbrio; aumentam a força, a agilidade, o reflexo e a capacidade de concentração. O desenvolvimento não é apenas físico.

ensina que as diversas lutas trazem benefícios comuns e trabalham com todas as valências físicas, como resistência, velocidade de reação, deslocamento e de movimentação dos membros, flexibilidade, resistência muscular, coordenação, agilidade e ritmo.

Praticantes de artes marciais desenvolvem habilidades como segurança, disciplina e autoconfiança.

Segundo Preyer (2000, p. 71): “além de desenvolver as capacidades físicas, as lutas auxiliam o aluno na sua relação consigo mesmo e com o grupo, ao propiciar elementos que visam à socialização, a competitividade, a disciplina e o respeito, característicos de sua tradição e filosofia”.

As lutas são caracterizadas pelo uso de técnicas de agarramento, derrubadas e golpes que podem ser realizadas por dois ou mais competidores. Existem diferentes estilos de lutas e elas podem variar conforme as regras. As técnicas de lutas estão presentes nas artes marciais e também em sistemas militares.

Atualmente, as Artes Marciais mais conhecidas passam pelo Kung Fu, Karatê, Judô, Aikido, Krav Magá, Jiu-Jitsu, Muay Thai e Taekwondo.

Seus objetivos são vencer o adversário, impor-se fisicamente ao outro, respeito às regras e acima de tudo assegurar a segurança do colega durante as atividades (SOUZA JUNIOR e DOS SANTOS, 2010).

As Lutas e Artes Marciais proporcionam a jovens e crianças o desenvolvimento de habilidades sócio-culturais que ajudam a ampliar seus conhecimentos de mundo. Socialização, competitividade, disciplina, ética e respeito ao próximo são alguns dos valores tão bem trabalhados nesta categoria esportiva.

A habilidade EF12EF05 consiste em: Experimentar e fruir, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo, a prática de esportes de marca e de precisão, identificando os elementos comuns a esses esportes.

A habilidade EF12EF07 consiste em: Experimentar, fruir e identificar diferentes elementos básicos da ginástica (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais) e da ginástica geral, de forma individual e em pequenos grupos, adotando procedimentos de segurança.

A habilidade EF12EF04 consiste em: Colaborar na proposição e na produção de alternativas para a prática, em outros momentos e espaços, de brincadeiras e jogos e demais práticas corporais tematizadas na escola, produzindo textos (orais, escritos, audiovisuais) para divulgá-las na escola e na comunidade.