Quais são as habilidades criativas?

Perguntado por: valves2 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.7 / 5 15 votos

As habilidades criativas são modos de enxergar situações e encontrar resoluções de maneiras mais práticas e inteligentes. Elas surgem da associação entre a capacidade de entendimento, com raciocínio lógico e concentração.

Ela se caracteriza pela capacidade que uma pessoa tem de ver o mundo de novas maneiras, para identificar padrões que estejam escondidos, estabelecer novas conexões entre fenômenos que aparentemente não se conectam e gerar soluções. Essa habilidade tem dois processos: pensamento e produção.

5 fundamentos da criatividade

  • Exercício. Não há resultados que venham sem esforço. ...
  • Experimentação. Para explorar a criatividade, é preciso realizar experimentos para estudar a melhor forma de se fazer algo. ...
  • Observação. ...
  • Compartilhamento. ...
  • Busca de referências.

Associada à imaginação e ao pensamento, a criatividade se constitui como uma uma habilidade superior, que faz surgir novas conexões entre diversas áreas da mente e contribui para a formação de redes neurais e de memória, com efeitos de longo prazo.

Como é possível desenvolver sua criatividade

  1. Tenha uma mentalidade de crescimento.
  2. Participe ativamente de diferentes experiências.
  3. Conheça o propósito.
  4. Permita-se estar vulnerável.
  5. Confie no processo.
  6. Reserve um espaço para melhorar.

5 Tipos de criatividade

  • criatividade mimética.
  • criatividade bissociativa.
  • criatividade analógica.
  • criatividade narrativa.
  • criatividade intuitiva.

O que é ser um profissional criativo? Ser um profissional criativo no trabalho é ir além dos padrões; é conseguir enxergar os problemas de maneira diferente, propondo soluções inovadoras para saná-los. Um profissional criativo é aquele que sugere ideias originais.

Dicas para falar como uma pessoa criativa

  1. Encontrar um personagem. Falar de maneira criativa exige que você assuma um papel. Isso não significa que você contará mentiras. ...
  2. Ouvir atentamente. Ouvir é a característica principal para uma conversa criativa. ...
  3. Combinar assuntos importantes.

Wallas fala sobre os quatro estágios do processo criativo — preparação, incubação, iluminação e verificação — como uma delicada dança osmótica entre trabalho consciente e inconsciente.

Pessoas criativas tendem a ter muita energia, tanto física quanto mental. Elas podem passar horas trabalhando em uma única tarefa que prende sua atenção, mas parecem permanecer entusiasmadas o tempo todo. Ter uma mente criativa não significa sempre se engajar em uma tarefa focada em criatividade ou arte.

A personalidade criativa é derivada de um dos cinco principais traços de personalidade estipulados pela psicologia. Ela se encaixa no traço de abertura e indica a “abertura às novas experiências”. Além da criatividade, a abertura engloba a curiosidade, imaginação e visão.

A criatividade é algo tão incrível que pode ser explicada e definida de várias formas e todas elas serem igualmente certas. Na minha teoria, a criatividade pode ser compreendida e explicada em três pilares, e eles são: LIBERDADE, CURIOSIDADE e ATITUDE.

Seja qual for o nível de estruturação adotado, o processo criativo se fundamenta em três princípios: Atenção, Fuga e Movimento. O primeiro princípio nos diz: concentre-se na situação ou problema; o segundo: escape do pensamento convencional; o terceiro: dê vazão à sua imaginação.

Conheça três princípios do processo criativo: Atenção, Fuga e Movimento.