Quais são as gorduras boas para o coração?

Perguntado por: ovidal . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

Às gorduras monoinsaturadas são atribuídas à redução do risco de doença cardíaca. Países mediterrâneos consomem muito destas. As gorduras monoinsaturadas são tipicamente líquidas à temperatura ambiente, mas solidificam se refrigeradas.

gorduras monoinsaturadas

Gorduras mais saudáveis:
As gorduras monoinsaturadas encontram-se, por exemplo: Azeite. Óleo de amendoim. Amêndoas e azeitonas.

Unir uma alimentação saudável com exercícios físicos ajuda mais ainda no controle do colesterol e a manter a saúde do coração. Os exercícios aeróbicos, como pedalar e correr, fazem com que o organismo queime as calorias acumuladas, além de regular melhor a quantidade de colesterol no sangue.

O tratamento é feito pela retirada das placas de gordura (ateromas) instaladas nos vasos. Isso é feito pelo uso de técnicas como o cateterismo e a angioplastia combinado com uso de medicamentos. A prevenção passa pela adoção de hábitos saudáveis de vida.

Suco de romã
O suco de romã possui grande quantidade de antioxidantes, o que combate os radicais livres e contribui para a saúde do corpo em geral. Consuma-o regularmente, comprando frutas orgânicas de boa procedência, para melhorar também seu sistema circulatório.

Utilizar muito açúcar, sucos industrializados, balas, refrigerante e doces, em geral. É importante destacar que é possível consumir esses alimentos que prejudicam o coração, desde que com cautela.

As obstruções nas artérias que nutrem o coração (artérias coronárias) são graves e podem ser fatais, dependendo do grau de obstrução. O colesterol elevado no sangue é uma das principais causas do acúmulo de gordura nas paredes das artérias, provocando seu “entupimento”, ou seja, a aterosclerose.

Suco de gengibre, abacaxi e limão
O abacaxi e o limão são frutas cítricas ricas em vitamina C, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e prevenir doenças como câncer e problemas no coração.

Morango, amora, jabuticaba, melancia, ameixa, framboesa… Ufa! Existem muitas frutas vermelhas que devem ser incluídas na alimentação diária pelos benefícios que trazem ao coração. Essas citadas, por exemplo, são ricas em antioxidantes, que ajudam a prevenir a aterosclerose.

Estas gorduras estão subdivididas em dois grupos: monoinsaturadas e poli-insaturadas. As monoinsaturadas têm a importante função de aumentar o colesterol bom (HDL), ao mesmo tempo que reduzem o colesterol ruim (LDL). Está presente em alimentos como azeite de oliva, óleo de abacate e óleo de canola.

O azeite lidera o ranking das gorduras mais saudáveis. Ele é o óleo extraído da azeitona e os tipos mais comuns são os refinados, virgem e extravirgem. A nutricionista recomenda o uso do extravirgem, que possui o menor teor de acidez dentre as outras opções, e possui menos de 1 g de gordura saturada.

Já as gorduras insaturadas são aquelas de origem vegetal - encontradas nas castanhas, nozes, amêndoas, avelãs e em frutas como o abacate - além de alguns peixes. São fontes de gordura boa porque elevam o nível de HDL (colesterol bom), diminuem o nível de HDL (colesterol ruim) e ajudam na produção de hormônios.

Laranja e outras frutas ricas em vitamina C
Frutas ricas em vitamina C e flavonoides possuem ação antioxidante, podendo auxiliar a reduzir o colesterol, um dos inimigos da boa circulação. Além disso, ajudam a fortalecer as paredes dos vasos sanguíneos, contribuindo no bom funcionamento do nosso sistema circulatório.

Tomar o chá de malva e tanchagem também é indicado porque estas plantas medicinais ajudam a melhorar a circulação sanguínea e a combater o colesterol. Colocar todos os ingredientes numa panela e deixar ferver. Apagar o fogo, tapar a panela e beber a seguir.

As frutas secas são excelentes aliados para evitar a obstrução das artérias e estimular os ácidos graxos ômega 3, que são duas chaves para nossa saúde arterial. Entre as frutas secas recomendadas citamos as avelãs, as amêndoas, as nozes de pecan e os amendoins.

O chá verde, feito da planta Camellia sinensis, possui compostos fenólicos na sua composição, especialmente epigalocatequina, que tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que ajudam a relaxar os vasos sanguíneos, melhorando a circulação e a saúde cardiovascular.

Pulsação acelerada e irregular: acompanhado de fraqueza, tonturas ou dificuldade em respirar pode ser evidência de um ataque cardíaco, insuficiência cardíaca ou uma arritmia. Náusea, falta de apetite e inchaço: por causa da retenção de líquidos, pode ocorrer um inchaço abdominal.

São elas: parar de fumar, seguir a prescrição médica de medicamentos, praticar exercícios físicos de forma regular, adotar uma dieta saudável com baixo teor de gordura, controlar a pressão arterial e controlar o colesterol através de exames periódicos.

Suco de uva integral pode prevenir até infarto.

Use 5 maracujás, 1 folha de couve manteiga e 2 copos de água. Beterraba e laranja: a combinação é considerada um dos melhores remédios caseiros para melhorar a circulação sanguínea.