Quais são as gírias mineiras?
Do "caô" ao "piá"
- Arredar: mexer algo ou alguém de lugar.
- Nó: abreviação de "Nossa Senhora".
- Sô: tem a sua origem na palavra senhor, mas é mais informal. ...
- Trem: para os mineiros, pode ser tudo e qualquer coisa e não tem nada a ver com o transporte sobre trilhos. ...
- Uai: É o "curinga" do vocabulário mineiro.
Como é a fala do mineiro?
Quem é mineiro ou já conversou com um mineiro sabe que a gente tem um dialeto próprio, o mineirês. Para começar, não confunda o mineirês com o sotaque caipira, que é aquela forma de falar mais cantado, puxando o “r”.
Como os mineiros falam oi?
– “Uai” é indispensável. Uai significa nada e tudo ao mesmo tempo. Tudo depende do contexto e da entonação. “Mas comus mineir gosta de falá, uai é uai, uai….”
Como o mineiro fala doce de leite?
6. "Trem": a famosa expressão pode significar absolutamente qualquer coisa. 7. E se você está com vontade de "cumê um trem”, pode ser um "Dôcindileite" (doce de leite).
Qual é a fama dos mineiros?
Mineiros têm a fama de ser 'come quieto', prezar pela discrição e não fazer alarde de seus feitos e conquistas. Ele pode ser rico o tanto que for, que ainda vai dizer que não tem posses.
Como mineiro fala trem?
Trem é qualquer coisa, uai, eu hein? Bendizê “trem” é “coisa, treco, troço, bagulho, negócio” e, por isso, pode ser considerada uma “palavra-ônibus”, cujas acepções são tantas que não comportam uma delimitação semântica formal.
Por que o mineiro fala uai?
Popularmente, é consenso acreditar que a origem de uai se deu em Minas Gerais. De fato, existem evidências de que essa expressão teria se inserido no dialeto mineiro a partir do contato dessa comunidade com imigrantes ingleses e italianos no século XIX.
O que quer dizer a palavra uai?
Exprime admiração, surpresa ou espanto. 2. Exprime um reforço do que foi dito anteriormente, para contrariar a dúvida ou afirmação do interlocutor.
O que significa 46 na gíria?
This is 'Slang Tip' #46! A expressão de hoje significa 'SEDUZIR/PASSAR UMA. LÁBIA'.
O que significa 22 na gíria popular?
A gíria 22, para se referir a pessoas com transtornos mentais,...
O que é dar PT quando bebe?
Dar PT é uma gíria usada para dizer que alguém bebeu além da conta, a ponto de vomitar e/ou perder a consciência de seus atos. As letras PT formam uma sigla para perda total.
Como identificar um mineiro?
a altivez, a energia e a tenacidade. O mineiro é montanhês, desconfiado e contemplativo, cauteloso e frio, lento e impassível.
Como mineiro fala BH?
Quem pensa que falar assim é coisa daquele que vive no interiorzão de Minas, engana-se. Em Belo Horizonte, a capital do Estado, também se fala "cê", "nó", "trem" e, claro, a mais mineira de todas as expressões: "uai".
Como imitar um mineiro?
Então, se você quer passar a ter o sotaque mineiro, pronuncie “uai” mais vezes. Já a expressão SÔ aparece muito no fim das frases, principalmente as ditas para mulheres, e não tem um significado próprio. Dimái da conta significa “demais da conta” e também é intensamente pronunciada no sotaque mineiro.
Qual sotaque é considerado o mais bonito do Brasil?
mineirês
O 'mineirês', com forte influência de referências rurais, é também o sotaque mais cativante, superando o baiano e o falar marcante do cearense. Para os autores do estudo, as diferentes pronúncias regionais chamam a atenção dos outros brasileiros e evidenciam o charme da língua portuguesa.
Como mineiro chama pão de queijo?
(Em Minas, chama-se quitanda os quitutes como biscoito de polvilho, broa, rosca... e pão de queijo.)
Como mineiro fala litro de leite?
Fala de minerim é assim mezzz: lidileite (litro de leite), mastumate (massa de tomate), dendapia (dentro da pia), kidicarne (quilo de carne), tradaporta (atrás da porta), badacama (debaixo da cama), pincumel (pinga com mel).
Qual o doce preferido dos mineiros?
A deliciosa goiabada é um dos mais populares doces mineiros. É quase impossível visitar Minas Gerais e não comer queijo com goiabada, o famoso “Romeu e Julieta”.
Porque mineiro fala diferente?
Devido à proximidade com a Bahia, nessas regiões o sotaque mineiro absorveu características como a pronúncia de vogais bem abertas (ex: mé-renda, có-varde, né-blina) e outras gírias faladas também pelos baianos.