Quais são as gírias do Rio de Janeiro?

Perguntado por: iduarte7 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

Confira as 19 principais gírias e expressões populares dos cariocas

  • 1 – “Mermão” Uma das gírias mais utilizadas pelos cariocas, o “mermão” é a junção da palavra meu e irmão. ...
  • 2 – “Já é” ...
  • 3 – “Chorinho” ...
  • 4 – “Tá ligado?” ...
  • 5 – “Papo reto” ...
  • 6 – “Fala sério!” ...
  • 7 – “Que posto?” ...
  • 8 – “Sinistro”

Muitas vezes também dito ou escrito como “E aê”. Serve para começo de conversa entre duas pessoas, o mesmo que “oi” ou “tudo bem?”. Exemplo: – Olá, bom dia.

Este sotaque está muito ligado ao lusitano, apresentando características como o “s” chiado e as vogais abertas em palavras como “também”. Se você gostaria de aprender o jeito carioca de falar, precisará trabalhar a cultura local, representado pelas gírias e expressões e a pronúncia das palavras.

No dialeto carioca, tem havido um ressurgimento do uso de tu como índice de segunda pessoa, ao lado do índice mais comum no Brasil, você. Esse uso acontece principalmente entre homens jovens (com menos de 30 anos), no contexto de discurso informal e como marca enfática (uma vez que você é tido como forma não-marcada).

1. Bebel. Em algumas regiões, significa pessoa que bebe muito. Ele é uma pessoa que só bebe, é um bebel mesmo!

Por exemplo, comunidades controladas pelo Comando Vermelho usam gírias como “é nós” e o Terceiro Comando, por sua vez, usa “é a gente”.

Significado de 011: Quem é paulista e paga de bandido.

Inscrições nas paredes dessas alas remetem ao mundo do crime e às facções. “Tudo 2”, “TD2”, “CV”, “CVRL” e “Trem bala” são alguns dos termos encontrados nas paredes do Case, que remetem à facção carioca. Já na parte do grupo rival, há nas paredes “PCC”, “TD3” e “1533”, referências ao Primeiro Comando da Capital.

Os cariocas, como sabemos, incluem em certas palavras um fonema i que não existe. É o caso de "nascer", que muitos deles pronunciam "naiscer"; ou de "mesmo", transformado em "meismo". Essa prosódia descende diretamente do português de Portugal. Ouçam bem o lisboeta falando "Cascais".

A característica mais famosa do sotaque carioca é, sem dúvidas, o “s” que soa como um “x”, ganhando maior força e extensão. A letra “r” também é pronunciada de maneira diferente, mais forte e seco.

Esta é fácil: "busão" significa "ônibus". O que você precisa entender aqui é o seguinte: se o carioca diz que está entrando no ônibus, na verdade ele ainda nem saiu de casa.

Carioca da gema é a expressão dada para aquele que nasce e mora no Rio de Janeiro. Mas para ser carioca, não é necessário ter nascido na cidade.

Os Cariocas são internacionalmente conhecidos por seus corpos bronzeados, sua alegria e espírito festivo, sua simpatia e por seu jeito descontraído de ver e viver a vida. Os cariocas foram eternizados nas canções da bossa nova de Tom Jobim e Vinícius de Moraes.

Deu samba: conheça os novos talentos da música carioca

  1. #1 Defender sempre a cidade mesmo que não esteja em um bom momento;
  2. #2 Adorar biscoito globo e mate na praia;
  3. #3 É se encantar e se emocionar com as paisagens da cidade mesmo que passe diariamente pelos lugares. A gente nunca cansa de tanta beleza;

7 DICAS PARA NEUTRALIZAR O SOTAQUE!

  1. Decida se você deve mesmo neutralizar o sotaque. ...
  2. Verifique se o seu problema é morfológico. ...
  3. Ouça sua própria voz e dicção. ...
  4. Cante. ...
  5. Brinque com travas-língua. ...
  6. Converse com outras pessoas.
  7. Imite outros sotaques.

Larica é um termo coloquial para fome. É uma gíria da língua portuguesa que tem origem incerta e que é usada de forma mais comum por jovens e adolescentes. Muitas pessoas associam o termo larica com o uso de drogas como a maconha.

Significado de Bangu
locução adjetiva A bangu. De qualquer jeito; sem cuidado, apuro, zelo.