Quais são as gírias de malandro?

Perguntado por: dgomes . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Expressões para malandro

  • Raposa no galinheiro. Alguém que pode facilmente ser desonesto num determinado lugar ou cargo. ...
  • Golpe sujo. Ato desonesto. ...
  • Briga de foice. Disputa em que se empregam quaisquer meios ou armas, mesmo que desleais. ...
  • Descer do salto. ...
  • Não se criar. ...
  • Viver de expedientes. ...
  • Dar uma volta em. ...
  • Dar uma banda em.

As mais citadas foram: “tega”, “tamo junto”, “tranquilo”, “de boa”, “é nós”, “qual foi”, “mina”, “vacilão”, “mano”, “tá ligado”, “pega a visão”, “tipo que” e “fala tu”.

Significado de 011: Quem é paulista e paga de bandido.

Significado de 71: Mentiroso.

É boêmio, vive de pequenos golpes, aprecia rodas de samba e não acredita no trabalho como um modo de vida; no entanto, é sensível e sentimental, além de galante, cavalheiro e um amante invejável. Obviamente, não existe uma "teoria da malandragem" que sustente e justifique ideologicamente esse comportamento típico.

Saudação: Salve os Malandros! Salve a Malandragem!

Significado de Irapuá
substantivo masculino O mesmo que arapuá. Etimologia (origem da palavra irapuá). Do tupi eirá puá, abelha redonda.

Significado de Retinto
adjetivo Tinto novamente; que recebeu nova camada de tinta. Que tem cor carregada, muito intensa e escura: vermelho retinto. [Zoologia] que possui o pelo negro e brilhante: touro retinto.

Cometer atentado ou crime (ex.: atentar contra o rei). 3. Tentar destruir ou lesar (ex.: atentar contra a própria vida; atentar contra o património público).

Cria é uma gíria bastante comum de ser escutada, principalmente entre os jovens, para definir um lugar de onde uma pessoa é. A palavra se popularizou através de músicas dos gêneros rap e funk, além das redes sociais. Em São Paulo, costuma para ser usada para se referir ao bairro onde nasceu.

"Nóia" significa razão, compreensão, entendimento. Paranóia é, portanto, um termo composto usado para designar aquilo a que se confronta a razão ou a compreensão, em ambos os sentidos. As duas primeiras vezes em que esta palavra aparece são em "Os sete contra Tebas", de Ésquilo, e em "Orestes", de Eurípides.

A gíria "nóia" já dura pelo menos dez anos. Quem a conhece, sabe que é usada quando alguém encana muito com alguma coisa. Sua origem está na palavra paranóia que, na verdade, guarda um sentido bem mais grave do que aquele empregado na força de expressão.

No tráfico há também um vocabulário próprio, assim como no meio dos estelionatários. Neste, por exemplo, ''chiquita'' quer dizer cheque; ''banho'' significa deu golpe em alguém, e ''prego'' - palavra que, aos poucos está ganhando também as ruas - quer dizer aquele que não conhece gíria.

Axé: Chance; atenuação de uma falta. Blindar (a mente): não deixar se "levar pelo psicológico". Cabeça branca: Diretor da unidade prisional. Cabuloso: Aquele que não deixa ninguém subjugá-lo, "entrar em sua mente".

A página Tudo 2 define a expressão como "tudo em ordem" e a Tudo 3, maior página com esse tipo de conteúdo com mais de 10 mil curtidas, traz outro uso ao 3, para as palavras Todo Certo Prevalece, uma máxima da facção, e outro significante para a sigla TCP.