Quais são as funções que o material didático pode desempenhar no processo de ensino e aprendizagem?

Perguntado por: ovieira . Última atualização: 26 de maio de 2023
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Uma vez que os materiais didáticos são construídos com uma intencionalidade, Graells (2000) organiza as funções que os materiais didáticos podem desempenhar no ensino, salientando as seguintes: fornecer informação; constituir guiões das aprendizagens dos alunos; proporcionar o treino e o exercício de capacidades; ...

O material didático é um recurso pedagógico que ocupa um espaço fundamental no processo de ensino-aprendizagem, já que funciona como um fio condutor para as interações e, ao mesmo tempo, como uma ferramenta potencializadora da relação entre professores e estudantes.

Ele deve ser um mediador, facilitador e articulador do conhecimento e não apenas aquele que detém a informação. Ele deve atuar como um pesquisador, que provoca o aluno a ser também curioso e descobrir a partir de seus próprios questionamentos.

A Didática é uma disciplina eminentemente pedagógica e opera a interligação entre teoria e prática. Ela tem como objeto de estudo o processo de ensino na sua globalidade, ou seja, envolve condições e meios de direção, princípios, finalidades, conteúdos, objetivos, métodos e organização do ensino e da aprendizagem.

Jornais, cartazes, revistas e livros; Textos manuais; Televisão. Aparelho de Som.

Utilizar recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem é importante para que o aluno assimile o conteúdo trabalhado, desenvolvendo sua criatividade, coordenação motora e habilidade de manusear objetos diversos que poderão ser utilizados pelo professor na aplicação de suas aulas.

Um material bom é aquele que acompanha o ritmo do EaD, flexível aos horários dos estudantes, com conteúdo explicado de maneira simples. As videoaulas seguiriam o mesmo padrão: linguagem fácil, sem lacunas de conteúdo, que deve se igualar ou até mesmo sobressair às aulas presenciais.

Enfatizar o processo didático pela perspectiva relacional significa analisar suas características por meio de quatro dimensões: ensinar, aprender, pesquisar e avaliar.

O material didático é um conjunto de ferramentas para aprender ou aprimorar os conhecimentos dos alunos. É usado pelos pais, mas também pela equipe educacional. Principalmente no começo da educação das crianças, o material didático é muito importante, pois ensina ao mesmo tempo que a criança se diverte.

a) o material de aprendizagem deve ser potencialmente significativo; b) o aprendiz deve ter predisposição para aprender. O material de aprendizagem é potencialmente significativo, pois a atribuição de significado cabe ao sujeito, logo, não há aula, estratégia ou livro significativo.

5 práticas pedagógicas para levar para sala de aula

  • Estimular o diálogo entre os estudantes. ...
  • Acompanhar estudantes com dificuldades de aprendizagem. ...
  • Propor situações-problemas para a turma resolver em conjunto. ...
  • Incluir a leitura na rotina de estudos dos estudantes. ...
  • Levar experimentos para a sala de aula.

A diferença entre recursos didáticos e materiais didáticos também é estabelecida por esta autora. Os materiais didáticos são todos os materiais que podem ser manipulados e trabalhados de forma a permitir aos alunos obterem resultados finais relativamente à atividade que se está a tratar na sala de aula.

Percebe-se a utilização do recurso didático como um elemento indispensável às aulas de matemática. Ao docente, cabe rever sua prática de ensino e observar se suas aulas são inovadoras, contextualizadas e permitem ao aluno desenvolver habilidades matemáticas de forma crítica e reflexiva.

Nesse contexto, os professores, em especial, têm um papel central. Afinal, cabe a eles ter conhecimento das dificuldades de seus alunos, bem como de suas características próprias. A partir disso, é possível propor atividades mais inclusivas, garantindo metodologias de ensino realmente eficazes.

Em primeiro lugar, o professor deve planejar e executar uma avaliação contínua de seus alunos, e não apenas em períodos de provas. Observar comportamentos, conversar com os alunos, esclarecer possíveis dúvidas… tudo isso contribui para uma avaliação ocorra mais complexa e holisticamente.

O papel do professor na apropriação de procedimentos eficazes é determinante. O professor desempenha um papel fundamental ao fornecer orientação, instrução e suporte aos alunos, auxiliando-os a adquirir e desenvolver habilidades e conhecimentos necessários para alcançar resultados eficazes.

Dentro da organização da aula destacaremos agora seus Componentes Didáticos, que são também abordados em alguns trabalhos como elementos estruturantes do ensino didático. São eles: os objetivos (gerais e específicos), os conteúdos, os métodos, os meios e as avaliações.

Segundo Libâneo (1993) os elementos da didática, são: Objetivos e conteúdos; os métodos de ensino; avaliação; a aula como forma de organização do ensino; planejamento escolar; relação professor aluno.

Recursos pedagógicos da escola

  • Laboratórios. Utilizado principalmente no estudo de biologia e de química, o laboratório escolar permite aos alunos a prática de conhecimentos teóricos. ...
  • Recursos de apoio às aulas. ...
  • Livro didático. ...
  • Material de artes e recreativo.

São classificados em: recursos naturais, pedagógicos, tecnológicos, culturais e etc; podendo também ser classificados como recursos audiovisuais; tecnologias independentes e dependentes.

Os resultados mostraram que todos os avaliados consideram importante o uso de recursos didáticos diferenciados e por isso já os utilizaram em momentos específicos de suas atividades docentes. Os recursos citados como mais comumente empregados foram debates, filmes, programas de televisão e aulas de laboratório.