Quais são as funções do cuidador de pessoas com deficiência?

Perguntado por: lmoreira . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

Esse especialista é responsável por assistir aqueles com necessidades especiais, garantindo conforto e bem-estar. O profissional busca estimular a máxima autonomia possível dos indivíduos, para que assim consigam ajudar na realização do seu próprio cuidado.

Além de cuidados com a saúde corporal do idoso (higiene, alimentação e medicação), o cuidador deve oferecer suporte e atenção à saúde mental do idoso para garantir o bem estar social e a qualidade de vida, através da escuta, da conversa, do carinho, da companhia e, acima de tudo, do profissionalismo.

Quais são as habilidades que diferenciam um cuidador de idosos?

  • Paciência. A paciência é uma das principais habilidades necessárias para um cuidador de idoso, na verdade, sem ela, todas as outras perdem o seu valor. ...
  • Empatia. ...
  • Atenção. ...
  • Otimismo. ...
  • Inteligência emocional. ...
  • Qualificação profissional. ...
  • Facilidade de socialização.

A confiança é uma característica vital em um(a) cuidador(a). As pessoas idosas que recebem cuidados aprendem, com o tempo, a confiar e a depender de seus cuidadores. E nada melhor que a paciência, a serenidade, a simpatia e a fortaleza física e psicológica para gerar mais confiança ainda em seu trabalho de cuidador(a).

Cansaço Físico e Mental
O cansaço físico se dá devido às diversas tarefas que o cuidador realiza em uma rotina de cuidados. É preciso muito esforço para dar banho em um idoso, por exemplo, ou carregá-lo para algum lugar. Assim, é comum que os cuidadores acabem desenvolvendo dores crônicas.

O Projeto de Lei 3022/20 cria o auxílio-cuidador no valor de um salário mínimo para a pessoa idosa ou com deficiência que necessite de terceiros para realização das atividades de vida diária. O critério para recebimento do benefício será o teto máximo de renda de até quatro salários mínimos.

É necessário ter idade acima de 18 anos, ensino fundamental completo e possuir especialização na área por meio de cursos livres. Vale ressaltar que o curso de cuidador de idosos precisa cumprir a exigência da Lei 7332, que entrou em vigor em julho de 2016 e tem prazo até 2021 para adequação.

A ocupação de cuidador integra a Classificação Brasileira de Ocupações do Ministério do Trabalho e Emprego sob o código 5162 (Cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos) que a descreve como aqueles que "cuidam de bebês, crianças, jovens, adultos e idosos, a partir de objetivos estabelecidos por instituições ...

O ato de cuidar não caracteriza o cuidador como um profissional de saúde, portanto o cuidador não deve executar procedimentos técnicos que sejam de competência dos profissionais de saúde, tais como: aplicações de injeção no músculo ou na veia, curativos complexos, instalação de soro e colocação de sondas, etc.

Algumas informações que o cuidador deve registrar em relação ao atendimento contínuo ao idoso incluem:

  1. que dosagens de medicamentos precisam ser administradas e quando;
  2. se o realizar exames naquele dia;
  3. os sinais vitais atuais do idoso;
  4. as necessidades fisiológicas (urina e fezes).

Esses profissionais são responsáveis pelo suporte a crianças, adolescentes, adultos ou idosos que têm algum tipo de deficiência, doença crônica, transtorno mental ou condição debilitante que exija cuidados.

Ter compromisso com a qualidade do serviço prestado, ter postura ética e ser gentil e delicado são premissas básicas para prestar uma assistência de qualidade.

Como dissemos acima, a profissão do cuidador hoje é regulamentada pela Lei Complementar nº 150/15. Esta lei regulamenta o trabalho de todos aqueles que prestam seu serviço dentro do ambiente doméstico, para pessoa ou família, sejam cuidadores, babás, empregados .

Estimular atividades de lazer e ocupacionais. Realizar mudanças de posição na cama e na cadeira, e massagens de conforto. Administrar as medicações, conforme a prescrição e orientação da equipe de saúde. Comunicar à equipe de saúde sobre mudanças no estado de saúde da pessoa cuidada.

5×2: Nesse caso, o cuidador de idosos trabalha 5 dias e tem 2 dias de descanso (geralmente os finais de semana). Nessa escala o cuidador de idosos também cumpre a jornada de 44 horas semanais, mas dividida nos 5 dias da semana. 12×36: É o regime mais comum para cuidadores de idosos.

É a pessoa, da família ou da comunidade, que presta cuidados à outra pessoa de qualquer idade, que esteja necessitando de cuidados por estar acamada, com limitações físicas ou mentais, com ou sem remuneração.

A sobrecarga é definida como objetiva, que corresponde às demandas no papel de cuidar, e a subjetiva, que se relaciona à sensação provocada pelo ato de cuidar.

Conforme previsto pela Lei Complementar 150, o cuidador pode trabalhar em regime integral (8 horas por dia), parcial (até 25 horas semanais) ou em jornada 12×36, a depender da família contratante.

Exigências do mercado de trabalho
Essas ocupações são acessíveis a pessoas formadas em cursos livres com carga horária de 80/160 horas com idade mínima de 18 anos e ensino fundamental completo. Atuam em domicílios ou instituições cuidadoras públicas, privadas ou ongs, cuidando de pessoas das mais variadas idades.

O ato de cuidar é complexo. O cuidador e a pessoa a ser cuidada podem apresentar sentimentos diversos e contraditórios, tais como raiva, culpa, medo, angústia, confusão, cansaço, estresse, tristeza, nervosismo, irritação, choro, medo da morte e da invalidez. Tais sentimentos podem aparecer juntos na mesma pessoa.

Qual o valor do benefício para quem cuida de parente idoso ou com deficiência? O valor do BPC é de um salário mínimo (R$ 1.320,00 desde 01/05/2023).