Quais são as funções do Banco Central e CVM?

Perguntado por: avarela . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.9 / 5 9 votos

Enquanto a CVM fiscaliza fundos de investimento e as Bolsas de Valores e de Mercadorias e Futuros, o Banco Central atua com bancos e caixas econômicas, administradoras de consórcios, cooperativas de crédito, corretoras, distribuidoras, instituições de pagamento e demais instituições não bancárias.

Como órgão normativo e supervisor do Sistema Financeiro Nacional, a CVM fiscaliza permanentemente o mercado de capitais. Nesse sentido, ela está sempre atenta a qualquer irregularidade que os participantes desse mercado (companhias, gestores de fundos ou investidores) possam vir a praticar.

Ou seja, é o CMN – em apoio ao BC – que determina as regras para todas as instituições financeiras do Brasil. Já o Banco Central é a instituição que mais vai executar e fiscalizar essas regras determinadas, garantindo que as instituições financeiras atuem de acordo com a lei.

Dá uma olhada em algumas de suas principais atribuições:

  • Estimular aplicações em valores mobiliários;
  • Observar as condições de crédito propostas pelo CMN;
  • Fiscalizar permanentemente o funcionamento de empresas do mercado financeiro;
  • Apurar práticas ilegais;
  • Regular o mercado da Bolsa.

O Banco Central do Brasil (BCB) é uma autarquia federal vinculada, mas não subordinada, ao Ministério da Economia. Foi criado pela Lei 4.595, de 31 de dezembro de 1964.

Idealizado pelo Banco Central do Brasil, sistema de pagamentos começou a ser desenvolvido por um grupo de estudo da entidade em 2018, durante o governo de Michel Temer. O Pix caiu no gosto dos brasileiros.

É o principal executor das orientações do Conselho Monetário Nacional e responsável por garantir o poder de compra da moeda nacional, tendo por objetivos: - zelar pela adequada liquidez da economia; - manter as reservas internacionais em nível adequado; - estimular a formação de poupança; - zelar pela estabilidade e ...

É uma autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda que age sob orientação do Conselho Monetário Nacional (CMN) e tem por finalidade básica a normalização e o controle do mercado de valores mobiliários, representado principalmente por ações, partes beneficiárias e debêntures, commercial papers e outros títulos emitidos ...

A importância da CVM para o mercado de capitais
Ao definir regras para o funcionamento do mercado de capitais e garantir a sua execução, a CVM estimula os investimentos e fortalece o sistema financeiro.

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) foi criada em 07 de dezembro de 1976 pela Lei nº 6.385, com o objetivo de disciplinar, fiscalizar e desenvolver o mercado de valores mobiliários no Brasil. É uma entidade autárquica, em regime especial, vinculada ao Ministério da Economia.

O que o Bacen fiscaliza? Anota aí, porque é importante saber o que é Bacen de maneira completa: o Banco Central fiscaliza bancos comerciais, bancos múltiplos, sociedades de crédito, financiamento e investimento, corretoras de valores mobiliários e corretoras de câmbio, entre outras instituições.

Conselho Monetário Nacional

O Conselho Monetário Nacional (CMN) é o órgão superior do Sistema Financeiro Nacional e tem a responsabilidade de formular a política da moeda e do crédito, objetivando a estabilidade da moeda e o desenvolvimento econômico e social do País.

A CVM é responsável por regulamentar e fiscalizar atividades como emissão de valores mobiliários, distribuição de investimentos, ofertas públicas, Fundos de Investimentos, entre outros.

Composição da CE-CVM

TitularSuplenteTérmino do Mandato
Daniel Peres PenteadoLitza Godoy dos Santos FerreiraAgosto de 2021
José Carlos Bezerra da Silva (Presidente)Vera Lucia Simões Alves Pereira de SouzaAgosto de 2022
Adriano Augusto Gomes FilhoAndré Luiz Pereira de SousaAgosto de 2023
Continuar lendo O que é CVM 617?