Quais são as frutas ricas em vitamina K?

Perguntado por: acruz . Última atualização: 7 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

As 10 frutas mais ricas em vitamina K

  • Ameixa seca: 60 mcg (50% da dose diária)
  • Tomate (seco): 43 mcg (36% da dose diária)
  • Kiwi: 40 mcg (34% da dose diária)
  • Abacate: 21 mcg (18% da dose diária)
  • Amora: 20 mcg (17% da dose diária)
  • Mirtilo: 19 mcg (16% da dose diária)
  • Romã: 16 mcg (14% da dose diária)

São fontes alimentares de vitamina K em grande ou moderada quantidade: vegetais verde-escuros e folhosos (espinafre, couve, alface, salsa, agrião e mostarda), brócolis, nabo, couve-de-bruxelas, repolho, pepino com casca, cebolinha verde, nabo, aspargo, abacate, ervilhas, quiabo, fígado (boi, frango e porco), margarina, ...

A Melancia é uma excelente fonte de vitaminas, tais como Vitamina A, vitamina B1, Vitamina B2, Niacina, folato, Ácido pantotênico, Vitamina C, Vitamina B6, Vitamina E, Vitamina K e algumas outras vitaminas em pequenas quantidades.

No mundo todo, a deficiência de vitamina K pode causar morbidade e mortalidade infantil. A deficiência de vitamina K provoca a doença hemorrágica do recém-nascido Perda de sangue , que costuma ocorrer 1 a 7 dias depois do parto. Em recém-nascidos afetados, traumas ao nascer podem causar hemorragia intracraniana.

abacaxi

O abacaxi, por exemplo, é um bom alimento anticoagulante. Possui a enzima bromelaína, que lhe dá as propriedades anticoagulantes e de afinamento do sangue. Além disso, impede a formação de gotas e pedras nos rins.

A vitamina K é amplamente distribuída em alimentos de origem animal e vegetal. Os alimentos com maior conteúdo de vitamina K são os óleos vegetais, margarina, maionese, as folhas verdes escuras, especialmente brócolis, couve de Bruxelas, repolho roxo e verde, salsa, espinafre, agrião e couve.

A Vitamina K ajuda a aumentar o fluxo de urina; Ela também ajuda a melhorar o funcionamento do fígado; A Vitamina K atua como uma proteína, a qual é vista como sendo um dos fortes inibidores da calcificação arterial.

alface crespa

Benefícios da alface crespa
Vitaminas A e K: tal como a alface roxa, a alface crespa também possui quantidades significativas das vitaminas A e K. Minerais: em 85g dessa alface, você encontra pequenas quantidades de potássio, ferro e manganês.

Além dos alimentos, chá preto e, principalmente, chá verde também contêm vitamina K!

vitamina C

Entre seus nutrientes estão as fibras, potássio, magnésio, fósforo, cálcio, vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, além de antioxidantes, triptofano e carboidratos.

Composto pelos nutrientes E, K e ômega, é um oleaginoso com alto valor energético.

A pêra tem mais ácido fólico e vitamina K. A quantidade de ferro é mais elevada na pêra e os níveis de fluoreto na maçã são mais elevados. De acordo com o nutricionista João Rodrigues, autor do guia gastronómico 'Duelos de Alimentos', a maçã é a vencedora desta batalha, mas por pouco.

Sinais e sintomas clínicos de deficiência de vitamina K incluem o sangramento das mucosas, hemorragias, melena (sangramento do estômago), hematúria ou quaisquer outras manifestações de coagulação deficiente (hematomas, sangramentos gengivais etc.).

O principal sintoma da deficiência de vitamina K é o sangramento (hemorragia) sob a pele (que causa manchas negras), nasal, de uma ferida, do estômago ou do intestino. O sangramento no estômago, às vezes, provoca vômitos com sangue.