Quais são as frutas ricas em ferro?

Perguntado por: elancastre . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Frutas para anemia: 7 opções ricas em ferro

  • Limão é uma fruta rica em ferro e em vitamina C. ...
  • Maracujá possui ferro e outras propriedades nutritivas. ...
  • Morango contém ferro, fibras e antioxidantes. ...
  • Coco é fonte de ferro e também é um superalimento. ...
  • Uva-passa é rica em ferro e em propriedades que facilitam a digestão.

Considerando uma alimentação que geralmente se consome no Brasil, os principais alimentos ricos em ferro são as carnes em geral, como as vermelhas, frango, peixes e crustáceos, gema de ovo, feijão e outras leguminosas e os vegetais verde escuros.

Sucos ricos em ferro

  • Suco de limão. ...
  • Suco de maracujá com menta. ...
  • Suco de morango. ...
  • Suco de amora com água de coco. ...
  • Suco de ameixa. ...
  • Suco de damasco. ...
  • Suco de beterraba. ...
  • Suco de espinafre.

Alimentos que impedem a absorção do ferro
Café e chá (taninos) Bebidas gaseificadas. Leite e derivados (cálcio) Ovos.

100 gramas de feijão contêm 1,3 grama de ferro. E a mesma porção de beterraba possui apenas 0,2 grama de ferro. Ao pensamos no aporte de ferro, é preciso considerar também a sua biodisponibilidade, ou seja, a capacidade de ser absorvido e aproveitado pelo organismo.

No caso das anemias carenciais, a deficiência de ferro e de ácido fólico deve ter na sua reposição uma dieta mais rica em carnes vermelhas, vegetais – folhas verdes, beterraba, alimentos de milho, feijão, cereais e frutas ricas em vitamina C, que ajudam na absorção do ferro.

Carne bovina

1. Carne bovina. Principal fonte de ferro, a carne bovina também traz uma série de nutrientes como proteínas, aminoácidos, gorduras, vitaminas A e do complexo B e outros minerais como zinco, fósforo, potássio e magnésio.

vitamina C

Contexto: Como a vitamina C ajuda a promover a absorção de ferro, muitos médicos a recomendam como um suplemento ao ferro oral para o tratamento da anemia ferropriva (os valores de referência do hemograma e ferritina são compatíveis com os usados no Brasil).

Medicamentos mais usados para combater a anemia ferropriva

  1. Combiron. O Combiron ou Combiron fólico é um medicamento comumente usado para tratar anemia causada por deficiência de ferro e também por deficiência de ácido fólico. ...
  2. Noripurum. ...
  3. Ferronil.

Um adulto saudável tem de 40 a 160 microgramas de ferro no sangue, que é o nível recomendado. Índices acima disso são um sinal de problema.

Um café da manhã rico em ferro ajuda a prevenir a anemia. Aposte em um omelete com folhas verde-escuras, como espinafre, rúcula, agrião! Esses são alimentos fontes de ferro e vitamina C. Se você gosta de frutas nesse horário, é uma ótima ideia complementar com as cítricas, como laranja e abacaxi, ricas em vitamina C.

A deficiência de ferro geralmente resulta da perda de sangue em adultos (incluindo sangramento da menstruação) mas, em crianças e gestantes, pode resultar de uma dieta inadequada. A anemia se desenvolve, fazendo com que as pessoas fiquem pálidas e sintam-se fracas e cansadas.

O suco de beterraba é um excelente remédio caseiro para anemia, porque é rica em ferro e deve ser associada a laranja ou outros frutos ricos em vitamina C, pois facilita sua absorção pelo organismo.

Algumas das principais dicas que podem ajudar a aumentar a absorção de ferro no organismo são:

  1. Aumentar o consumo de alimentos ricos em vitamina C. ...
  2. Ter uma dieta rica em ferro. ...
  3. Evitar o consumo excessivo de leite e derivados. ...
  4. Tomar probiótico. ...
  5. Evitar usar medicamentos antiácidos.

Nosso organismo não produz ferro, então você precisa absorvê-lo a partir da dieta - seja por meio do consumo de alimentos naturalmente ricos em ferro ou daqueles enriquecidos com o mineral, como pão de forma e cereais matinais. O problema é que nem todo ferro ingerido está na forma que você é capaz de absorver.

“Isto porque o ferro sérico, por apresentar muitas variações durante o dia, é um exame pouco confiável. Assim, o melhor exame para detectar a falta de ferro é a dosagem da ferritina sérica”, informa o hematologista. Assim, a ferritina é uma proteína que mostra a quantidade de ferro estocado em nosso corpo.