Quais são as frutas que contém vitamina K?

Perguntado por: lsantana . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 3 votos

Tomate (seco): 43 mcg (36% da dose diária) Kiwi: 40 mcg (34% da dose diária) Abacate: 21 mcg (18% da dose diária) Amora: 20 mcg (17% da dose diária)

São fontes alimentares de vitamina K em grande ou moderada quantidade: vegetais verde-escuros e folhosos (espinafre, couve, alface, salsa, agrião e mostarda), brócolis, nabo, couve-de-bruxelas, repolho, pepino com casca, cebolinha verde, nabo, aspargo, abacate, ervilhas, quiabo, fígado (boi, frango e porco), margarina, ...

A deficiência de vitamina K diminui os níveis de protrombina e outros fatores de coagulação dependentes de vitamina K, causando coagulação defeituosa e, potencialmente, sangramento. No mundo todo, a deficiência de vitamina K pode causar morbidade e mortalidade infantil.

espinafre

Quanto aos alimentos ricos em vitamina K, o grupo dos vegetais folhosos verde escuro contém a maior concentração, como, por exemplo, espinafre, brócolis e alguns tipos de alface, variando de 0,03-440 µgK1/100 g de alimento(8, 9).

vitamina C

Entre seus nutrientes estão as fibras, potássio, magnésio, fósforo, cálcio, vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, além de antioxidantes, triptofano e carboidratos. Sim, são muitos nutrientes!

O abacaxi, por exemplo, é um bom alimento anticoagulante. Possui a enzima bromelaína, que lhe dá as propriedades anticoagulantes e de afinamento do sangue. Além disso, impede a formação de gotas e pedras nos rins. O ginseng é uma erva chinesa que há muito tempo é apontada como a cura para várias doenças.

Dito isso, há uma lista de alimentos que apresentam propriedades anticoagulantes, como:

  • gengibre;
  • pimenta caiena;
  • cúrcuma ou açafrão da terra;
  • alho.

Os alimentos que contém vitamina K interferem no funcionamento dos anticogulantes como a varfarina (Marevan ® ou Coumadin ® ou Marfarin ®): essa é a primeira coisa que a pessoa precisa saber quando recebe uma receita do seu médico que contenha esse tipo de medicamento.

O ideal, inclusive, é que você consuma peixes variados: salmão, atum, sardinha, cavalinha, truta e anchovas. O ácido graxo ômega 3, em especial, ajuda a "afinar" o sangue e a prevenir doenças cardiovasculares.

A pêra tem mais ácido fólico e vitamina K. A quantidade de ferro é mais elevada na pêra e os níveis de fluoreto na maçã são mais elevados. De acordo com o nutricionista João Rodrigues, autor do guia gastronómico 'Duelos de Alimentos', a maçã é a vencedora desta batalha, mas por pouco.

Sinais e sintomas clínicos de deficiência de vitamina K incluem o sangramento das mucosas, hemorragias, melena (sangramento do estômago), hematúria ou quaisquer outras manifestações de coagulação deficiente (hematomas, sangramentos gengivais etc.).

A vitamina K foi descoberta em 1929 como um nutriente essencial para a coagulação sanguínea (coagulação sanguínea). Existem duas formas principais de vitamina K: Vitamina K1 (filoquinona): Encontrada em alimentos vegetais, como folhas verdes.

Uma deficiência grave de vitamina B12 pode lesionar os nervos, causando formigamento ou perda de sensibilidade nas mãos e nos pés, fraqueza muscular, perda de reflexos, dificuldade em andar, confusão e demência.

O leite de vaca contém 5 µg a 10 µg por litro (a vitamina fica concentrada na porção lipídica do leite e outros laticínios ricos em gordura). As carnes, menos que 5 µg por 100 g.

Benefícios da vitamina K para o organismo
Os benefícios da vitamina K são sentidos principalmente pelo seu papel na coagulação sanguínea ao estimular o processamento de importantes proteínas para o nosso corpo.

A Vitamina K ajuda a aumentar o fluxo de urina; Ela também ajuda a melhorar o funcionamento do fígado; A Vitamina K atua como uma proteína, a qual é vista como sendo um dos fortes inibidores da calcificação arterial.

O consumo diário de banana também contribui para sua saúde cardíaca, por ser um alimento rico em potássio e magnésio. Estudos divulgados indicam que os níveis de potássio podem ter relação com a saúde do coração.

Fonte de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo, a ciência nutricional aponta que ingerir duas bananas por dia pode trazer mais benefícios do que você imagina, dentre eles, aumentar a disposição do corpo e reduzir os níveis de estresse do cotidiano!

Quais alimentos que ajudam na circulação sanguínea?

  • Laranja e outras frutas ricas em vitamina C. Frutas ricas em vitamina C e flavonoides possuem ação antioxidante, podendo auxiliar a reduzir o colesterol, um dos inimigos da boa circulação. ...
  • Gengibre. ...
  • Alho. ...
  • Cúrcuma. ...
  • Salmão, atum, sardinha. ...
  • Melão e melancia. ...
  • Uva.