Quais são as frutas nativas da região Sudeste?

Perguntado por: rpaiva5 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

Culturas como laranja e banana estão presentes em todo território nacional. Por outro lado, açaí, cupuaçu e graviola apresentam concentração regional. O mapa elaborado pela CNA mostra que 77,5% da produção de laranja está no estado de São Paulo, assim como 70,6% do limão.

cambuci (Campomanesia phaea) – fruta da Mata Atlântica e considerada símbolo da cidade de São Paulo, está quase extinta por aqui. Seus frutos são levemente azedos e refrescantes.

2 Frutos do cerrado. Dez frutos do cerrado com expressiva produção foram selecionados, sendo: pequi, bocaiuva, mangaba, cagaita, baru, murici, mama-cadela, buriti, araticum e guabiroba.

As frutas nativas podem ser caracterizadas como Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), uma vez que pouco são utilizadas regularmente na alimentação.

Dentre as 20 frutas mais consumidas no Brasil, apenas três são nativas: abacaxi, goiaba e maracujá. Aquelas que não pertencem ao país são: abacate, banana, caqui, coco, figo, laranja, limão, mamão, manga, marmelo, maçã, melancia, melão, pera, pêssego, tangerina e uva.

Jabuticaba

raras do mundo, já que se encontra majoritariamente. no Brasil e só nasce em abundância em épocas. específicas.

A Região Sudeste é responsável pela produção de 50% da cana-de-açúcar do Brasil e lidera as produções de amendoim, algodão, arroz, café, feijão, laranja, mandioca e soja.

Região agrícola do Sudeste
A região sudeste é considerada a região mais forte economicamente. Ela reúne São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. O Sudeste se destaca, no agropecuário, pela produção de cana-de-açúcar e de carne bovina. Cerca de 50% da cana brasileira é produzida ali.

Na agricultura, os principais produtos cultivados são: cana-de-açúcar, café, algodão, milho, mandioca, arroz, feijão e frutas.

Essa é daquelas frutas que em cada canto do país leva um nome diferente. No Sudeste, ela é conhecida pelo nome de Tangerina, enquanto no Sul, seu nome é Bergamota. Já no Nordeste, pode ser conhecida como laranja-cravo ou mimosa.

Ameixa-da-mata

Ameixa-da-mata (Eugenia candolleana)
A ameixa-da-mata é mais comum no litoral, entre o estado do Rio de Janeiro e Bahia. A ameixa-da-mata é pequena, mas cheia de polpa, e a sua aparência é bem parecida com a jabuticaba. Ela frutifica só no verão, então se você encontrá-la, não perca a oportunidade de experimentar.

CONHEÇA AS FRUTAS DO BRASIL

  • Região Nordeste. ACEROLA. CACAU. CAJÁ CAJARANA. CAJU. CARAMBOLA. CIRIGUELA. ...
  • Região Norte. ABIU. AÇAÍ AJURU. ARAÇÁ BACABA. BACURI. ...
  • Região Centro-Oeste. ABACAXI-DO-CERRADO. ARATICUM. BARU. CAGAITA. CAJUÍ CATOLÉ ...
  • Região Sudeste. ABACATE. AMORA-DO-MATO. BANANA. BREJAÚVA. GOIABA. JACA. ...
  • Região Sul. FEIJOA. PINHÃO.

PRINCIPAIS FRUTAS ABACATE A produção de abacate em Minas Gerais vem crescendo a cada ano. Segundo dados da Pesquisa Agrícola Municipal – PAM (IBGE, 2020 – dados preliminares), a área cultivada no estado é de 6.429 hectares, aumento superior a 30% em relação a 2019.

Existem mais de 300 frutas nativas do território nacional.
Algumas frutas brasileiras, como goiaba, caju, maracujá e abacaxi, são bastante populares em todo o país, mas existem outras que, mesmo sendo deliciosas, ainda são desconhecidas pelos consumidores.

Os 11 melhores pratos típicos do Sudeste brasileiro e onde encontrá-los

  • Pão de queijo. (Foto: Marcelo Krelling/Shutterstock) ...
  • Feijão tropeiro. (Foto: AS Food Studio/Shutterstock) ...
  • Mate de galão com biscoito Globo. ...
  • Virado à Paulista. ...
  • Lanches paulistanos. ...
  • Pastel de feira. ...
  • Moqueca capixaba. ...
  • Peroá frito.

A culinária paulista vem dos bandeirantes, que tinham uma dieta farta, composta por feijão, milho, mandioca, acrescida de arroz, carne de porco e ovos. A Região Sudeste é formada pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, possuindo diferenças marcantes na culinária de cada estado.

Chamamos de frutas nativas do Brasil, aquelas que existem em nosso território há muito tempo (antes da chegada dos portugueses em 1500). Até os dias de hoje, conhecemos cerca de 300 espécies de frutas nativas brasileiras.