Quais são as frutas mais doces?

Perguntado por: acapelo . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Doces. As frutas doces normalmente são as mais queridas, além de possuir uma maior variedade. São elas: banana, figo, caqui, fruta-pão, jaca, lichia, maçã vermelha, mamão, manga, sapoti, entre outras.

Na verdade não existem frutas sem açúcar porque todas as frutas contêm frutose, que é um tipo de açúcar. No entanto existem várias frutas com baixo teor de açúcar que você pode incluir no seu cardápio. Confira a lista das frutas com menos açúcar3: Limão: em cada 100 g contém apenas 1-2 g de açúcar.

Quanto mais madura, maior o índice glicêmico. Isto porque o amido (carboidrato complexo) presente na banana vai sendo transformado em açúcar conforme o fruto vai amadurecendo. A banana madura, com a casca completamente amarela, tem um índice glicêmico de 52 (baixo índice glicêmico) e é perfeita para o consumo.

Tipos de frutas-doces
No entanto, essas frutas não são compatíveis com as neutras ou ácidas. O melhor exemplo de fruta-doce é damasco, cereja, pinha, ameixa, tâmaras, romã, groselha, goiaba, maçã, mamão, pera, melão, melancia, uva e figo.

Laranja, abacaxi, goiaba, melão e kiwi são algumas das opções de frutas ricas em vitamina C! Fibras: possuem uma função essencial para o sistema gastrointestinal e pode ser muito importante na alimentação das pessoas com diabetes. Entre as frutas ricas em fibras estão a goiaba, maçã, pêra e abacate.

2. Entre as frutas doces, manga é rica em fibras. Assim como a banana, a manga traz diversos benefícios para o organismo, como a melhora no processo de digestão por ser rica em fibras e a ação antioxidante garantida pela vitamina C - e isso aparece tanto na fruta, quanto na polpa congelada para sucos.

Frutas secas (damasco, figo banana, ameixa etc.): opte por frutas sem adição de açúcar e cuidado com excessos! Frutas oleaginosas: o consumo moderado de amêndoas, macadâmia, castanha do Brasil, castanha de cajú, nozes, avelãs controla a compulsão por doces.

Você pode contar com os legumes de folhas verdes, como: couve, couve de Bruxelas, espinafre, acelga, repolho, rúcula, brócolis, alcachofra, agrião, escarola e chicória. Os legumes verdes também são uma boa opção: quiabo, pepino, aspargo, aipo, chuchu, vagem e ervilhas.

Banana

1 – Banana
Não importa se é nanica, prata, da terra ou ouro, a banana é uma das frutas mais ricas em carboidrato.

Verde: Tem pouco açúcar e é bem ácida. Vai bem como complemento em pratos salgados, saladas e assados.

Infelizmente, nenhuma fruta contém vitamina D.
Basicamente, a vitamina D está presente apenas em alimentos de origem animal. A única exceção são os cogumelos1, que, assim como os humanos, conseguem sintetizar o nutriente quando ficam expostos ao sol.

Veja quais são as cinco frutas com maiores taxas de glicose

  • Banana.
  • Ameixa preta.
  • Caqui.
  • Manga.
  • Mamão.

De acordo com o nutricionista Shilpa Arora, o ideal é que no máximo consuma até três por dia. Desde ajudar a diminuir o risco de cancro, dar mais energia ou ajudar na perda de peso, são vários os benefícios que encontra ao comer bananas.

O hábito de comer 2 bananas por dia podem melhorar muito o organismo e faz um bem especial ao coração. Benefícios ao sistema cardiovascular: regular os níveis da pressão arterial, prevenindo os derrames, AVC e o ataque cardíaco. Não é à toa que a banana é a fruta preferida dos atletas.