Quais são as frutas de Exu?

Perguntado por: eneves . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

Exu: é um Orixá que aceita tudo que a boca come, inclusive as frutas, mas ele tem predileção pelo caju, maçã e até pela cana de açúcar, que apesar de não ser uma fruta, ela é usada no culto a Exu, no intuito de amenizar situações adversas.

Frutas: maçã, uva rosada, pera, manga, mamão, melão, uva dedo-de-dama, kiwi, bergamota, laranja, ameixa, morango e cereja. Doces: balas de mel, sagu, palmier (orelha de macaco), açaí, gelatina de framboesa ou morango.

Composição: Aroeira, Gengibre, Hortelã, Picão Preto, Pau Tenente, Limão e Pitanga.

Atua no caos para que a ordem prevaleça. Não gosta de displicência e de injustiça. Exu é o orixá que entende como ninguém o princípio da reciprocidade. Exu é também o guardião do mercado, do comércio.

O Exu Mirim adora oferenda com doces e brinquedos, mas você também pode levar guaraná, morango, romã, maçã, cereja, acerola, pêssego, maracujá, goiaba vermelha, ameixa escura e manga. Ele gosta de sabores cítricos e dá preferência ao álcool como bebida.

Segundo a crença, as suas oferendas preferidas são o champanhe, o vinho, a cachaça, o espelho, as bijuterias e batons. Laroyê é a saudação destinada à Pomba Gira, que em português significa "Salve!".

Cada um deles tem sua bebida e comida preferida, indo desde a já famosa farofa, cachaça e a cerveja, até vinhos e uísques refinados. Velas, charutos ou cigarros são sempre bem-vindos.

Faça uma farofa de mel de abelha bem molhada e cubra esta roupa. Corte uma maçã em quatro partes iguais e coloque em cima desta farofa. Pegue duas penas de galo e finque-as unidas na farofa junto à maçã. Arrie esta magia na beira de um caminho próximo a uma encruzilhada pedindo com fé a Exu Olónan.

Saudação a Exu
Em respeito a energia de grande força de Exu, costuma-se pedir licença antes de adentrar aos espaços destinados à eles. Deste modo, antes de entrar no Reino, deve-se bater 3 palmas para “avisar” que estão entrando e saudá-los com a expressão “Larouiê Exu!” que significa “Salve Exu ou Acorde Exu”.

Comida: Carne vermelha com muito azeite de dendê, alho, cebola roxa e farofa amarela. Domínio: As encruzilhadas e estradas. Particularidade: Combate as magias negras, imprime respeito, trabalha com a quebra de demandas e é o grande guardião das estradas e encruzilhadas.

A direita: Oferenda para o Orixá Bará contendo milho torrado, pipoca, sete rodelas de batata inglesa assada, um opete (feito com batata inglesa cozida e amassada, moldada com a mão em forma de pera).

A amendoeira é uma erva de Exu, orixá dos caminhos, da comunicação e dos prazeres. Seus galhos são utilizados em rituais para trazer prosperidade ao ambiente comercial e as folhas são usadas em defumações com a mesma finalidade.

Pinhão Roxo – Erva Quente. Limão – folhas. Erva Morna. Dandá da Costa – Erva Quente.

Sabemos que Exu gosta de pimenta, então ele se agrada de padês com pimenta. Sabemos que Exu gosta de carne, então podemos dar carne ao Exu, sem necessariamente fazer um sacrifício animal.

Nosso exu tem que comer sangue, pois o sangue é vida e energia. Quanto mais ele se alimentar com sangue, mais forte ele vai ficar.

Já os Exus e as Pombogiras gargalham não apenas por alegria. Suas gostosas gargalhadas são também potentes mantras desagregadores de energias deletérias, emitidos com o intuito de equilibrar especialmente pessoas e ambientes.

as pessoas comuns (não médiuns) têm apenas um Exu Natural individual, ao qual não é possível identificar porque eles não se mostram (..)