Quais são as frases informais?

Perguntado por: afelix . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.4 / 5 9 votos

Já as frases informais são aquelas registradas em linguagem informal, ou seja, que usam um registro "popular" da linguagem, sem emprego de pronomes de tratamento específico. Podem ou não conter gírias, regionalismos e outros tipos de usos "não-normativos" da gramática.

Usando gírias e expressões
Linguagem formal: Estou muito atrasado. Linguagem informal: Caramba! Tô muito atrasado. No exemplo acima, a linguagem informal é caracterizada pelo uso da gíria "caramba", e também é exemplo do uso de expressões utilizadas oralmente, como o "tô".

A linguagem formal, também chamada de "culta" está pautada no uso correto das normas gramaticais. Já a linguagem informal, ou coloquial, representa a linguagem cotidiana, ou seja, trata-se de uma linguagem espontânea, regionalista e despreocupada com as normas gramaticais.

Utilização de frases informais, linguagem coloquial, variações, expressões. Uso do vocabulário formal, atenção à norma culta. Use expressões de interação. Interagir com o leitor é sempre uma ótima forma de dar um tom mais próximo ao discurso.

As frases formais são aquelas que são registradas em linguagem formal, ou seja, aquelas que devem ser usadas em ambientes específicos, onde se exige o uso da norma culta e pronomes específicos de tratamento.

Significado de Formal
adjetivo Que cumpre as regras com rigor, polidez; cerimonioso: estilo formal. Característicos de eventos solenes; em que há pompa: traje formal.

A comunicação formal é a transmissão de informações oficiais por vias formalizadas, como por exemplo o ofício. Já na comunicação informal, ao contrário da formal, a transferência de informações ocorre em forma de redes não formais, como exemplo as confraternizações entre os membros de determinada organização.

O que é a linguagem coloquial? Por sua vez, a linguagem coloquial é uma forma mais informal e cotidiana de comunicação. Nesse tipo de linguagem não existe uma preocupação com a norma culta, então ela pode ser mais espontânea e conter diversos regionalismos.

Isso significa que a linguagem verbal usa as palavras para efetivar a comunicação. Sendo assim, a linguagem verbal compreende duas modalidades diferentes: a linguagem escrita e a falada (ou oral).

Os conteúdo do relato pessoal demonstram para os leitores que na verdade temos a presença de uma linguagem informal estão em: "muito criança ainda", "milhões de coisas" e em "frio na barriga".

Resposta verificada por especialistas. O comprador usa linguagem mais informal.

Uma das maneiras mais seguras de começar sua mensagem comercial formal é dirigir-se ao destinatário com “Prezado Nome”. Ao mesmo tempo, é melhor evitar saudações de gênero, como “Prezado Senhor ou Senhora”, porque podem ser mesquinhas, exclusivas ou ofensivas.

O autor da notícia ocupa a perspectiva de observador externo que relata aquilo que vê e ouve, evitando todo tipo de expressão pessoal e julgamento subjetivo.

Apesar da coexistência das variantes linguísticas, a língua formal tem finalidades específicas e essenciais para a vivência em uma sociedade que depende da escrita em diferentes situações cotidianas, é por isso que ela conta com regras fixas que facilitam o planejamento do texto e a interpretação do leitor.

A linguagem regional (também chamada de regionalismos) é caracterizada por apresentar palavreado típico de uma certa região, comunidade ou povo. Essas variações linguísticas podem ser chamadas de dialetos regionais.

São exemplos de expressões coloquiais, exceto: dar um duro no trabalho.

A linguagem regional está relacionada com as variações ocorridas, principalmente na fala, nas mais variadas comunidades linguísticas. Essas variações são também chamadas de dialetos. O Brasil, por exemplo, apresenta uma imensa variedade de regionalismos na fala dos usuários nativos de cada uma de suas cinco regiões.