Quais são as formas de intervir nos conflitos?

Perguntado por: dgaspar . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.1 / 5 10 votos

Mediação – o mediador facilita o diálogo entre as partes, mas são elas que apresentam as soluções. Conciliação – participação mais efetiva do conciliador que pode sugerir soluções. Arbitragem – as partes indicam árbitros que irão dar a solução para o caso ao invés de levá-lo ao Judiciário.

Portanto, a melhor forma de resolver conflitos, atualmente, é através da arbitragem ou da mediação. Afinal, há muito mais segurança para os interesses envolvidos e muito mais economia, seja no fator tempo ou mesmo no fator financeiro.

Esse comportamento bidimensional define os 5 métodos de administrar conflitos, que são: competição, acomodação, afastamento, acordo, colaboração.

No âmbito do direito processual civil, em especial quanto às resoluções de litígios, a doutrina elenca três formas distintas para tal: a autotutela, a autocomposição e a heterocomposição.

Autotutela, autodefesa e arbitragem são exemplos de métodos alternativos de solução de conflito.

Os conflitos podem ser divididos em quatro pilares:

  • Intrapessoais: problemas relacionados com um único indivíduo;
  • Interpessoais: ocorrem com duas ou mais pessoas;
  • Intragrupais: dentro de um mesmo grupo, setor ou equipe;
  • Intergrupais: ocorrem em departamentos ou equipes distintas.

Sabendo disso, existem cinco estilos de gestão de conflitos. Estes estilos de gestão de conflitos estão baseados na satisfação dos próprios interesses versus o interesse da outra pessoa/grupo, compreendendo duas dimensões: a dimensão assertiva e a dimensão cooperativa.

Berg (2012) defende que existem três tipos de conflitos: pessoais, interpessoais e organizacionais, conforme veremos a seguir.

  • Conflito pessoal. ...
  • Conflito interpessoal. ...
  • Conflito organizacional.

Conheça as 6 técnicas de mediação de conflitos mais eficazes

  1. Escuta ativa. ...
  2. Rapport. ...
  3. Sessões individuais (caucus) ...
  4. Brainstorming. ...
  5. Parafraseamento. ...
  6. Resumo. ...
  7. 6 dicas práticas para descrever seu perfil profissional.

São considerados métodos alternativos quaisquer métodos que possam ser usados para substituir, reduzir ou refinar o uso de experimentos com animais na pesquisa biomédica, ensaios ou ensino.

A resolução de conflitos é o processo que duas ou mais partes usam para encontrar uma solução cordial para um problema. Conflitos podem ocorrer entre amigos e familiares, mas também entre colegas de trabalho, clientes e consumidores.

1 – Diálogo: é a etapa inicial, caracteriza-se normalmente pela cordialidade e racionalidade. 2 – Debate: as diferenças começam a ser percebidas e os argumentos começam a ser consistentemente apresentados com o objetivo de se chegar a uma conclusão.

Os conflitos podem ser classificados em três tipos de visão: tradicional, das relações humanas e interacionista.

Alguns pontos necessários para que o Lider/Gestor consiga gerenciar conflitos: Entender a origem, já que as principais razões se encontram na diferença de interesses e valores. Estabelecer o diálogo – ouvir os lados envolvidos. Dialogar, falar da situação, mesmo que seja difícil.

A mediação é um meio consensual de gestão de conflitos que estimula o diálogo e a construção conjunta de decisões, ou seja, convida todos(as) os(as) envolvidos(as) a fazerem parte da decisão e da mudança. É um espaço de diálogo e de confiança em que não há julgamentos, acusações ou análise de documentos.

No Brasil, a negociação, a conciliação, a mediação e a arbitragem são os exemplos mais conhecidos desses métodos, que oferecem, de forma rápida, eficiente, segura e economicamente viável, com menos riscos e melhores resultados, resolução e composição dos conflitos surgidos entre as partes.

A maior parte destes conflitos envolve disputas por território e inclui, dentre as motivações, diferenças étnicas, religiosas e o controle de recursos naturais.

“O conflito é um desacordo e, em geral, as pessoas entram em conflito por divergência (incompatibilidade) de valores, necessidades, opiniões e desejos de uma ou de ambas as partes” (ZAPAROLLI, 2009).