Quais são as formas de esterilização?

Perguntado por: ncaetano . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.9 / 5 13 votos

Os métodos de esterilização podem ser divididos em físicos (calor, filtração e radiação) e químicos (compostos fenólicos, clorexidina, halogênios, álcoois, peróxidos, óxido de etileno, formaldeído, glutaraldeído e ácido peracético).

A esterilização por processos físicos pode ser através de calor úmido, calor seco ou radiação. A esterilização por radiação tem sido utilizada em nível industrial, para artigos médicos-hospitalares. Ela permite uma esterilização a baixa temperatura, mas é um método de alto custo.

Os métodos de esterilização podem ser divididos em químicos (compostos fenólicos, clorexidina, halogênios, álcoois, peróxidos, óxido de etileno, formaldeído, glutaraldeído e ácido peracético) e físicos (calor, filtração e radiação).

Óxido de etileno (ETO)
É um dos métodos mais eficazes e utilizados no processamento. A autoclave é um tipo de esterilização por óxido de etileno e sua ação se dá pela reação com uma proteína no núcleo da célula, impedindo a reprodução do microrganismos.

A esterilização é um processo que visa a destruir todas as formas de vida microbianas que possam contaminar materiais e objetos. São eliminados durante a esterilização organismos como vírus, bactérias e fungos.

A autoclavagem é um tratamento térmico bastante utilizado no ambiente hospitalar e que consiste em manter o material contaminado a uma temperatura elevada, através do contato com vapor de água, durante um período de tempo suficiente para destruir todos os agentes patogênicos.

A Central de Material e Esterilização (CME) é um setor destinado à limpeza, ao acondicionamento, à esterilização, à guarda e à distribuição dos produtos para a saúde.

Os métodos químicos fazem uso de líquidos com capacidade esterilizante e o processo ocorre por imersão, portanto, é necessário um cuidado especial no manuseio desses produtos, que são: formaldeído, ácido peracético entre outros.

Métodos Químicos

  • Efeito estático (bacteriostático, fungistático ou virustático)- inibição do crescimento. ...
  • Efeito microbicida (bactericida, fungicida, viruscida) – morte do microrganismo.
  • Os agentes químicos podem ser usados para descontaminação, desinfecção, anti-sepsia ou esterilização.

Em média = 75 à 90 min.

Nos estabelecimentos de saúde, os métodos de esterilização disponíveis para processamento de artigos no seu dia a dia são o calor, sob a forma úmida e seca, e os agentes químicos sob a forma líquida, gasosa e plasma.

Autoclave é um aparelho que esteriliza materiais e artigos médico-hospitalares por meio do calor úmido sob pressão (que pode variar de grau, de acordo com o tipo de material). Para evitar a contaminação entre os pacientes, os acessórios dos ventiladores, devem ser esterilizados após o uso.

A principal diferença entre assepsia e antissepsia está no fato desta última se tratar da desinfecção de um local, enquanto a primeira trata da higienização preventiva. Ambos os termos costumam ser confundidos e, embora estejam relacionados, cada um possui um significado distinto.

O processo de esterilização em autoclaves é composto pelas fases: (1) remoção do ar da câmara; (2) entrada do vapor; (3) exposição dos produtos ao vapor; (4) exaustão do vapor; (5) secagem da carga.

Existem três diferentes tipos de desinfecção: de alto, médio e baixo nível; e ela pode ser feita por dois métodos diferentes: a desinfecção física ou química. E para uma higienização eficaz de utensílios hospitalares, é muito importante selecionar o tipo e o método que for mais adequado!