Quais são as formas de comunicação?

Perguntado por: avargas . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.4 / 5 20 votos

comunicação verbal; comunicação não-verbal; comunicação escrita; comunicação visual.

Ao longo deste texto, abordaremos os tipos de comunicação: verbal, não-verbal, escrita, visual, oral e assertiva.

Quais são os tipos de comunicação?

  • Comunicação Verbal.
  • Comunicação não verbal.
  • Comunicação escrita.
  • Comunicação visual.

Comunicação é a adversidade mais comum dos negócios e empreendimentos em geral, e é indicada como um dos principais motivos pelos quais eles falham. No caso das unidades judiciárias não é diferente. A comunicação tem quatro funções básicas dentro da organização: controle, motivação, expressão emocional e informação.

Os processos de comunicação envolvem o envio, recebimento e interpretação de mensagens entre um remetente e um receptor. Essas mensagens podem ser transmitidas verbalmente, por escrito ou através de meios não-verbais, como gestos e expressões faciais.

Veja sete dicas para isso:

  • Saiba escutar o outro. ...
  • Faça as perguntas certas. ...
  • Use a linguagem corporal. ...
  • Pratique a comunicação não violenta. ...
  • Esteja aberto a novas ideias. ...
  • Tenha um planejamento. ...
  • Use os jogos ao seu favor.

As primeiras formas de comunicação aconteceram por meio de sinais, gestos e sons. A escrita surgiu a partir dos primeiros registros de desenhos (pinturas rupestres) em cavernas, datados de 15.000 a.C., na África. Outros registros de escrita foram encontrados em outras partes do mundo, como os hieroglifos, no Egito.

Os elementos da comunicação são componentes que estão presentes no processo comunicativo estabelecido entre emissor e receptor. Isto é, a troca de mensagens entre o falante e o ouvinte é constituído por esses componentes.

A comunicação não verbal, como o próprio nome sugere, é aquela que acontece sem o uso de palavras faladas ou escritas. Inclui comportamentos aparentes, como: olhares, gestos, toques, posturas, assim como mensagens menos óbvias, como: roupas, distância espacial entre as pessoas etc.

Outros exemplos de comunicação verbal são: diálogos, leitura de livros, revistas, dentre outros. Por outro lado, quando estamos assistindo a uma apresentação teatral, em que o ator se expressa por mímicas (linguagem corporal) e não emite nenhuma palavra, estamos diante da linguagem não verbal.

O conceito de comunicação vem do latim communicare, que significa tornar comum, compartilhar, trocar opiniões, associar, conferenciar. O ato de comunicar implica em trocar mensagens, que por sua vez envolve emissão e recebimento de informações.

Isso significa que a linguagem verbal usa as palavras para efetivar a comunicação. Sendo assim, a linguagem verbal compreende duas modalidades diferentes: a linguagem escrita e a falada (ou oral).

A comunicação formal é a transmissão de informações oficiais por vias formalizadas, como por exemplo o ofício. Já na comunicação informal, ao contrário da formal, a transferência de informações ocorre em forma de redes não formais, como exemplo as confraternizações entre os membros de determinada organização.

O papel da comunicação é transmitir, através de informações e ações, para os públicos de relacionamento e a sociedade em geral o que a organização é e faz.

Comunicação verbal — usa a linguagem escrita e falada; Comunicação não verbal — usa recursos como olhares, gestos, postura e até mímica facial para se comunicar; Comunicação paraverbal — diz respeito ao tom de voz, volume e ritmo empregado, assim como as pausas e expressões sonoras.

Elas são classificadas em seis tipos: função referencial, função emotiva, função poética, função fática, função conativa e função metalinguística. Cada uma desempenha um papel relacionado com os elementos presentes na comunicação: emissor, receptor, mensagem, código, canal e contexto.

Jornais, televisão, telefone, computador, celular e internet são os principais meios de comunicação da atualidade.