Quais são as formas de amar alguém?

Perguntado por: gmenezes . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.1 / 5 11 votos

Palavra de Afirmação – Elogios verbais e palavras de incentivo e apreciação pelo outro. Exemplo: Falar para a esposa que está bonita, Falar para o filho que ele é capaz. Toque Físico – Contato físico: Carinho, beijos, abraços, sexo.

  • 1 - Eros (Amor Apaixonado) ...
  • 2 - Ludus (Amor Divertido) ...
  • 3 - Philos (Amor Próprio) ...
  • 4 - Mania (Amor Obsessivo) ...
  • 5 - Pragma (Amor Comprometido) ...
  • 6 - Storge (Amor Familiar) ...
  • 7 - Philia (Amizade Amor) ...
  • 8 - Ágape (Amor Compassivo ou Piedoso)

Costuma-se dar o nome de amor verdadeiro a um sentimento muito forte de afeto entre duas pessoas. Esse sentimento é tão intenso que é capaz de unir essas duas pessoas sob quaisquer circunstâncias, mesmo diante das maiores dificuldades e provações.

Conheça-as:

  1. Eros: amor apaixonado e romântico. É paixão, luxúria e prazer. ...
  2. Philia: amizade íntima e autêntica. ...
  3. Ludus: amor lúdico e sedutor. ...
  4. Storge: amor familiar incondicional. ...
  5. Philautia: amor-próprio. ...
  6. Pragma: amor comprometido e companheiro. ...
  7. Agápe: amor empático e universal.

São elas: palavras de afirmação, tempo de qualidade, toque físico, atos de serviço e presentes. A coordenadora da clínica-escola do curso de Psicologia da UNICID, Ana Flavia da Costa Parenti, conta que cada pessoa pode possuir até duas dessas linguagens, sendo uma delas preponderante.

Para o célebre escritor C.S. Lewis, o amor pode ser comunicado de quatro maneiras: Afeição, a forma mais básica de amar; Amizade, considerada a mais rara; Eros, o amor apaixonado; e Caridade, o maior e menos egoísta deles.

Os 3 tipos amores definidos pelos gregos e utilizados por muito autores até os dias atuais são: Eros, Philia e Ágape.

De facto, o amor é um tema tão complexo que continua a ser visto como um enigma impossível de compreender. Ainda assim, existem dezenas de teorias que tentam explicar o amor, e uma delas define que há 6 tipos de amor concretos - Eros, Philia, Storge, Ágape, Ludus, Pragma e Philautia.

Amor é um sentimento de carinho e demonstração de afeto que se desenvolve entre seres que possuem a capacidade de o demonstrar.

A maior forma de amor: amor implícito.

Você sabia que os seres humanos geralmente se apaixonam por três pessoas ao longo de suas vidas, e que esses três amores, cada um diferente do outro, são necessários para aprender como amar e ser amado da forma correta?

O resultado dessas alterações hormonais são aquelas conhecidas por quem já experimentou o sentimento da paixão: aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, corpo mais quente e excesso de suor, falta de apetite, insônia, além da sensação de bem-estar e prazer quando se está com a pessoa amada.

Amor ao próximo é ajudar o outro sem desejar nada em troca, é um ato de compaixão e empatia sem se deixar levar pelo orgulho. Sendo assim, amar ao próximo é se importar com a vida do outro e tratá-lo com respeito.

Amor é um conjunto de emoções e comportamentos caracterizado pela intimidade, paixão e comprometimento. Ele envolve cuidado, proximidade, proteção, atração, afeto e confiança. O amor pode variar em intensidade e mudar com o tempo.

Amor ágape, amor philos e amor eros são expressões que fazem referência a três tipos distintos de amor. No idioma grego antigo, diferentes termos eram utilizados para se referir ao amor. Neste texto, nós iremos entender o que é amor ágape, amor philos e amor eros, bem como o significado desses termos na Bíblia.

Os 4 tipos de amor na Bíblia são: Amor Ágape: Amor perfeito e incondicional de Deus. Amor Philia: Amor fraternal entre pessoas. Amor Eros: Amor romântico da relação íntima entre homem e mulher. Amor Storge: Amor pelos familiares e pessoas próximas.

A seguir, veremos quais são as cinco linguagens que Chapman propõe para expressar amor:

  • Palavras de afirmação. Neste item está o poder da palavra expressa em cartas, conversas, mensagens... ...
  • Dar e receber presentes. Não precisam ser objetos materiais de grande valor. ...
  • Atos de serviço. ...
  • Tempo de qualidade. ...
  • Contato físico.

O livro, que teve sua primeira edição publicada em 1992, resume as 5 linguagens do amor em: palavras de afirmação, tempo de qualidade, presentes, atos de serviço e toque físico.

Pessoas que têm como linguagem de amor o tempo de qualidade valorizam os momentos ao lado das pessoas que amam e gostam de estar conectados com elas. Esse tempo vai além da presença física, uma vez que diz respeito a estar presente de corpo e alma.