Quais são as forças intramoleculares?

Perguntado por: erocha . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 4 votos

Distinguidas pelos tipos de átomos constituintes e comportamento dos elétrons, existem três tipos principais de forças intramoleculares: as ligações iônicas, as covalentes e as metálicas.

As forças intermoleculares, ou interações intermoleculares, são a forma com que as moléculas interagem entre si. São elas que mantêm unidas as moléculas de uma substância, fazendo com que sejam sólidas, líquidas ou gasosas! Assim, as interações intermoleculares são determinantes das propriedades das substâncias.

As forças que mantêm os sólidos e líquidos unidos são denominadas forças intermoleculares. A ligação covalente que mantém uma molécula unida é uma força intramolecular. A atração entre moléculas é uma força intermolecular. forças intramoleculares (por exemplo, 16 kJ mol-1 versus 431 kJ mol-1 para o HCl).

As moléculas que estão na superfície da água só realizam ligações de hidrogênio com moléculas situadas do lado ou na parte de baixo delas, isto provoca a contração do líquido, e cria uma força sobre as moléculas da superfície.

Existem três tipos de forças intermoleculares, que são: dipolo permanente, dipolo induzido e ligações de hidrogênio (antigamente chamada de pontes de hidrogênio).

ligação de hidrogênio

As três principais forças intermoleculares são: ligação de hidrogênio, dipolo permanente e dipolo induzido. Esta última é a mais fraca das três e é a única que ocorre entre moléculas apolares.

As ligações intermoleculares, como o próprio nome indica, são forças de coesão de natureza eletrostática que se estabelecem em todas as substâncias constituídas por moléculas polares ou apolares.

Afinal, qual é a diferença entre forças intramoleculares e intermoleculares? É simples: as forças intramoleculares ocorrem no interior das moléculas, ou seja, entre os átomos, enquanto as intermoleculares acontecem entre as moléculas.

Essas forças ficaram conhecidas como forças de dispersão ou forças de London. A força intermolecular é responsável por alguns fenômenos muito comuns, como a capilaridade e a tensão superficial.

As forças intermoleculares são as interações, por atração ou repulsão, que ocorrem entre as moléculas de uma substância. Vale ressaltar que as forças intermoleculares se referem apenas as substâncias covalentes. Ou seja, não inclui as ligações metálicas ou as ligações iônicas.

As interações dipolo-dipolo ou interações entre dipolos permanentes são forças atrativas que ocorrem entre moléculas polares. As forças intermoleculares, genericamente chamadas de Forças de Van der Waals, são três: dipolo induzido-dipolo induzido, ligações de hidrogênio e dipolo permanente-dipolo permanente.

Força intermolecular
Quando duas moléculas se aproximam há uma interação de seus campos magnéticos o que faz surgir uma força entre elas. É o que chamamos de força intermolecular. Essas forças variam de intensidade, dependendo do tipo da molécula (polar ou apolar) e, no caso das polares, de quão polares elas são.

As forças dipolo induzido-dipolo induzido são de fraca intensidade e ocorrem entre moléculas apolares, entre átomos de gases nobres ou entre moléculas polares e apolares. Essa força ocorre por uma deformação momentânea na nuvem eletrônica da molécula.

Forças de dispersão de London resultam das interações coulombianas entre dipolos instantâneos. Forças de dispersão estão presentes entre todas as moléculas (e átomos) e são tipicamente maiores para moléculas mais pesadas e mais polarizáveis e moléculas com superfícies maiores.

a) A ligação que atua em todas as moléculas é o dipolo-induzido (forças de dispersão/forças de London), que é causada pela migração momentânea da nuvem de elétrons da ligação – coisa que acontece em todas as ligações!

Reações de desidratação, ou reações de eliminação, intermolecular são aquelas em que uma molécula de água (H2O) é formada quando duas moléculas orgânicas iguais ou diferentes interagem sob a ação de aquecimento (em torno de 140oC) e ácido sulfúrico (H2SO4) concentrado.

As interações ou forças de dipolo induzido são as únicas que ocorrem com as moléculas apolares e com os gases nobres.

Elas também diferem quanto à força: a ligação metálica é mais forte, sendo sucedida pela ligação iônica e então a covalente.