Quais são as fontes visuais?

Perguntado por: aparaiso . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 4 votos

Alguns exemplos são as fotos, pintura e mapas. Mas não se limitam às imagens estáticas. Filmes, vídeos e animações também são fontes históricas visuais.

Os tipos de fontes são: documentos textuais, vestígios arqueológicos, representações pictóricas e registros orais.

José D'Assunção Barros organiza as fontes históricas em quatro tipos, que são:

  • documentos textuais;
  • vestígios arqueológicos e fontes da cultura material;
  • representações pictóricas; e.
  • registros orais.

As fontes históricas visuais dizem respeito às imagens de algum acontecimento. Alguns pesquisadores denominam esse tipo de fonte como iconográficas ou pictóricas. Alguns exemplos são as fotos, pintura e mapas.

As fontes escritas (cartas, discursos, leis, livros, entre outros) foram, durante muitos séculos, os únicos vestígios considerados legítimos para o historiador recuperar o passado.

As fontes escritas são aquelas que são documentadas, podemos encontrar em livros, jornais, manuscritos, dentre outros. Por sua vez, as fontes materiais são todas aquelas em que conseguimos olhar e tocar, como por exemplo as esculturas. E por fim, as fontes visuais são as pinturas, dentre outras.

Como forma de garantir que está a cumprir com todas as tarefas necessárias ao correto tratamento das suas fontes orais, o historiador pode criar uma listagem de tudo aquilo que precisa de fazer e, de modo a organizar melhor o seu trabalho, criar a partir dessa mesma lista de tarefas um formulário de controlo.

Continue lendo para explorar cada tipo de fonte e descobrir qual estilo causará o impacto que você procura para o seu logotipo.

  • Fontes serifadas. Esses são os tipos de fontes mais antigos. ...
  • Fontes não serifadas. ...
  • Fontes serifadas egípcias. ...
  • Fontes caligráficas. ...
  • Fontes decorativas.

Fontes materiais: são os documentos ou objetos físicos produzidos por mãos humanas. Sendo assim, documentos escritos, pinturas, fotos, vídeos, roupas, construções, objetos, entre outros, são considerados pelos historiadores como fontes imateriais.

Classificação de fontes
Existem 4 classificações primárias de estilo, nos quais a grande parte das fontes existentes se encaixam: (sem serifa), Serif (com serifa), Script (simula a escrita à mão) e Dingbat (composta por símbolos diversos no lugar das letras do alfabeto).

As fontes primárias de energia são aquelas que estão na natureza, como o sol, a água (dos rios e dos mares), os ventos, a madeira, o gás natural, o carvão mineral, o petróleo.

Resumo sobre fontes históricas
São documentos materiais e imateriais produzidos pelos homens ao longo do tempo. São o principal objeto de estudo do historiador para produzir conhecimento histórico. Seus tipos são: documentos escritos, vestígios arqueológicos, representações pictóricas e registros orais.

Fontes Sonoras
Qualquer corpo elástico capaz de vibrar pode produzir um som e nesse caso, recebe o nome de fonte sonora, alguns exemplos são o diafragma de alto-falante e o diapasão.

As fontes históricas materiais são os vestígios do passado deixados pelo homem. São as fontes mais amplas que existem pois, tudo que foi produzido pelo homem desde a sua existência é passível de pesquisa.

As fontes têm várias classificações possíveis: podem ser voluntárias e involuntárias, materiais ou formais; as formais, por sua vez, podem ser imediatas e mediatas. Quanto às fontes voluntárias e involuntárias, o critério de distinção é a forma e processo como se exteriorizam essas regras.

As fontes históricas podem ser vestígios arqueológicos, como ossos dos animais e dos homens que viveram no período da pré-história. Esses são exemplos de fontes materiais escritas. Documentos escritos em tempos passados, mapas, cartas, diários, pergaminhos e jornais antigos também são fontes materiais escritas.

Fonte única é o material construído ou lapidado no momento do estudo primário. Para ser considerada uma fonte única, o material deve preencher os requisitos CDE. Ela deve ser completa, ou seja, deve conter todas as informações que você precisa sobre o assunto, e não apenas fragmentos da matéria.

Além da fotografia, outros materiais visuais foram utilizados como instrumentos metodológicos, entre eles: desenhos, pinturas, colagens, bonecos/as, maquetes, reproduções artísticas, peças artesanais, filmes, cartazes, livros imagéticos, histórias em quadrinho, propagandas.