Quais são as fontes de energia utilizadas nas usinas termelétricas?

Perguntado por: asantanas . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Uma usina termelétrica é uma instalação industrial que gera energia térmica por meio da queima de combustíveis, como bagaços, madeira, óleo, gás natural e outros produtos.

A energia termelétrica é produzida através da geração de calor ocasionada pela queima de qualquer combustível líquido, sólido ou gasoso, que aquece a água armazenada gerando vapor. Este, por sua vez, é direcionado para as turbinas conectadas aos geradores de eletricidade.

Vantagens das usinas termoelétricas
Tratam-se de opções para países carentes de outras fontes energéticas para gerar eletricidade. Ademais, subprodutos, como a palha de arroz e bagaços, lixões e aterros sanitários, podem ser utilizados enquanto fonte de calor.

A maior usina solar térmica do mundo está localizada em Ivanpah que fica nos Estados Unidos em uma região desértica da Califórnia. Essa usina solar térmica tem a capacidade de geração de 392 MW de potência e é capaz de alimentar aproximadamente 140 mil casas.

  • Fontes Fósseis.
  • Fontes de energia renováveis.
  • Energia Hidráulica.

As fontes de energia, também chamadas de fontes energéticas, são quaisquer recursos que podem gerar energia, alguns exemplos são: o petróleo, o carvão, a força das águas e dos ventos e a luz solar.

Fontes de energia são opções energéticas com origens diversas. Dividem-se em fontes renováveis, como a energia solar, e fontes não renováveis, como os combustíveis fósseis. Fontes de energia são recursos naturais ou artificiais que possibilitam a produção de energia.

As usinas termelétricas são opções viáveis para gerar energia, pois é possível utilizar qualquer produto, como biomassa, madeira e carvão mineral para gerar calor. Essa fonte energética é bastante utilizada no exterior, mas o Brasil, por possuir muitos rios, tem como principal matriz energética as usinas hidrelétricas.

Como funciona uma usina termelétrica? A geração de energia termoelétrica se dá por meio da queima de combustíveis fósseis, de modo que o calor gerado pelo processo de combustão aquece a água em uma caldeira, que se transforma em um vapor com alta pressão, e faz as pás das turbinas da usina girarem.

Na geração termelétrica, utiliza-se a queima de um combustível para aquecer a água em uma caldeira até se tornar vapor que, associada a alta pressão, faz girar uma turbina, acoplada a um gerador, onde é gerada a eletricidade.

Em 2021, os maiores produtores de energia termelétrica no Brasil foram: Rio de Janeiro, São Paulo, Maranhão, Amazonas e Santa Catarina.As usinas termelétricas foram responsáveis por quase 29% da energia elétrica gerada no ano de 2021 no Brasil, crescimento provocado pela Crise hídrica no Brasil em 2020–2021.

energia hidroelétrica

A energia hidroelétrica é a principal fonte de energia utilizada para produzir eletricidade no país. Atualmente, 90% da energia elétrica consumida no país advém de usinas hidrelétricas.

Trata-se de uma máquina de 27 toneladas, capaz de produzir 100 kW e alimentar 1200 lâmpadas a qual foi instalada em Holborn Viaduct Station, em Londres, no ano de 1882.

Complexo Termoelétrico Jorge Lacerda

A maior usina termelétrica a carvão mineral do Brasil é o Complexo Termoelétrico Jorge Lacerda em Santa Catarina e uma das maiores usinas termelétricas a gás natural do país é o Complexo Termelétrico Parnaíba, no Maranhão, com 1,4 GW de capacidade instalada.

As usinas termoelétricas poluem muito porque produz óxido de enxofre que reage com o oxigênio do ar formando ácido sulfuroso que por sua vez sofre oxidação formando o ácido sulfúrico que é o maior responsável pela produção d chuva ácida. A chuva ácida é arratada por muitos quilômetros indo poluir outros locais.

Grande liberação de poluentes, uma vez que são usados combustíveis fósseis tanto para queima como para a geração da energia. Os poluentes gerados são responsáveis pelo aumento do aquecimento global. Outro fator negativo é o aumento do efeito estufa em virtude dos poluentes gerados e emitidos na atmosfera.

A região Sudeste, especialmente o estado de São Paulo, concentra a maior parte dessas unidades, mas elas estão distribuídas por todo o país. Atualmente, a maior termoelétrica brasileira é a Usina Termoelétrica Porto de Sergipe I, que fica no litoral sergipano, na região Nordeste do país.

Em 1924 foi construída a Usina Termoelétrica de Arroio dos Ratos, pela Companhia de Estradas de Ferro e Minas de São Jerônimo. Foi a primeira Usina Termoelétrica do Brasil e da América Latina, tendo sido desativada na década de 1950.