Quais são as fontes de ATP para as fibras musculares?

Perguntado por: llopes . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

Recarga do ATP: Fonte primária: fosfocreatina (CP) - sua quebra fornece 1 ATP. A reserva de fosfocreatina é muito pequena: 5s a 8s de contração no máximo. Fonte secundária: glicogênio (armazenado nos músculos). Com oxigênio: glicólise aeróbica - 38 ATP.

Quando a adenosina está ligada a apenas dois grupos fosfato, temos a adenosina difosfato (ADP) e, quando está ligada a um grupo fosfato, constitui a adenosina monofosfato (AMP). O ATP consiste em uma molécula de adenosina ligada a três grupos fosfato.

As fibras tipo I que são as vermelhas, utilizam o sistema de energia aeróbico que tráz mais oxigenação nos músculos. Abaixo trazemos algumas características, como: Contração muscular lenta; Capacidade oxidativa (utiliza o oxigênio como principal fonte de energia);

Quando falamos na capacidade de gerar energia para o corpo, os principais são as proteínas, os carboidratos e a glicose. Consumir de forma rotineira os alimentos em que eles estão presentes é a melhor forma de ter sempre um bom nível de energia para as atividades.

As fibras (células) musculares possuem internamente, as miofibrilas (arranjo organizado de filamentos de actina, miosina, tropomiosina e troponina além de outras proteínas). Elas promovem em conjunto a contração das células musculares.

Fonte de Energia para a Contração Muscular
Após a cabeça ter se soltado da actina (realizada sua função), nova molécula de ATP é clivada, iniciando um novo ciclo. A "busca" de novo ATP pela cabeça de miosina faz com que ela se desligue da actina provocando um relaxamento muscular.

No músculo estriado esquelético, a contração se dá pela interação entre os dois filamentos de proteínas nos sarcômeros (actina e a miosina). A cabeça da miosina empurra os filamentos de actina, gerando a contração muscular.

A passagem dos elétrons estimula uma enzima chamada ATP sintase, que adiciona fosfatos no ADP (adenosina difosfato) para produzir ATP (adenosina trifosfato).

ATP (adenosina trifosfato) é a principal molécula transportadora de energia nos seres vivos. A maior parte da energia química que os organismos necessitam para realizar seu metabolismo é proveniente das reações de hidrólise dessas moléculas.

Como dito anteriormente, o ATP está relacionado com a disponibilidade de energia para uma célula. Quando ele reage com água (processo de hidrólise), forma fosfato inorgânico (Pi) e ADP. Essa reação é responsável por liberar energia, sendo, portanto, uma reação altamente exergônica (que libera energia).

A energia necessária para a contração muscular vem da hidrólise do ATP. Já a disponibilidade de cálcio vem da liberação deste íon do retículo sarcoplasmático através dos canais de cálcio. Também é importante entender que o sarcômero é a unidade contrátil da fibra muscular.

Os nutrientes que se constituem nas principais fontes de energia durante o exercício físico são os carboidratos e as gorduras. Os músculos sempre se utilizam de uma mistura desses dois nutrientes na “queima” metabólica com oxigênio.

2 resposta(s) o ATP possui 3 funções primordiais na contração muscular, fornecendo energia para o encurtamento do sarcômero, viabilizando o desligamento acto-miosínico por interação físico-química ao filamento espesso e suportando a bomba de cálcio, o que encerra a ciclagem das pontes cruzadas.

Deste modo as fibras musculares esquelética podem ser ordenar em três tipos de fibras sendo que duas delas são classificadas como fibras rápidas Tipo IIx e Tipo IIa (fibras de contração rápida) e fibra lentas classificada em fibra tipo I ( fibras de contração lenta).

Quais são as principais fontes de energia para o corpo?

  • Carboidratos, a principal maneira de se obter energia:
  • Proteínas, como a principal fornecedora de estrutura para o corpo:
  • Vitaminas do complexo B, essenciais para a energia e atividade corporal.
  • Potássio, o protetor dos músculos.
  • Belt B12 + Açaí Com Blueberry.