Quais são as fobias mais assustadoras?

Perguntado por: osales . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

vamos aos filmes.

  1. Abissofobia. O medo de abismos e precipícios pode ou não ter inspirado um dos autores mais relevantes de todos os tempos: H.P. Lovecraft. ...
  2. Apifobia. A mais corajosa das pessoas pode sair correndo diante de uma abelha. ...
  3. Automatonofobia. ...
  4. Belonofobia. ...
  5. Coimetrofobia. ...
  6. Coulrofobia. ...
  7. Catoptrofobia. ...
  8. Demonofobia.

Medo doentio de contactar com crianças.

Mas há também algumas fobias consideradas raras como a gamofobia (medo de casamento), a afania (medo de perder a capacidade sexual), a coulrofobia (medo de palhaços) ou a eisoptrofobia (medo de espelhos).

Megalofobia é o medo de objetos grandes
É interessante que o medo possa ser comum entre muitas pessoas, mas seja sentido e experimentado de maneira diferente. Por exemplo, alguém pode ter medo de animais grandes como elefantes e baleias, enquanto outros podem ter medo de objetos feitos pelo homem isolado.

Hipopotomonstrosesquipedaliofobia

Hipopotomonstrosesquipedaliofobia – Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que o Brasil seja o país mais ansioso e estressado da América Latina. Uma das vertentes desse tipo de quadro é o transtorno de ansiedade social, popularmente conhecido como fobia social. Ele já acomete cerca de 13% dos brasileiros, totalizando 26 milhões de pessoas.

Aerofobia
Entre as fobias mais comuns, e que atinge cerca de um terço da população mundial, está o medo de voar. Os sintomas, nesse caso, não se manifestam apenas durante um voo, podendo ser iniciado ainda quando a pessoa percebe a necessidade de voar para participar de algum evento social ou uma viagem de lazer.

Você sabe o que é Ometafobia? É o medo de olhos, quem tem essa fobia não consegue olhar diretamente nos olhos de ninguém, evitam fotos e imagens, e em algumas situações chegam a desenvolver medo do reflexo dos próprios olhos.

Nictofobia é uma fobia específica relacionada ao escuro. Tal transtorno está catalogado no Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5, na sigla técnica) e representa o excesso de ansiedade quando alguém se expõe a cenários de penumbra ou completa escuridão.

Submecanofobia. É o medo irracional de objetos feitos pelo homem debaixo d'água. Submarinos, estátuas e naufrágios todos podem causar medo. Temos tudo isso à vontade, já que temos naufrágios gerados processualmente para explorar, além de algumas antigas ruínas alienígenas.

Existem mais de 100 fobias específicas categorizadas. Elas têm relação com animais, ambientes naturais, situações, ferimentos, entre outros. Muitas pessoas têm medo desses elementos e não são consideradas fóbicas.

A modelo Erica Valentine tem Filemafobia, uma fobia que faz com que a pessoa tenha medo e sinta nojo do beijo por causa dos germes.

A androfobia é caracterizada por ser um medo excessivo e persistente de homens. A pessoa diagnosticada com o quadro sofre de uma ansiedade exacerbada e sem razão eminente. Androfobia é uma palavra derivada do grego “andro” (homem) e “fobos” (medo).

A psicóloga especialista em terapia cognitivo-comportamental Renata Borja destaca que as causas da malaxofobia têm relação com a interação entre dois fatores: vulnerabilidade e estresse. A primeira tem relação com fatores genético-biológicos, hábitos, histórico pessoal, cultural, religioso e crenças.

O teste para saber se você sofre de tripofobia consiste, essencialmente, na exposição a imagens de aglomerados de círculos, furos e buracos. É a intensidade de suas reações que sugere o indício da fobia.

Continuar lendo Quantas fobias existem?