Quais são as figuras mais marcantes do Barroco?

Perguntado por: rtavares7 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 14 votos

Alguns representantes dessa época: na arquitetura e na pintura, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho; na pintura, Manuel da Costa Ataíde, o Mestre Ataíde; na música, José Joaquim Emérico Lobo de Mesquita.

Principais nomes do Barroco no Brasil
O poema épico “Prosopopeia”, de Bento Teixeira (1633-1696) é considerado o marco inicial do Barroco no Brasil em 1601. O artista exalta em suas 94 estrofes o terceiro donatário da capitania de Pernambuco. Outro destaque da literatura barroca foi Gregório de Matos (1633-1696).

As cenas representadas eram envoltas em definida oposição do claro-escuro, contavam com a força das cores quentes, da gradação da claridade, todos esses elementos reforçavam a expressão de sentimento das obras que quase falavam aos seus interlocutores.

As esculturas barrocas já não são concebidas segundo esquemas geométricos, mas sim combinando movimentos, soltos e vivos, das figuras.

Gregório de Matos (1636-1696) é o maior nome da literatura barroca no Brasil. A sua obra contém poemas satíricos, religiosos e lírico-amorosos. O poeta descreva a Bahia é um exemplar da sua criação satírica, onde há muito uso de ironia e deboche.

No Brasil, os dois principais escritores desse estilo são Gregório de Matos (1636-1696), autor de poesias sacras e satíricas, além de Pe. António Vieira (1608-1697), com seus sermões.

Na pintura, conquistou, inclusive, características próprias, como nos trabalhos de Mestre Ataíde.

  • A pintura barroca.
  • Caravaggio.
  • Diego Velázquez.
  • Peter Paul Rubens.
  • Georges de La Tour.
  • Nicolas Poussin.
  • Mestre Ataíde.

Com a missão de resgatar as ideias teocêntricas e de conter a Reforma Protestante, o Barroco foi marcado pela estética extravagante. Sua arte possuía requinte e foi caracterizada pelo excesso de ornamentos e representações do divino. Dessa forma, se expandiu como uma arte eclesiástica.

Expressões dramáticas das personagens retratadas; Preferência pelas curvas e contornos em detrimento das figuras geométricas; Importância da iluminação e o jogo de luzes e sombras; Uso de contrastes a fim de evidenciar a proximidade do divino com o humano.

As principais características do Barroco, que é a segunda escola literária no Brasil e compreendeu os anos 1601 a 1767, são: dualismo, como sagrado x profano. cultismo, que é o jogo de palavras. conceptismo, que é o jogo de ideias.

O Barroco foi o estilo artístico dominante no Brasil durante a maior parte do período colonial, encontrando um terreno receptivo para um rico florescimento.

Aleijadinho

Considerado o maior artista e arquiteto do período colonial brasileiro, Aleijadinho destaca-se por obras arquitetônicas, esculturas, retábulos, altares e outras peças de arte sacra em diversas cidades históricas ...

Entre os principais artistas desse movimento, estão: Francesco Borromini, François Mansart, Jules Hardouin-Mansart, Claude Perrault e Louis Le Vau.

Gian Lorenzo Bernini
Esse, com certeza, é o nome mais importante para a escultura barroca. Foi ele quem desenvolveu o estilo de escultura que se popularizou na Itália do século XVII.

O estilo barroco chega ao Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo portugueses, leigos e religiosos. Seu desenvolvimento pleno se dá no século XVIII, 100 anos após o surgimento do Barroco na Europa, estendendo-se até as duas primeiras décadas do século XIX.

No barroco literário os dois estilos empregados foram: o "cultismo" e o "conceptismo". Eles correspondem respectivamente, ao "jogo de palavras" e ao "jogo de ideias". Os principais autores do barroco literário são: Gregório de Matos (1636- 1695)

Como característica única, ao obras barrocas são baseadas no real, envolvendo aspectos do eu e do mundo. A grandeza: Figuras exageradas são frequentemente identificadas nas artes barrocas. A sensualidade é característica presente nas artes barrocas, provocando o observador a identificar seus singelos aspectos.

As obras dos artistas barrocos europeus valorizam as cores, as sombras e a luz, e representam os contrates. As imagens não são tão centralizadas quanto as renascentistas e aparecem de forma dinâmica, valorizando o movimento. Os temas principais são: mitologia, passagens da Bíblia e a história da humanidade.

Aleijadinho: o artista mais famoso da arte barroca no Brasil
Aleijadinho é um dos principais artistas do barroco brasileiro dos séculos XVIII e XIX e é amplamente creditado pela arquitetura barroca única de Ouro Preto em Minas Gerais.

Esse período vigorou em Portugal até 1756, com a fundação da Arcádia Lusitânia e o surgimento de um novo estilo. O Barroco Literário em Portugal teve como maior representante o padre Antônio Vieira e suas obras “Sermões”, escritas em estilo conceptista.

As manifestações artísticas consideradas barrocas foram produzidas principalmente no século XVII. O traço principal do estilo barroco é a tensão entre espírito e matéria, céu e terra, razão e emotividade, contenção e derramamento, cientificismo e religiosidade.