Quais são as figuras mais marcantes do Barroco?
Alguns representantes dessa época: na arquitetura e na pintura, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho; na pintura, Manuel da Costa Ataíde, o Mestre Ataíde; na música, José Joaquim Emérico Lobo de Mesquita.
Quais foram os destaques do Barroco no Brasil?
Principais nomes do Barroco no Brasil
O poema épico “Prosopopeia”, de Bento Teixeira (1633-1696) é considerado o marco inicial do Barroco no Brasil em 1601. O artista exalta em suas 94 estrofes o terceiro donatário da capitania de Pernambuco. Outro destaque da literatura barroca foi Gregório de Matos (1633-1696).
Como as figuras Barroco eram definidas?
As cenas representadas eram envoltas em definida oposição do claro-escuro, contavam com a força das cores quentes, da gradação da claridade, todos esses elementos reforçavam a expressão de sentimento das obras que quase falavam aos seus interlocutores.
Como as figuras barrocas eram definidas?
As esculturas barrocas já não são concebidas segundo esquemas geométricos, mas sim combinando movimentos, soltos e vivos, das figuras.
Qual a maior figura do Barroco no Brasil na poesia?
Gregório de Matos (1636-1696) é o maior nome da literatura barroca no Brasil. A sua obra contém poemas satíricos, religiosos e lírico-amorosos. O poeta descreva a Bahia é um exemplar da sua criação satírica, onde há muito uso de ironia e deboche.
Quem foi o artista mais importante do barroco brasileiro?
No Brasil, os dois principais escritores desse estilo são Gregório de Matos (1636-1696), autor de poesias sacras e satíricas, além de Pe. António Vieira (1608-1697), com seus sermões.
Quais os principais representantes da pintura barroca?
Na pintura, conquistou, inclusive, características próprias, como nos trabalhos de Mestre Ataíde.
- A pintura barroca.
- Caravaggio.
- Diego Velázquez.
- Peter Paul Rubens.
- Georges de La Tour.
- Nicolas Poussin.
- Mestre Ataíde.
O que marcou o período Barroco?
Com a missão de resgatar as ideias teocêntricas e de conter a Reforma Protestante, o Barroco foi marcado pela estética extravagante. Sua arte possuía requinte e foi caracterizada pelo excesso de ornamentos e representações do divino. Dessa forma, se expandiu como uma arte eclesiástica.
Quais são as principais características da arte barroca?
Expressões dramáticas das personagens retratadas; Preferência pelas curvas e contornos em detrimento das figuras geométricas; Importância da iluminação e o jogo de luzes e sombras; Uso de contrastes a fim de evidenciar a proximidade do divino com o humano.
Quais são as principais características do estilo barroco?
As principais características do Barroco, que é a segunda escola literária no Brasil e compreendeu os anos 1601 a 1767, são: dualismo, como sagrado x profano. cultismo, que é o jogo de palavras. conceptismo, que é o jogo de ideias.
O que representou o barroco no Brasil?
O Barroco foi o estilo artístico dominante no Brasil durante a maior parte do período colonial, encontrando um terreno receptivo para um rico florescimento.
Qual o artista brasileiro que mais se destacou na arte sacra?
Aleijadinho
Considerado o maior artista e arquiteto do período colonial brasileiro, Aleijadinho destaca-se por obras arquitetônicas, esculturas, retábulos, altares e outras peças de arte sacra em diversas cidades históricas ...
Quais eram as principais figuras envolvidas no surgimento da arte e da arquitetura barroca?
Entre os principais artistas desse movimento, estão: Francesco Borromini, François Mansart, Jules Hardouin-Mansart, Claude Perrault e Louis Le Vau.
Qual foi o artista que mais se destacou na escultura e na arquitetura barroca?
Gian Lorenzo Bernini
Esse, com certeza, é o nome mais importante para a escultura barroca. Foi ele quem desenvolveu o estilo de escultura que se popularizou na Itália do século XVII.
Quem trouxe o estilo barroco para o Brasil?
O estilo barroco chega ao Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo portugueses, leigos e religiosos. Seu desenvolvimento pleno se dá no século XVIII, 100 anos após o surgimento do Barroco na Europa, estendendo-se até as duas primeiras décadas do século XIX.
Quais são os estilos do Barroco?
No barroco literário os dois estilos empregados foram: o "cultismo" e o "conceptismo". Eles correspondem respectivamente, ao "jogo de palavras" e ao "jogo de ideias". Os principais autores do barroco literário são: Gregório de Matos (1636- 1695)
Qual é o tema principal das obras barrocas?
Como característica única, ao obras barrocas são baseadas no real, envolvendo aspectos do eu e do mundo. A grandeza: Figuras exageradas são frequentemente identificadas nas artes barrocas. A sensualidade é característica presente nas artes barrocas, provocando o observador a identificar seus singelos aspectos.
O que a arte barroca valoriza?
As obras dos artistas barrocos europeus valorizam as cores, as sombras e a luz, e representam os contrates. As imagens não são tão centralizadas quanto as renascentistas e aparecem de forma dinâmica, valorizando o movimento. Os temas principais são: mitologia, passagens da Bíblia e a história da humanidade.
Quem foi um dos maiores ícones da arte barroca brasileira?
Aleijadinho: o artista mais famoso da arte barroca no Brasil
Aleijadinho é um dos principais artistas do barroco brasileiro dos séculos XVIII e XIX e é amplamente creditado pela arquitetura barroca única de Ouro Preto em Minas Gerais.
Qual a maior figura do Barroco em Portugal?
Esse período vigorou em Portugal até 1756, com a fundação da Arcádia Lusitânia e o surgimento de um novo estilo. O Barroco Literário em Portugal teve como maior representante o padre Antônio Vieira e suas obras “Sermões”, escritas em estilo conceptista.
O que o Barroco defende?
As manifestações artísticas consideradas barrocas foram produzidas principalmente no século XVII. O traço principal do estilo barroco é a tensão entre espírito e matéria, céu e terra, razão e emotividade, contenção e derramamento, cientificismo e religiosidade.