Quais são as figuras de linguagem mais utilizadas por Machado de Assis em suas obras?

Perguntado por: dramos . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

Machado de Assis utiliza eufemismo e ironia para citar os amigos mortos.

A metonímia consiste em empregar um termo no lugar de outro, havendo entre ambos estreita afinidade ou relação de sentido. Observe os exemplos abaixo: 1 - Autor pela obra: Gosto de ler Machado de Assis.

Figuras de linguagem são palavras ou expressões que destoam da linguagem denotativa. Elas podem ser classificadas como semânticas, de pensamento, de sintaxe ou de som. As figuras de linguagem são usos de palavras ou expressões com sentido conotativo.

As figuras de linguagem são usadas para exprimir de formas e objetivos diferentes os pensamentos da pessoa que escreve, a fim de comover, surpreender, fazer o leitor rir ou refletir sobre algo.

Uma das figuras de linguagem mais conhecidas, a metáfora é utilizada para fazer a comparação entre dois ou mais elementos sem utilizar termos que indiquem que uma comparação está sendo feita, deixando de forma implícita. Veja o exemplo abaixo: Carolina é um doce de pessoa.

Exemplos de linguagem figurada
"Quando o Francisco chegou lá, ele deu com a cara no portão". Esta frase pode ser interpretada de duas formas: no sentido literal ou no sentido figurado. O sentido literal indica que o Francisco chegou no determinado local e bateu literalmente com a cara no portão.

A linguagem literária é conotativa, subjetiva e não apresenta função utilitária. O caráter artístico dos textos é obtido pelo emprego da linguagem literária. A linguagem literária pode ser lírica, narrativa, dramática ou mesmo descritiva.

Figura de linguagem é um elemento que pode ser utilizado no texto para que ele se torne mais expressivo. Por esse motivo, elas também são chamadas de “figuras de estilo” ou “recursos estilísticos”, já que melhoram a comunicação e trazem novos sentidos para a mensagem a ser transmitida.

Por ser um recurso estilístico que remete ao exagero, a hipérbole costuma ser utilizada para dar uma intensidade muito maior ou menor àquilo que se quer dizer, dando ênfase ao efeito do discurso. Veja no exemplo: Eu estou congelando de frio!

Como mencionado anteriormente, as Figuras de Linguagem são classificadas em quatro: figuras de palavra, figuras de sintaxe, figuras de pensamento e figuras de som.

Exemplos de Gradação
Mais dez, mais cem, mais mil e mais um bilião, uns cingidos de luz, outros ensangüentados (...).” (Machado de Assis) “Em cada porta um freqüentado olheiro,/que a vida do vizinho, e da vizinha/pesquisa, escuta, espreita, e esquadrinha,/para a levar à Praça, e ao Terreiro.” (Gregório de Matos)

A poesia precisa comover, despertar emoções, enlevar. Assim, fazendo valer tais intenções, o poeta dispõe de recursos diversos, haja vista que na linguagem não há limites nem objeções.

Elipse e Zeugma
A elipse e a zeugma são figuras de linguagem pouco conhecidas, mas muito cobradas em provas e que geram confusão entre os alunos.

7 dicas de figura de linguagem que vão cair na sua prova!

  • Metáfora.
  • Metonímia.
  • Elipse/zeugma.
  • Antítese.
  • Ironia.
  • Prosopopeia ou personificação.

A linguagem verbal pode ser compreendida quando nos expressamos por meio de textos escritos ou orais. Já a linguagem não verbal é identificada por meio de imagens, gestos e outros processos de comunicação não oralizados ou escritos.

Linguagem verbal: também chamada de linguagem verbalizada, é expressa por meio de palavras escritas ou faladas. Linguagem não verbal: utiliza signos visuais, como, por exemplo, os gestos, postura, ilustrações, placas, músicas.