Quais são as ferramentas de qualidade?

Perguntado por: aresende . Última atualização: 7 de maio de 2023
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As 7 Ferramentas do Controle de Qualidade são: Fluxograma, Diagrama Ishikawa (Espinha-de-Peixe), Folha de Verificação, Diagrama de Pareto, Histograma, Diagrama de Dispersão e Cartas de Controle.

8 ferramentas de gestão da qualidade que ajudarão o seu negócio!

  1. Fluxograma. Esta é uma das ferramentas de gestão da qualidade essencial para o departamento definir seus processos e como eles devem acontecer. ...
  2. Diagrama de Ishikawa. ...
  3. PDCA. ...
  4. Diagrama de Pareto. ...
  5. Análise SWOT. ...
  6. Cartas de controle. ...
  7. Six Sigma ou Seis Sigma.

O Diagrama de Pareto é uma das sete ferramentas da qualidade, é uma ferramenta gráfica que ajuda a identificar a relação causa e consequência/efeito. Sua análise auxilia na identificação dos principais problemas que afetam uma organização e seus processos.

Tanto o PDCA quanto a 5W2H possuem várias etapas; planejamento, execução, plano de ação, avaliação, lições aprendidas… e em cada uma dessas etapas ainda há inúmeras outras verificações. Tudo isso pode ser difícil de gerenciar através de um documento ou uma planilha se houverem muitas pessoas e processos envolvidos.

O que chamamos de 7 Ferramentas da Qualidade é um conjunto de metodologias que foi reunido por Kaoru Ishikawa e amplamente difundido como forma de melhorar os processos das empresas. Desde então, elas vem sendo utilizadas nos sistemas de gestão e auxiliam na melhoria dos serviços e processos.

PDCA Passo a Passo

  1. 1º Passo: Planejamento. Primeiramente, você deve identificar e/ou entender o seu problema, seja ele o aprimoramento da qualidade de um produto, processo ou mesmo de um projeto . ...
  2. 2º Passo: Execução. Em segundo lugar, vem a etapa de execução. ...
  3. 3º Passo: Verificação. ...
  4. 4º Passo: Atuar/Agir.

Acredita-se que foram reunidas por Kaoru Ishikawa, influenciado por uma série de palestras em que W. Edwards Deming tinha apresentado para engenheiros e cientistas japoneses em 1950, e posteriormente foram amplamente difundidas como forma de melhorar os processos das empresas.

5W2H quer dizer 5 Ws e 2Hs ou, em bom português: quem, o que, quando, onde, como e quanto. É, basicamente, uma metodologia para definir e executar atividades ou montar planos de ação — desde um projeto enorme ao procedimento mais simples, como comprar um computador novo para a agência, por exemplo.

As ferramentas da qualidade são um conjunto de metodologias utilizado para definir, medir, analisar e resolver problemas que impactam nos resultados das organizações. Estas ferramentas colaboram para que os problemas sejam solucionados de forma assertiva, direcionando corretamente os esforços.

O Fluxograma é uma ferramenta utilizada para a organização sequencial dos processos da empresa, afim de deixar clara e padronização da execução, melhorando a comunicação, aumentando a produtividade e reduzindo retrabalhos e custos de operação.

8 ferramentas de melhoria contínua

  1. Ciclo PDCA. Uma das ferramentas mais utilizadas na melhoria contínua e planejamento estratégico é o Ciclo PDCA. ...
  2. Diagrama de Ishikawa. ...
  3. Matriz GUT. ...
  4. Six Sigma. ...
  5. 5S. ...
  6. 5W2H. ...
  7. Kaizen. ...
  8. Análise SWOT.

Qualidade, segundo a ISO (International Standardization Organization), é a adequação e conformidade dos requisitos que a própria norma e os clientes estabelecem. Em outras palavras, a qualidade é o nível de perfeição de um processo, serviço ou produto entregue pela sua empresa.

A sigla MASP significa Método de Análise e Solução de Problemas e busca identificar as causas de um problema para, então, propor soluções efetivas e definitivas, maximizando os resultados. O método foi desenvolvido no Japão, sendo conhecido como QC-Story.

As ferramentas de gestão de qualidade proporcionam um aumento de produtividade, por meio da otimização de processos e definição das responsabilidades de todos os elementos. Isso porque a produção se torna mais assertiva, com menos divergências, retrabalhos e desperdícios.

O controle de qualidade é o conjunto de práticas e procedimentos estabelecidos dentro das empresas para assegurar a excelência dos produtos e/ou serviços entregues, garantindo a satisfação do cliente e o sucesso do negócio.

O Diagrama de Pareto é um recurso gráfico utilizado para estabelecer uma ordenação nas causas de perdas ou defeitos que devem ser sanados. Essa ferramenta é muito útil sempre que necessitar classificar os problemas, erros, defeitos, para estudos e ações posteriores.

O PDCA é uma metodologia de gerenciamento com o objetivo de promover a melhoria contínua de processos, produtos ou serviços. Podemos ver um simples exemplo de PDCA quando a sua empresa recebe reclamações de clientes em relação a um atendimento lento de sua equipe de suporte.

O que é o Ciclo PDCA? PDCA (Plan, Do, Check, Act, ou em português, Planejar, Fazer, Verificar e Agir) é uma ferramenta de qualidade de quatro fases, amplamente utilizada para a solução de problemas, controle e melhoria contínua de processos e produtos.

Resumidamente, o ciclo PDCA serve para a melhoria na gestão de processos, levando a um gerenciamento mais eficiente e claro. Tornar um processo mais eficiente significa fazer da maneira mais simples, rápida e com menor custo, elevando a qualidade do resultado.