Quais são as feridas espirituais?

Perguntado por: aaparicio . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.2 / 5 10 votos

Depois de conhecer o evangelho, descobri que todos nós temos feridas espirituais. Elas são causadas, assim como nossas feridas físicas, por negligência ou como resultado de violação de normas de segurança — neste caso, os mandamentos de Deus. São feridas que nem remédio nem cirurgia alguma pode curar.

O Mestre vem ao nosso encontro para curar as feridas da nossa alma e do nosso coração. Ele tem o remédio, que é o Seu amor, a Sua bondade e afetividade profunda, que vem do coração do Pai e cura nossas feridas.

De acordo com a psicologia, há 5 feridas emocionais mais comuns. São elas: A humilhação, quando alguém ataca a dignidade de diversas maneiras, denegrindo o outro e causando feridas conscientes e subconscientes. A decepção, quando as expectativas caem por terra.

Depois de conhecer o evangelho, descobri que todos nós temos feridas espirituais. Elas são causadas, assim como nossas feridas físicas, por negligência ou como resultado de violação de normas de segurança — neste caso, os mandamentos de Deus. São feridas que nem remédio nem cirurgia alguma pode curar.

feridas que não são vistas, mas que podem se alojar profundamente em nossa alma e conviver conosco pelo resto das nossas vidas.

Ferida do Abandono – Máscara do Dependente
Não se sente alimentado afetivamente, tornando-se facilmente vítima nas situações (buscando ganhar a atenção do outro). Dependente extremo da opinião dos outros. Gosta do papel de salvador para ser elogiado e se sentir importante.

José é um exemplo claro de que na Bíblia as pessoas usadas por Deus eram passíveis de falhas, problemas e dificuldades. O coração de José era o próprio retrato do seu fracasso familiar. Porém, é impressionante a maneira tão especial como Deus tratou da ferida da alma de José.

Para curarmos as feridas espirituais, é importante que tomemos a decisão de cuidarmos de nós mesmos, especialmente quando essas feridas pesam. Todos nós temos feridas espirituais, e elas são causadas, assim como nossas feridas físicas, por negligência ou como resultado de violação de normas de segurança.

Comentário: Os remédios para a cura da alma são: Fé, oração, arrependimento, confissão, e mudança de hábito, estes são os passos para receber a cura da alma. Busque a Deus, se quer realmente a cura da alma, precisa ansiar por sua graça, confessar os seus pecados e receber a paz que somente Cristo pode dar.

Jó 5:18 ARA
Porque ele faz a ferida e ele mesmo a ata; ele fere, e as suas mãos curam.

Cura interior é a cura das feridas emocionais, e é o processo da conscientização da nossa situação. Certas áreas da nossa vida precisam de um toque especial do Espírito Santo de Deus. A Palavra de Deus é uma fonte extraordinária, porque trabalha no íntimo do ser humano, trazendo a cura para a alma.

A sensação de coceira na região afetada é um dos sinais de que a lesão está evoluindo positivamente. Outros fatores que indicam a cicatrização da ferida são: diminuição da dor, redução do tamanho da lesão e surgimento do tecido de granulação (tecido mais firme e avermelhado que se forma sobre a área exposta da lesão).

Para os médicos, qualquer ferida que não cicatriza em um prazo de 4 a 6 semanas deve ser tratada com mais atenção. Se o ferimento atinge o estágio crônico, ou seja, se a dificuldade de cicatrização é maior do que este período, passa a ser chamada de úlcera.

Podemos considerar as feridas emocionais como sensações, pensamentos e memórias dolorosas advindas das necessidades emocionais não atendidas ao longo do desenvolvimento, podendo ser a falta de afeto, aceitação, autonomia, limites realistas, expressão genuína das emoções ou ainda espontaneidade.

A cura espiritual também acontece quando prestamos e ouvimos humilde testemunho. O testemunho prestado em espírito de contrição, gratidão à providência e submissão à orientação divina é um poderoso tratamento para aliviar a angústia e as preocupações de nosso coração.

Feridas representam a perda da integridade da pele (ferimento) por causas externas (traumas ou cirurgias), ou por causas internas ou endógenas, relacionadas a doenças facilitadoras ou causadoras da ferida.

Quando descuidamos do nosso psicológico abrimos espaço para doenças como depressão, ansiedade, compulsões, entre outras enfermidades psíquicas, as quais podem progredir em sintomas físicos, como gastrites, enxaquecas e até mesmo bruxismo.