Quais são as fases Silabicas?

Perguntado por: lporto . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

pré-silábica: não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada; silábica: interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma; silábico-alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas; alfabética: domina, enfim, o valor das letras e sílabas.

Etapas da Alfabetização

  • Pré-silábica: Essa fase se caracteriza em dois níveis. No primeiro, as crianças tentam diferenciar os desenhos da escrita, identificando o que se pode ler. ...
  • Silábica:
  • Silábico-alfabética:
  • Nível Alfabético:

A escrita é uma representação gráfica com significados. Os cinco níveis de escrita segundo a psicogênese da língua escrita são os seguintes: nível pré-silábico, silábico, silábico-alfabético, alfabético e ortográfico.

– Silábico-alfabética:
Como o próprio nome sugere, durante essa fase a criança passa pela transição da etapa silábica para a alfabética. É durante essa fase que a criança começa a entender que as sílabas possuem mais de uma letra.

O nível seguinte é o silábico, que marca a construção de formas de diferenciação e organização da escrita. Nessa fase, a criança apreende noções sobre as letras, sobre como usá-las e como organizá-las para que possa dizer algo.

pré-silábica: não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada; silábica: interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma; silábico-alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas; alfabética: domina, enfim, o valor das letras e sílabas.

A criança não diferencia letras de números. Demonstra que ainda não entende a escrita como representação gráfica da fala. Nesse momento, muitas crianças acreditam que, para escrever uma palavra, são necessárias pelo menos três letras (critério da quantidade mínima de caracteres).

Estar alfabético significa que a criança já domina as relações entre fonemas e grafemas, fazendo uso de forma pertinente na escrita de palavras. Já estar alfabetizado, significa que o aluno lê, compreende e produz pequenos textos com autonomia.

Para Frith (1985), a aquisição e o desenvolvimento da leitura e da escrita é um processo interativo e passa por três fases: logográfica, alfabética e ortográfica.

O método tradicional tem seu aprendizado de forma dividida, ou melhor, por partes, primeiro aprende as vogais, depois as sílabas até chegar às palavras e as frases, para daí por diante construir textos.

A maioria das escritas modernas usam a ordem da esquerda para a direita, mas as escritas africanas N'Ko (1949), Mende Kikakui (século XIX), e Adlam (1980) foram criadas em tempos modernos e são escritas da direita para a esquerda.

No Ciclo de Alfabetização, o ensino de Língua Portuguesa encontra-se geralmente organizado em torno de quatro grandes eixos de ensino: (i) leitura de textos; (ii) produção de textos; (iii) oralidade e (iv) conhecimentos linguísticos.

Você pode trabalhar atividades de rimas e aliterações no caderno. Nesse caso, uma sugestão é estruturá-las com palavras de poesias, poemas e parlendas conhecidas pela turma. Assim, você ajudará a desenvolver a capacidade dos alunos de prestar atenção nos sons da palavra e avançar nos níveis de escrita.

A criança com hipótese pré-silábica pode ter contato com textos mais longos, para além de listas. Dar como tarefa o recorte de letras do alfabeto, ensinar a letra inicial das palavras ou ser exposto somente ao trabalho com palavras. Pedir que os alunos escrevam usando letras maiúsculas e minúsculas ou letra cursiva.