Quais são as fases do sono?

Perguntado por: uzaganelli . Última atualização: 28 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

As fases do sono

  • NREM 1: Chamado “sono leve”. É quando ainda estamos cochilando, podendo despertar com qualquer barulho. ...
  • NREM 2: Sono leve intermediário. ...
  • NREM 3: Chamado “sono profundo”, essa fase é fundamental para o descanso do corpo. ...
  • REM: É o sono profundo avançado.

O sono é dividido basicamente em duas fases: NREM e REM. Na transição de uma para a outra, contém estágios que aumentam gradativamente a intensidade do repouso e recuperação da energia e mente.

O ciclo do sono é dividido em dois grandes grupos, cada qual com sua especificidade fisiológica. São eles o sono NREM (movimento não rápido dos olhos, traduzido do inglês) e o REM (movimento rápido dos olhos). Como o ciclo completo dura cerca de 90 ou 100 minutos, ele é repetido de quatro a seis vezes por noite.

120 minutos

Durante uma noite de sono, uma pessoa normalmente tem cerca de 4 ou 5 períodos de REM, que são bem curtos no começo da noite e mais longos no final. É comum acordar por um curto período de tempo no fim de um acesso de REM. O tempo total de sono em REM ronda os 90 a 120 minutos por noite para adultos.

Para uma recuperação completa do seu corpo e mente, você precisa ter uma quantidade suficiente de sono em geral, mas também o suficiente para o sono REM e Profundo. O sono REM deve constituir 20 a 25% do sono total e o profundo 10-20%.

Para que os pais pudessem compreender melhor todo o processo, nas minhas consultas eu sempre divido em 4 os principais pilares que sustentam o sono, facilitando assim a compreensão. São eles: Biológico, Comportamental, Emocional e Psicológico.

Estágio 4: É o estágio do sono profundo, no qual corpo repõe as energias do desgaste diário. O organismo libera os hormônios ligados ao crescimento e executa o processo de recuperação de células e órgãos.

O sono REM é a última fase do ciclo de sono, caracterizado por movimentos oculares rápidos, sonhos vívidos, movimentos musculares involuntários, atividade cerebral intensa e batimentos cardíacos mais acelerados.

A quarta fase é a do sono profundo quando o corpo repõe as energias do desgaste diário. Nesta fase é que o organismo libera os hormônios ligados ao crescimento e executa o processo de recuperação de células e órgãos.

O sono REM é de extrema importância para a saúde, pois essa fase é caracterizada por uma intensa atividade cerebral. É quando produzimos diversos hormônios fundamentais para a nosso organismo e retemos novos aprendizados em nossa memória, por exemplo.

É possível, sim, que haja certa constipação de sonhos, ou seja, pessoas que sonham realmente pouco. Em geral, isso estará atrelado a algumas situações específicas, como idade muito avançada, algum tipo de transtorno mental ou trauma que tenha afetado as regiões do cérebro envolvidas organicamente na produção onírica.

Isto sugere que as pessoas que frequentemente se lembram dos sonhos podem dormir menos bem. Resumindo, o facto de uma pessoa se lembrar de um sonho não é indicativo de um sono de qualidade, podendo significar que simplesmente acordou na hora certa para se lembrar, o que pode estar associado a múltiplas doenças.

Dura cerca de 20 minutos. 3- Sono Profundo: Aqui o corpo está relaxado e a mente desligada. Não sonhamos e acontece a recuperação fisiológica. Pode durar de 20 a 40 minutos.

E sonhar quer dizer que você conseguiu entrar em fase profunda do sono, que requer um sono minimamente prolongado e não interrompido e geralmente ocorre em quem está com a saúde preservada. Então sim, sonhos geralmente indicam um sono profundo e saudável.

Olá, esses sintomas podem estar relacionados a alguma mudança recente na sua rotina, como por exemplo uma carga emocional, estresse, cobranças excessivas, ansiedade. Mas, é importante de fato procurar um médico para investigar por meio de exames como esta seu funcionamento orgânico.

- Adolescentes (14-17): Devem dormir em torno de 10 horas por dia. - Adultos jovens (18-25): 7-9 horas por dia. Não devem dormir menos de 6 horas ou mais do que 10 ou 11 horas. - Adultos (26-64): O ideal é dormir entre 7 e 9 horas, embora muitos não consigam.