Quais são as fases do relacionamento terapêutico?

Perguntado por: rgaspar . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

A autora divide o relacionamento terapêutico enfermeiro/paciente em quatro fases: 1ª Fase: Fase pré-interação: É a fase em que o enfermeiro começa a vinculação com o paciente, tentando compreendê-lo, colhendo dados através de observação não participante e participante, simultaneamente; 2ª Fase: Fase inicial: A fase ...

Em sua teoria, Peplau opta por descrever o processo de relação interpessoal da enfermagem em quatro fases: orientação, identificação, exploração e resolução.

O relacionamento terapêutico (RT) é uma ferramenta de cuidado centrada na pessoa e que possui um rol de saberes e práticas destinadas ao entendimento do ser humano, de suas limitações, necessidades imediatas e potencialidades.

Pilares da Ação Terapêutica
São eles: o Acolhimento, a Escuta, o Suporte e o Esclarecimento.

Nesse grupo encontram-se as seguintes técnicas: usar terapeuticamente o silêncio; ouvir reflexivamente; verbalizar aceitação; verbalizar interesse; usar frases incompletas; repetir as últimas palavras ditas pelo paciente; fazer pergunta; desenvolver a pergunta feita; usar frases descritivas; manter o paciente no mesmo ...

Para isso, o relacionamento interpessoal é baseado em cinco elementos principais:

  • autoconhecimento,
  • empatia,
  • assertividade,
  • cordialidade,
  • ética.

Em sua teoria, Peplau opta por descrever o processo de relação interpessoal da enfermagem em quatro fases: orientação, identificação, exploração e resolução. Essas etapas estão superpostas e devem ser consideradas de forma relacionada.

Quais são as fases de desenvolvimento da psicologia e qual seria a fase mais importante no processo da construção dos relacionamentos inter- pessoais? Essas são faixas aproximadamente. A mais importante os 5 primeiros anos de vida, inclusive a vida pré natal.

Teoria do déficit de autocuidado - o foco do estudo
Ela determina quando a enfermagem é necessária: sempre que um adulto ou pai/responsável (no caso de um dependente) é inábil ou se encontra limitado no suprimento de autocuidado eficaz continuado.

A relação terapeuta-paciente é pautada pelo momento do encontro. O campo analítico, criado entre a figura do terapeuta e do paciente, é função da personalidade dos dois. Para ocorrer este tipo de encontro é preciso que haja disponibilidade interna para o mesmo, de ambas as partes.

Contudo, para se estabelecer um trabalho terapêutico eficiente, é preciso que o terapeuta desenvolva algumas habilidades fundamentais, tais como: postura empática e compreensiva, aceitação desprovida de julgamentos, autenticidade, auto-confiança, flexibilidade, comprometimento, tolerância e interesse.

Constituem elementos básicos da comunicação terapêutica: o pensamento terapêutico; a empa- tia; a escuta; a atenção as emoções do paciente; o respeito, o acom- panhamento do paciente em suas reflexões; a ajuda ao paciente para aumentar sua dignidade; a autorre- flexão; e a auto-observação20.

O PTS desenvolve-se em quatro movimentos: diagnóstico, definição de metas, divisão de responsabilidades e reavaliação.

São exemplos de ações terapêuticas específicas de profissionais da saúde coletiva: proporcionar ao usuário um momento para pensar/refletir; exercitar a habilidade da empatia; lembrar-se de escutar o que o usuário precisa dizer; e acolher o usuário e as respectivas queixas emocionais como legítimas.

Por meio destes instrumentos, puderam encontrar a presença de cinco dos 11 fatores terapêuticos, sendo eles: universalidade, coesão grupal, oferecimento de informações, fatores existenciais e instilação da esperança.

Para facilitar a interação entre profissionais de saúde e pacientes, sugerem-se estratégias de comunicação terapêutica que, segundo uma das classificações mais divulgadas em nosso país, são categorizadas em três grupos: de expressão, de clarificação e de validação.

O que são Procedimentos Terapêuticos? São atos médicos realizamos com o objetivo de tratar uma doença ou desordem. Em contraste com um exame, onde informações são coletadas na tentativa de se definir um diagnóstico, um procedimento terapêutico é o tratamento propriamente dito de uma condição já diagnosticada.