Quais são as fases do processo de contratação?

Perguntado por: efelix . Última atualização: 30 de abril de 2023
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Passo a passo: conheça todas etapas do processo de contratação

  • Descrição clara e detalhada do cargo. É de fundamental importância descrever o cargo e as atividades inerentes a ele. ...
  • Definição do perfil de seleção. ...
  • Roteiro de entrevista. ...
  • Execução da entrevista. ...
  • Testes e dinâmicas. ...
  • Análise das entrevistas e finalização.

As Etapas do Processo de Recrutamento

  • Planejamento do Processo de Contratação. ...
  • Definição das Necessidades. ...
  • Divulgação da Vaga. ...
  • Triagem dos Currículos. ...
  • Aplicação de Testes. ...
  • Entrevistas. ...
  • Verificação de Referências.

O processo de contratação de funcionários é uma das funções mais importantes do setor de Recursos Humanos. Isso porque é por meio dessa etapa que novos colaboradores chegarão à organização, trazendo novas possibilidades de produção e alcance das metas traçadas.

Finalmente, depois de todo esse processo seletivo, é o momento da última etapa: a contratação. Há, então, a assinatura do contrato, os exames admissionais, anotação em carteira de trabalho, se for o regime CLT, entre outras burocracias.

Formas de contratação

  • Carteira assinada:
  • Estágio:
  • Jovem Aprendiz:
  • Terceirização:

Novas contratações geram meses de trabalho
Assim, pesquisas mostram que aqui no Brasil – o 2º país que mais sofre com contratações erradas –, os processos seletivos (da divulgação da vaga ao aperto de mãos final) podem demorar, em média, de oito a 12 semanas.

O processo de recrutamento e seleção pode variar de acordo com a empresa e o cargo pretendido, no entanto, existem três etapas da entrevista de emprego que podem ser comuns no mercado de trabalho. Compreender quais são essas etapas poderá ajudar você a saber o que esperar e como se comportar em cada uma delas.

O primeiro passo é realizar uma triagem, levando em consideração os pré-requisitos do cargo, além de separar as aplicações mais relevantes. Dependendo da vaga e do porte da corporação, a empresa receberá centenas de currículos e analisar um a um requer muito tempo e é pouco eficaz.

Recrutamento e seleção
Portanto, ao fazer novas contratações, é preciso enxergar a experiência do colaborador como um processo que se inicia já no primeiro contato do candidato com a empresa. Afinal, todas as expectativas e dúvidas do candidato acerca do possível novo emprego precisam ser elucidadas.

6 erros comuns que podem te eliminar do processo seletivo

  • Esquecer de anexar o currículo.
  • Currículos exageradamente longos podem eliminar do processo seletivo.
  • Não pesquisar a empresa.
  • Falta de pontualidade.
  • Testes ou informações pendentes.
  • Roupas inadequadas.

Quanto tempo uma empresa demora para chamar depois da entrevista? Em 44% dos casos, uma empresa demora até duas semanas para chamar depois da entrevista. Em 37% dos casos, uma empresa demora até uma semana para chamar depois da entrevista. E em apenas 4% dos processos seletivos, a empresa demora um dia para chamar.

Durante a segunda etapa do processo seletivo, seu potencial chefe quer saber se a pessoa que está representada no currículo é a mesma que está sendo entrevistada, se você consegue aplicar os aprendizados e habilidades que adquiriu durante seu tempo estudando e trabalhando em outros locais.

Uma das principais etapas do processo seletivo é o momento de selecionar os melhores currículos em meio a todas as candidaturas. Assim, as etapas podem continuar apenas com perfis mais compatíveis com a organização.

12- Quando o entrevistador diz que vai te ligar
Se o entrevistador disser que vai ligar, você pode ficar otimista! Geralmente, essa fala indica que você está sendo considerado para a vaga e que têm chances de avançar para a próxima etapa do processo de seleção ou contratação. No entanto, é importante ter paciência.

Como saber se a carteira já foi assinada? É possível saber se a carteira de trabalho foi assinada verificando, por exemplo, a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), através do número da carteira de trabalho (usando o CPF) direto no INSS (no site ou App).

A admissão é o processo para formalizar a contratação de um novo colaborador acordado em uma série de termos para a prestação de serviço de pessoa física ou jurídica.

O contrato é acordado por determinadas horas, dias ou meses, independentemente do tipo de atividade do empregado e do empregador. Deste modo, as empresas podem contratar um colaborador para trabalhar de forma esporádica e remunerá-lo apenas pelo período em que prestou seus serviços.

O novo funcionário deve ser admitido — ter a carteira de trabalho preenchida e devidamente assinada — após a realização do exame admissional.