Quais são as fases do Pós-operatório?

Perguntado por: ddias . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

O período pós-operatório é classicamente dividido em três etapas especiais: imediato, mediato e tardio. .

Pós-operatório imediato, mediato e tardio: conheça cada um

  • Pós-operatório imediato.
  • Pós-operatório mediato.
  • Pós-operatório tardio.

Dentre as principais causas dessa, tem-se: A atelectasia, que costuma ocorrer nas primeiras 24hrs; flebite, nas primeiras 48hrs; infecção do trato urinário, em até 72hrs; infecção da ferida operatória em até 5 dias após; e abcesso/coleção intracavitária com um período de até 7 dias depois.

Manter-se hidratado, ingerir alimentos leves, de fácil digestão e em pequenas porções são boas dicas. Deve-se evitar comer frituras, alimentos gordurosos, condimentos, carnes suínas ou doces para que a recuperação seja mais rápida. Além disso, não se deve consumir bebidas alcoólicas ou fumar.

5 cuidados de enfermagem no pós-operatório

  1. 1 – Administração de medicamentos. Mesmo que seja um procedimento rápido e simples, é comum ter alguns remédios para tomar no pós-operatório. ...
  2. 2 – Acompanhamento de reações. ...
  3. 3 – Passagem de sondas. ...
  4. 4 – Ajudar com cuidados pessoais e de higiene. ...
  5. 5 – Prevenção de lesões por pressão.

O perioperatório é subdivido em 3 fases, tendo o ato cirúrgico como referência: a fase pré-operatória, a fase operatória e o pós-operatório.

São procedimentos ou manobras consecutivas realizadas pelo cirurgião, desde o início até o término da cirurgia. De um modo geral as intervenções cirúrgicas são realizadas em quatro (4) tempos básicos.

Entende-se por pós-operatório o período que transita desde o momento da saída do paciente da sala de cirurgia até a sua recuperação.

  • Pós-operatório Mediato: Entre 24 horas e 7 dias.
  • Pós-operatório Tardio: 7 dias após a alta hospitalar.

Todo procedimento cirúrgico coloca o corpo em estado de estresse, o que enfraquece o sistema imunológico e aumenta os riscos de infecção. Os cuidados com o pós-operatório ajudam na recuperação completa e no alcance dos resultados desejados.

Segundo nutricionistas, o que deve ser evitado na dieta do pós-operatório são carboidratos em excesso, alimentos fermentados, bebidas alcoólicas, café e refrigerante, porque todos eles dificultam a chegada dos nutrientes ao local operado, atrasando a cicatrização.

As complicações cirúrgicas são condições, doenças ou eventos adversos que ocorrem após procedimentos cirúrgicos. As complicações cirúrgicas gerais mais comuns incluem hemorragia, infeções, lesões nos órgãos circundantes, eventos tromboembólicos venosos e complicações da anestesia.

Complicações pós-operatórias são sinais ou sintomas inesperados que surgem após uma cirurgia e em decorrência dela.

As complicações, riscos e intervenções foram identificadas e assim categorizadas: hipotermia, hipoxemia, apneia; edema agudo de pul- mão, tremores, náuseas e vômitos; retenção urinária, grau de dependência de cuidados; disritmias cardíacas, complicações gerais; complicações com idosos e posicionamento cirúrgico.

Cuidados no pós-operatório
Devemos ficar atentos para que não ocorra perda de drenos, cateteres e sondas, hipoventilação ou extubação acidental, e devem estar monitorizados o ritmo cardíaco e a pressão arterial.

Os cuidados de enfermagem identificados foram agrupados em sete categorias: manutenção do débito cardíaco, da integridade tecidual, do equilíbrio hidroeletrolítico, da ventilação e oxigenação, prevenção e tratamento da dor, prevenção e controle da infecção e apoio psicológico.

Existem dois tipos de diérese: Incisão: ato de separar os tecidos com corte, e divulsão: ato de separar os tecidos sem corte. Consiste na primeira etapa da cirurgia, sendo seguida pela hemostasia e síntese. Se implicar retirada de tecido ou de órgão, pode ser chamada de exérese.

A deiscência da sutura cirúrgica, popularmente conhecida como abertura dos pontos, é uma complicação grave na qual as bordas da ferida, que estão unidas por uma sutura, acabam abrindo e se afastando, o que aumenta o risco de infecção e dificulta a cicatrização.

Período pré-operatório é aquele que decorre desde o diagnóstico cirúrgico da doença em questão até a data da realização do procedimento indicado.