Quais são as fases do leite materno?

Perguntado por: mnovais . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 7 votos

Ele pode ser dividido em 3 fases:

  • Colostro. Nos primeiros dias de vida, o estômago do bebê ainda é pequeno e comporta entre 5 e 27 ml de leite, por isso as mamadas são mais curtas e frequentes. ...
  • Leite de Transição. ...
  • Leite Maduro.

Puerpério é o período após o parto até que o organismo da mulher volte às condições normais (pré-gestação). Assim, ele se inicia com a saída da placenta e termina com a primeira ovulação, que será seguida de menstruação.

Motivos para a baixa produção de leite materno
Perda de sangue excessiva (mais de 500 ml) durante o parto ou retenção de fragmentos da placenta podem atrasar a descida do leite (que geralmente ocorre cerca de três dias após o parto).

Como saber se o meu leite está a ser suficiente para alimentar o meu bebé?

  1. O bebé mama várias vezes durante o dia e a noite;
  2. Urina no mínimo 6 vezes por dia;
  3. A urina não tem cheiro forte e não é carregada;
  4. O bebé aumenta de peso (ver o vulgo "cartão amarelo de vacinas")

O colostro é um líquido espesso e amarelado, rico em anticorpos que desempenham um papel fundamental na imunidade e desenvolvimento saudável do bebê. Geralmente, dura em torno de três a cinco dias, sendo substituído pelo leite maduro após esse período.

"O teor de gordura depende do quanto a mama está cheia ou drenada", explica o Professor Hartmann. "A gordura aumenta ao longo da mamada, até cerca de 30 minutos depois, e diminui à medida que a mama volta a encher. A concentração de gordura no leite anterior e posterior depende da quantidade que o bebê mama.

A alimentação materna durante o período de lactação pode influenciar na qualidade do leite materno, principalmente em relação ao teor de vitaminas e de minerais. Enquanto a concentração dos macronutrientes, como proteínas, gorduras e carboidratos não sofrem influência.

As mulheres que optam pela amamentação exclusiva produzem cerca de 750-800 ml de leite por dia após 2 a 4 semanas do parto. Posteriormente, a produção diária de leite pode variar entre 450 a 1.200 ml. Na primeira semana logo após o parto, as mães costumam amamentar os bebês 8 a 12 vezes em 24h.

Um bebê recém-nascido mama, em média, de 30ml a 60ml de leite a cada mamada. A quantidade de leite e mamadas variam conforme a idade, peso, tamanho e estado de saúde da criança. A quantia de leite em cada mamada aumenta a cada semana de vida do bebê.

Alimentos que estimulam a produção do leite materno

  • Alimentos úteis para estimular a Lactação: – Arroz Integral. – Aveia. – Canjica. – Castanhas. – Milho e Derivados. ...
  • Frutas úteis que estimulam a Lactação: – Amoras. – Morangos. – Laranja-lima. – Lima-da-pérsia. ...
  • São recomendados também: – Amendoim. – Banana. – Côco. – Figo.

3Compressas geladas, amarrar os seios com faixas ou tomar chás e remédios para secar o leite são alguns dos métodos possíveis. 4Existem medicações para ajudar o leite materno a secar, porém todas, sem exceção alguma, devem ser indicadas pelo médico ginecologista.

Em alguns casos isso não acontece; em outros, ocorre apenas enquanto o bebê mama em um seio e o outro fica pingando leite. Esse vazamento está relacionado com o acúmulo de leite materno nas mamas. Por isso, a melhor solução para o problema é amamentar seu bebê sempre que ele pedir, em posições diferentes.

Em suma, o golfo do bebê é algo normal. Não dói, não faz mal e logo o pequeno já está feliz novamente. Já o vômito precisa de mais atenção.

Não existe leite materno fraco.

Cálcio

  • leite;
  • iogurte;
  • queijos duros;
  • sardinha;
  • brócolis;
  • gergelim;
  • aveia.

Este leite materno espesso e pegajoso é muitas vezes denominado "ouro líquido", não só devido à sua cor amarela ou alaranjada, mas também por ser tão importante para a alimentação e proteção do seu vulnerável recém-nascido.

Alimentos como as oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes, macadâmias, amendoim etc), açaí, chocolate amargo, abacate, azeite, peixes como atum, bacalhau, salmão, sardinha e atum, semente de chia e quinua são ótimas opções.