Quais são as fases do desenvolvimento da personalidade?

Perguntado por: esantana . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

Sigmund Freud, pai da psicanálise, criou a teoria do desenvolvimento da personalidade humana, composta por cinco fases psicossexuais: oral, anal, fálico, latência e genital.

Desenvolvimento da personalidade, os conhecimento de Freud, o desenvolvimento da personalidade sobre a influência da infância, as fases universais do desenvolvimento, a fase oral, a fase anal, a fase fálica, fase de latência, fase genital.

O desenvolvimento da personalidade engloba a construção e desconstrução dinâmicas de características integrativas que distinguem um indivíduo em termos de traços comportamentais interpessoais. O desenvolvimento da personalidade está em constante mudança e sujeito a fatores contextuais e experiências que alteram a vida.

Sigmund Freud, o pai da psicanálise, propôs sua teoria do desenvolvimento psicossexual na infância através de 5 estágios: oral, anal, fálico, latência e genital. As famosas 5 fases de freud.

Essas partes nada mais são do que os estágios do desenvolvimento, e os critérios que determinam esses estágios são: desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial.

A personalidade é formada na primeira infância, até os 2, 7 ou 14 anos, dependendo da linha de pesquisa. De acordo com Holland, ela é fruto da genética, das experiências nessa fase da vida e a influência das figuras parentais. Em síntese, o importante é que na vida adulta a personalidade está formada.

Id, ego e superego: esses são os três componentes da Teoria Estrutural, que representam, respectivamente, os impulsos, a racionalidade e o senso de moral. Cada uma dessas partes é responsável por diferentes aspectos da personalidade e definem como o indivíduo age e se relaciona com outras pessoas.

ID, Ego e Superego

  • ID. O ID é a fonte de energia psíquica e o aspecto da personalidade relacionado aos instintos. ...
  • Ego. O ego é aspecto racional da personalidade responsável pelo controle dos instintos, servindo como mediador e facilitador da interação entre o ID e as circunstâncias do mundo externo. ...
  • Superego. ...
  • Método LOTUS.

A personalidade mascara, assim, a forma como cada individuo se desenvolve junto ao meio social e lida com seus conflitos internos e externos. Nesse ínterim, Freud expôs cinco modelos para conceituar a personalidade humana, o topográfico, dinâmico, genético e estrutural.

A partir das respostas dos questionários, os especialistas apontaram os cinco traços básicos de personalidade: neuroticismo, extroversão, abertura a novas experiências, simpatia e conscienciosidade.

Traços centrais
Em suma, são os principais adjetivos que você pode usar para descrever a personalidade de outra pessoa. Termos como: “criativo“, “honesto”, “tímido” e “tranquilo” são considerados exemplos de traços centrais.

Fatores que moldam nosso modo de ser

  • GENÉTICA. Estima-se que de 30% a 60% das características de personalidade sejam hereditárias, de acordo com estudos recentes. ...
  • AMBIENTE. ...
  • EXPERIÊNCIAS. ...
  • EDUCAÇÃO. ...
  • PUBERDADE. ...
  • ESTILO DE VIDA.

Os 4 estágios do desenvolvimento cognitivo de Piaget. Jean Piaget divide o desenvolvimento cognitivo em 4 estágios principais: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.

As fases do desenvolvimento infantil
Entremeadas durante as três primeiras fases da infância (primeira infância, fase pré-escolar e período de latência) temos as fases de desenvolvimento infantil.

Os quatro pilares são aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser e, os três primeiros, ao serem internalizados pelo aprendente, consolidam o quarto pilar. Ao mesmo tempo em que o mundo está constantemente mudando, cada ser humano também muda.

As fases da vida
As principais etapas da vida humana são: infância, adolescência, fase adulta e velhice. Há também as fases de transição entre as etapas da vida, como: Puberdade, Juventude e as mulheres que passam por uma fase chamada de climatério.

Primeira infância: a fase mais importante do desenvolvimento infantil. A primeira infância é um período fundamental e completamente decisivo na formação do ser humano, e as experiências nele vividas impactam diretamente em seu potencial ao longo de toda a vida.

Freud apresentou as fases psicossexuais, na qual mostrou que o desenvolvimento do ser homem se dá por estágios, estágios estes que foram denominados por estágio oral, anal, fálico, latência e por último o estágio genital.