Quais são as fases de uma contratação?

Perguntado por: uoliveira . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 2 votos

As principais etapas deste processo são: anuncio da vaga nos canais proprietários da empresa; triagem dos currículos recebidos; entrevistas; e envio de proposta, que abordaremos mais detalhadamente a seguir.

Art. 8º As contratações de Soluções de Tecnologia da Informação deverão seguir três fases: I - Planejamento da Contratação; II - Seleção do Fornecedor; e III - Gerenciamento do Contrato.

O processo de admissão reúne etapas desde o anúncio da vaga de emprego, até a contratação do profissional, incluindo a fase de entrevistas, exame admissional e a preparação da documentação do profissional que em seguida será assinada pelo novo colaborador e pela empresa.

Finalmente, depois de todo esse processo seletivo, é o momento da última etapa: a contratação. Há, então, a assinatura do contrato, os exames admissionais, anotação em carteira de trabalho, se for o regime CLT, entre outras burocracias.

6 erros comuns que podem te eliminar do processo seletivo

  • Esquecer de anexar o currículo.
  • Currículos exageradamente longos podem eliminar do processo seletivo.
  • Não pesquisar a empresa.
  • Falta de pontualidade.
  • Testes ou informações pendentes.
  • Roupas inadequadas.

Após a realização da entrevista, o recrutador irá realizar o processo de avaliação final de todas as entrevistas e preparar os pareceres dos processos seletivos para a apresentação ao solicitante da vaga.

1. Recrutamento. O primeiro passo é atrair profissionais com os requisitos mínimos para a contratação, como formação acadêmica, tempo de experiência, hard e soft skills, além de um perfil de trabalho desejado pela organização.

O processo de licitação observará as seguintes fases, em sequência: I – preparatória; II – de divulgação do edital de licitação; III – de apresentação de propostas e lances, quando for o caso; IV – de julgamento; V – de habilitação; VI – recursal; VII – de homologação.”

O planejamento da contratação é a fase que recebe como insumo uma necesidade de negócio(2) e gera como saída um edital completo, incluíndo o termo de referência (TR) ou projeto básico (PB) para a contratação.

Novas contratações geram meses de trabalho
Assim, pesquisas mostram que aqui no Brasil – o 2º país que mais sofre com contratações erradas –, os processos seletivos (da divulgação da vaga ao aperto de mãos final) podem demorar, em média, de oito a 12 semanas.

Quanto tempo uma empresa demora para chamar depois da entrevista? Em 44% dos casos, uma empresa demora até duas semanas para chamar depois da entrevista. Em 37% dos casos, uma empresa demora até uma semana para chamar depois da entrevista. E em apenas 4% dos processos seletivos, a empresa demora um dia para chamar.

Como saber se a carteira já foi assinada? É possível saber se a carteira de trabalho foi assinada verificando, por exemplo, a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), através do número da carteira de trabalho (usando o CPF) direto no INSS (no site ou App).

Folheando a carteira
Esses dados devem constar na carteira de acordo com o 29º artigo da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Por isso, se você trabalha de carteira assinada e quer conferir se está tudo certo e regularizado, é só folhear a sua própria carteira.

12- Quando o entrevistador diz que vai te ligar
Se o entrevistador disser que vai ligar, você pode ficar otimista! Geralmente, essa fala indica que você está sendo considerado para a vaga e que têm chances de avançar para a próxima etapa do processo de seleção ou contratação. No entanto, é importante ter paciência.

Uma das principais etapas do processo seletivo é o momento de selecionar os melhores currículos em meio a todas as candidaturas. Assim, as etapas podem continuar apenas com perfis mais compatíveis com a organização.