Quais são as fases de um implante dentário?

Perguntado por: bourique . Última atualização: 17 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

Conheça quais são as etapas de um implante dentário

  • Fase de preparação. ...
  • Fase cirúrgica. ...
  • Fase de reabertura. ...
  • Colocação das próteses. ...
  • Acompanhamento e manutenção. ...
  • Pós-operatório e cuidados. ...
  • Como o dente de substituição é feito.

A segunda etapa, portanto, é a protética. Como explicamos, quando é feito o implante de carga imediata ela já acontece imediatamente após a cirurgia de fixação do pino. Quando é feito o implante convencional, essa fase ocorre depois que o pino estiver osseointegrado. É realizada uma nova cirurgia, agora mais simples.

Cicatrização
Esse processo consiste na ossointegração, isto é, o osso cria um ligamento com o pino de titânio, em que as células do osso reagem e formam uma estrutura fixa na superfície do titânio, garantindo a fixação do pino no organismo. Para proteger essa região, é colocado o implante provisório.

Após o tempo de cicatrização do implante o paciente retorna ao consultório para que os dentes permanentes, confeccionados por um protético, sejam colocados no lugar. Em alguns casos pode ser possível fazer a fase protética na mesma hora que a cirúrgica, é a chamada carga imediata.

Depois do implante colocado (Pino da Prótese), quanto tempo para colocar o dente? Imediatamente. Essa é a etapa mais rápida do processo.

O implante imediato (ou carga imediata) é um tipo de implante dentário. O que diferencia o implante com carga imediata é a instalação do implante de titânio e prótese no mesmo dia da extração dentaria.

Eles podem ser feitos usando uma técnica direta ou indireta. Uma técnica direta é realizada ao lado da cadeira (na boca) pelo seu dentista. Uma técnica indireta requer o molde (com massa ou com scanner intra-oral) de sua boca e a realização de seus temporários fora da boca e / ou em um laboratório externo.

Em seguida, o cicatrizador é retirado sem anestesia e um pilar metálico é adaptado para receber a prótese. Durante o período de repouso o paciente pode utilizar uma prótese provisória para as atividades do dia-a-dia. Isso também ajuda a evitar a reabsorção óssea, que exigiria o uso de enxertos ósseos no futuro.

O cicatrizador fica em boca de 10 a 21 dias.

Há perda de harmonia e de naturalidade, já que o elemento metálico passa a ser visto. Além do mais, o afinamento gengival leva a um escurecimento da região. Isso porque o pino de titânio faz uma espécie de “sombra” sob a pele, o que dá a sensação de região escurecida e pouco agradável, esteticamente falando.

A cicatrização demora normalmente quinze dias mas a remodelação total dos tecidos (mucosa e osso) demora cerca de seis meses. A sintomatologia dolorosa deve ir regredindo e sentir-se cada vez melhor com o passar dos dias.

O implante dentário pode ser feito no mesmo dia da extração em pacientes saudáveis e até mesmo é o mais recomendado, para que não seja perdida a arquitetura gengival.

Implante dentario pos operatorio inchaço
Inchaço moderado é normal. Entretanto, para evitar isso, o paciente sai do consultório com anti-inflamatório receitado e recomendações para consumir alimentos frios e usar gelo na bochecha.

Nas primeiras 48 horas, o paciente deve descansar e relaxar sem praticar nenhuma atividade física. A recomendação é fazer repouso para evitar edemas, sangramentos e infecções. Não se esforce em tarefas simples e sempre evite abaixar a cabeça. Após 48 horas, você pode retomar a atividade física conforme tolerado.

Como saber se o implante dentário está a ser rejeitado?

  1. Dor intensa após a cirurgia.
  2. Mobilidade no implante.
  3. Formigueiro ou dormência nos lábios, bochecha, língua, gengiva e queixo.
  4. Presença de pus ou outras secreções na área implantada.

Não existe rejeição dos implantes pelo organismo. Os implantes são feitos de titânio e esse material é inerte ao osso. Os insucessos (que são raros) podem ocorrer devido a problemas na cirurgia, no pós-operatório, pela qualidade do osso ou problemas mecânicos relacionados à prótese, mas não por rejeição.

reabertura, que consiste em um pequeno corte na g. gengiva para receber a prótese.

A carga imediata consiste na colocação de alguns implantes que vão servir para fixar a prótese dentária que vem logo em seguida. Essa técnica é utilizada para reduzir as etapas do procedimento e permitir a restituição do sorriso mais rapidamente.