Quais são as fases de cicatrização Pós-cirúrgica?

Perguntado por: aesteves . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 4 votos

O processo de cicatrização é dividido didaticamente em três fases: inflamatória, proliferação ou granulação e remodelamento ou maturação.

Uma das formas de saber se a cicatrização não está indo tão bem como esperado é observando uma possível presença de secreção cerosa, como um líquido rosado-amarelado, na gaze.

Quais cuidados tomar no período pós-cirúrgico? Como dissemos, o intervalo de cicatrização varia de pessoa para pessoa. Em geral, a camada mais fina da pele leva de sete a dez dias para fechar. Já a epiderme demora até 28 dias, e a derme — mais profunda das camadas — até seis meses para se regenerar.

O processo cicatricial é comum a todas as feridas, independe do agente que a causou. O processo de cicatrização é dividido didaticamente em três fases: inflamatória, proliferação ou granulação e remodelamento ou maturação.

Ela é constituída por três etapas fundamentais: · Epitelização; · Angiogênese; · Formação de tecido de granulação.

Uma cicatriz aceita como agradável, estética ou normal, deve ser fina, sem relevo na pele, de coloração semelhante à da pele local e, às vezes, torna-se quase imperceptível.

Para identificar se é realmente um seroma, você precisa ficar atenta as seguintes características: Líquido amarelo claro, que pode ter um leve tom de vermelho. Não é viscoso, ou seja, com uma consistência gelatinosa. Não é purulento, em que há pus, exceto quando a região está inflamada.

3 – Fase de reparo:
É a última fase do processo e que pode durar meses. A densidade celular e a vascularização são diminuídas, resultando na remodelação do tecido cicatricial (formado na fase anterior). As fibras são realinhadas para aumentar a resistência do tecido e melhorar o aspecto da cicatriz.

A cicatrização após cirurgias funciona da mesma forma, mesmo que o rompimento da pele seja proposital e premeditado. Uma cicatriz de boa qualidade é plana, fina e com coloração semelhante ao restante da pele. Dessa forma, acaba passando despercebida (ou quase).

Red (vermelho) – neste caso, a ferida está cicatrizando normalmente! Ocorre a presença de tecido de granulação predominante e novo epitélio. A conduta é proteger o tecido de granulação, manter a umidade adequada no leito da ferida, evitar traumas e prevenir a infecção.

Sensação de que o local está mais quente; Dor; Muitas vezes, febre alta; Odor ruim no local da ferida ou da cirurgia.

Na recuperação, seu corpo gera um processo de cicatrização que podem gerar alguns sintomas. Esse processo de cicatrização é relatado muitas vezes como sensação de peso, dor, fisgadas, em alguns casos até a limitação para alguns movimentos específicos.

Fase inflamatória
A fase inicial do processo cicatricial, inflamatória, é iniciada no exato momento da lesão e dura cerca de três dias.

Atividades físicas leves, após autorização médica
Depois de autorizado pelo médico, é essencial para a recuperação praticar atividades físicas tranquilas, como caminhadas curtas ao ar livre. O importante é que a movimentação respeite o limite de cada um e seja de forma gradativa e orientada.

Fase de reparo
A fase de maturação tem início no 21° dia e é a última do processo de cicatrização. Durante esse estágio, a densidade celular e a vascularização da ferida diminuem. Então, começa o processo de formação das fibras colágenas.

De um modo geral, feridas simples em uma pessoa saudável costumam levar de uma a quatro semanas para sua cicatrização.