Quais são as falanges da Pomba Gira?

Perguntado por: rconceicao . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

Há diversas falanges de Pombajira, como por exemplo: Rainha, Sete Saias, Maria Padilha, Maria Molambo, da Calunga, do Cruzeiro, Cigana dos Sete Cruzeiros, Cigana, das Almas, 13, Maria Quitéria, Dama da Noite, Menina, Mirongueira, Menina da Praia .

É uma falange que contem diversos espíritos, sendo a chefe da falange a Sete Saias da Encruzilhada, que trabalha junto com a dona Maria Padilha e seus parceiros e parceiras (Tranca Ruas, Tiriri, Ventania, Sete Encruzilhadas, Maria Mulambo, Maria Quitéria, Rosa Vermelha, Maria Navalha, Marabô, Pombo Gira Cigana, Veludo, ...

Seriam aqui a analogia que ela pode atuar com causas da fé (Oxalá), com prosperidade e conhecimento (Oxossi), com amor (Oxumaré), com a lei e quebra de demandas (Ogum), com a justiça (Xango), com a cura (Obaluaê) e a morte (Omolu) = Sete maridos / sete Orixás.

A atriz, no entanto, segue casadíssima com o designer Brenno Souza. Os dois foram fotografados juntinhos ao deixar a sala de cinema de um shopping no Leblon, na Zona Sul do Rio. Maria Padilha, de 62 anos, e Brenno, de 35, estão juntos desde 2014.

Maria Padilha

No começo, Maria Padilha era apenas um nome nas fórmulas mágicas das feiticeiras da Europa. Mas no Brasil, com o passar do tempo, foi-se criando o ambiente certo para que ela se mostrasse em toda a sua glória.

Costuma ser companheira de Exu Tiriri, Exu Marabô, Exu Tranca Ruas, Exu Caveira, Tata Caveira, João Caveira, Sete Cova, Sete Sombras, Exu Capa Preta, etc.

"Cavalos" de mulambo, normalmente são radicais, oito ou oitenta, a mão que lhe dá para te salvar, se você errar com eles, te empurram com essa mesma mão. Mulambo sempre exige uma boa conduta de todos os seus médiuns.

A Pombo-gira mas velha que existe, não é uma Pomba Gira da encruzilha, mas sim do cemitério , ela é do cruzeiro das almas da calunga, não usa preto e vermelho . Apresenta-se vestida de preto e amarelo , preto e roxo ou branco e coral . Em seu ponto riscado, prevalecem indicativos deste habitat onde atua.

Maria Padilha

De acordo com as pesquisas de Reginaldo Prandi, “Maria Padilha, talvez a mais popular pombagira, é considerada espírito de uma mulher muito bonita, branca, sedutora, e que em vida teria sido prostituta grã-fina ou influente cortesã.”

Nos terreiros, é comum ouvir que a gargalhada da Pomba-gira limpa, descar- rega a energia acumulada abrindo caminho para o novo que vem, ou para que os caminhos de quem a procura fiquem abertos. A crença nesta competência do riso reflete a crença no próprio feminino e em seu poder.

Ela se manteve irredutível. Num entardecer de inverno, ele esperou por Elisa na porta do puteiro e na penumbra, lhe deu sete facadas. Assustado, olhou o corpo ensanguentado da morta estirado no chão e um enfarto o matou ali mesmo! Elisa Passou a ser Pomba Gira como previu a Médium.

Dona sete saias é uma pombo gira muito conhecida e requisitada nós terreiros de umbanda, trabalha muito no lado financeiros e amorosos. Ela pode atuar nas sete linhas da umbanda. Quando está em terra dando consultas é seria e sincera, porém muito debochada, e falam tudo que tem que falar, até o que você não quer ouvir.

Cigana das Sete Saias em 2023 | Pomba gira sete saias, Orixá, Orixá iansã

A mais conhecida de todas é, sem dúvidas, Maria Padilha, que segundo consta foi uma rica cortesã no século XIV, amante de sete homens.