Quais são as faculdades que aceitam o ProUni?

Perguntado por: ualmada . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

Faculdades que aceitam o Prouni 2023.2

  • Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
  • Universidade Cidade de São Paulo (Unicid)
  • Universidade Santo Amaro (Unisa)
  • Centro Universitário Fael (Unifael)
  • Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi)
  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Faculdades que participam do FIES e do ProUni

  • Faculdades Anhanguera.
  • Unopar - Universidade Norte do Paraná
  • FMU - Centro Universitário.
  • Estácio - Universidade Estácio de Sá

Além de ter obtido, na prova de redação, nota maior do que zero, o candidato deve obter 450 pontos na média das notas das provas do Enem.

Quais as desvantagens do Prouni? Por não ser necessário pagar, a concorrência no Prouni é maior, o que requer uma nota melhor no Enem. Tirar a nota mínima não significa que a bolsa será concedida.

Só que conseguir uma bolsa pelo ProUni não é tão fácil quanto se imagina. Existem, por exemplo, vários requisitos de participação. As bolsas são distribuídas de acordo com a renda, nem todo curso tem vaga disponível naquela edição e por aí vai. São muitas questões que pairam na cabeça dos futuros candidatos.

O programa visa conceder a bolsa para alunos que tenham algum tipo de vulnerabilidade social, como terem estudado o ensino médio em escola pública ou ter uma renda familiar mensal entre um salário mínimo e meio e três salários mínimos (essa variação vai ditar se o aluno conseguirá uma bolsa integral ou parcial).

O Prouni cobre qualquer disciplina que esteja dentro do semestre vigente da concessão, apenas não cobre disciplinas que não constam do currículo regular do curso, taxas para expedir documentação, ou quaisquer outros gastos, como material didático.

Para concorrer ao ProUni o estudante não precisa participar do Vestibular da PUC-Campinas, basta ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e se inscrever no site do Ministério da Educação.

A vantagem do ProUni é que você não precisa pagar nada ao Programa, mas se for alcançado com 50% de bolsa, então, deverá pagar 50% do valor da mensalidade na faculdade. No caso do FIES, o processo é similar, no entanto, ao concluir o curso o empréstimo deve ser quitado.

Empreendedorismo: entre 500 e 605 pontos. Enfermagem: entre 565 e 710 pontos. Engenharia Civil: entre 590 e 740 pontos. Engenharia de Produção: entre 600 e 715 pontos.

Ser pessoa com deficiência. Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos, não há requisitos de renda.

Por exemplo, se o estudante cursou oito disciplinas no último período, ele pode reprovar em apenas duas. Caso ele tenha uma taxa de reprovação maior que isso, os professores responsáveis pelas reprovações e o coordenador do Prouni analisarão se o aluno perderá a bolsa de estudos.

Caso uma pessoa minta em relação a sua renda familiar ou em qualquer outro aspecto durante o processo de inscrição, como os documentos do Prouni, ela pode ser desclassificada do programa e, caso já esteja matriculada na instituição de ensino superior, pode ter sua bolsa cancelada.

Quem tem bolsa do ProUni pode reprovar? Quem tem bolsa do ProUni precisa de aprovação mínima em 75% das disciplinas de cada período/semestre do curso, podendo reprovar em 25% delas. A instituição não pode cobrar nenhuma taxa para que o estudante faça novamente a matéria.

Assim como outros processos seletivos para o ingresso no ensino superior, passar no Prouni pode ser difícil, isso vai depender da concorrência.