Quais são as exclusão da culpabilidade?

Perguntado por: alima . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

A legítima defesa, o estado de necessidade, o estrito cumprimento do dever legal e o exercício regular de direito consistem em causa excludentes da ilicitude. A coação moral irresistível e a obediência hierárquica são causas excludentes da culpabilidade.

São hipóteses de exclusão da culpabilidade, EXCETO:
a) inexigibilidade de conduta diversa na coação moral irresistível. b) erro inevitável sobre a ilicitude do fato. c) estado de necessidade.

A doutrina elenca 3 principais causas de exclusão da conduta, hipótese em que não haverá crime por ausência, consequentemente, do elemento do fato típico: i)força física irresistível; ii)estados de inconsciência; iii)movimentos reflexos.

A excludente de culpabilidade é uma das situações onde o sujeito que cometeu um crime é afastado ou excluído da culpa de tê-lo cometido. Isso quer dizer que houve um ato ilícito e tipificado como tal no Código Penal, mas o agente que o cometeu não é responsável pela culpa de tê-lo cometido.

Segundo o art. 23 do CP determina, são quatro as excludentes de ilicitude no Brasil: legítima defesa, estrito cumprimento do dever legal, estado de necessidade e exercício regular de direito. Em Direito Penal, qualquer fato é considerado crime apenas se for típico, ilícito e culpável.

A culpabilidade é dividida em três elementos, conforme a teoria normativa pura, quais sejam: a) Imputabilidade; b) Potencial consciência sobre a ilicitude dos fatos; c) Exigibilidade de obediência ao direito (ou de conduta diversa).

Quais são os elementos da culpabilidade?

  • a imputabilidade,
  • potencial consciência da ilicitude,
  • e a exigibilidade de conduta diversa.

O art. 59 do Código Penal, ao anunciar a culpabilidade como circunstância judicial, objetiva avaliar o maior ou menor grau de reprovabilidade da conduta do acusado ou menosprezo especial ao bem jurídico violado. Desse modo, carente de fundamentação, no pormenor, o aumento da pena-base. Precedentes.

A desobediência civil e a cláusula de consciência são exemplos de causas de exclusão de culpabilidade. São exemplos de causas supralegais de exclusão da culpabilidade: a) cláusula de consciência.

A inexigibilidade de conduta diversa é uma causa geral de exclusão de culpabilidade fundada na não censurabilidade de uma conduta, quando não se pode exigir do agente, em determinadas circunstâncias e com base nos padrões sociais vigentes, diferente ação ou omissão.

Anistia, graça ou indulto (art. 107, inciso II) A anistia, graça ou indulto são formas de extinguir a punibilidade de um agente por meio das quais o Estado renuncia ao seu direito de punir.

São 2 as causas que levam à exclusão da exigibilidade da conduta diversa: i) coação moral irresistível e ii) obediência hierárquica.

As causas que excluem a tipicidade são: o princípio da insignificância, o da adequação social e o erro de tipo.

Logo, em se tratando de uma conduta atípica do agente, verifica-se se se há uma justificativa, ou seja, uma excludente de ilicitude, caso exista o fato não será punível e o fato se torna lícito.